Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Isaquias, Rufino e Giovane são os destaques do Brasileiro

Campeão olímpico, paralímpico e medalhista de prata em Tóquio são os maiores expoentes do campeonato marcado para o fim de semana em Cascavel, no Paraná

Isaquias Queiroz ouro Jogos Olímpicos canoagem velocidade Tóquio Olimpíada Campeonato Brasileiro de Canoagem Cascavel
Isaquias Queiroz (Breno Barros/rededoesporte.gov.br/arquivo)

O Campeonato Brasileiro de Canoagem será realizado no sábado (4) e domingo (5) em Cascavel, no Paraná, com a presença dos campeões olímpico e paralímpico, Isaquias Queiroz e Fernando Rufino, além do medalhista de prata da Paralimpíada Giovane Vieira. A competição, na modalidade velocidade, ocorrerá nas raias do Lago Municipal Paulo Gorski com a presença de 380 atletas, sendo 70 paralímpicos, de 38 clubes representando os estados da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Tocantins e Piauí, além do Distrito Federal.

Isaquias Queiroz foi campeão olímpico na C1 1000m, categoria que é campeão mundial. Em Tóquio ele competiu também na C2 1000m, ao lado de Jacky Godmann, e eles ficaram na quarta colocação. Já Fernando Rufino, o peão de aço, levou o ouro na classe VL2 com direito a melhor tempo da história dos Jogos Paralímpicos. Giovane Vieira ficou em segundo lugar na VL3 chegando atrás apenas do australiano Curtis Mcgrath, grande favorito da prova. As disputas paralímpicas foram de 200 metros.

Fernando Rufino Giovane Vieira canoagem velocidade jogos paralímpicos
Rufino e Giovane logo com as medalhas na Sea Forest Waterway, em Tóquio (Miriam Jeske/CPB @miriamjeske.photo/arquivo)

Anfitriã

Destaque no Brasileiro de Canoagem também para Ana Paula Vergutz, medalhista de bronze nos Jogos Pan-americanos em Lima 2019 e de Toronto 2015, que vai competir em sua cidade natal. “Hoje poder trazer, com toda essa estrutura, um campeonato brasileiro, maior evento da canoagem nacional, é muito gratificante. Para mim será uma honra poder remar em casa, fico muito feliz de ter essa oportunidade.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Volta pra casa

O campeonato em Cascavel marca o retorno do calendário esportivo da modalidade. É a primeira competição oficial após Tóquio e terá, ainda, disputas nas categorias de base. “Será um grande momento de festa para a canoagem. Além de tudo isso, é um desafio a mais depois da pandemia, sabemos que a pandemia não acabou e por isso vamos ter vários protocolos a serem respeitados”, explica Rafael Girotto, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Paralimpíada Todo Dia