Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Isaquias, Rufino e Giovane são os destaques do Brasileiro

Campeão olímpico, paralímpico e medalhista de prata em Tóquio são os maiores expoentes do campeonato marcado para o fim de semana em Cascavel, no Paraná

Isaquias Queiroz ouro Jogos Olímpicos canoagem velocidade Tóquio Olimpíada Campeonato Brasileiro de Canoagem Cascavel
Isaquias Queiroz (Breno Barros/rededoesporte.gov.br/arquivo)

O Campeonato Brasileiro de Canoagem será realizado no sábado (4) e domingo (5) em Cascavel, no Paraná, com a presença dos campeões olímpico e paralímpico, Isaquias Queiroz e Fernando Rufino, além do medalhista de prata da Paralimpíada Giovane Vieira. A competição, na modalidade velocidade, ocorrerá nas raias do Lago Municipal Paulo Gorski com a presença de 380 atletas, sendo 70 paralímpicos, de 38 clubes representando os estados da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Tocantins e Piauí, além do Distrito Federal.

Isaquias Queiroz foi campeão olímpico na C1 1000m, categoria que é campeão mundial. Em Tóquio ele competiu também na C2 1000m, ao lado de Jacky Godmann, e eles ficaram na quarta colocação. Já Fernando Rufino, o peão de aço, levou o ouro na classe VL2 com direito a melhor tempo da história dos Jogos Paralímpicos. Giovane Vieira ficou em segundo lugar na VL3 chegando atrás apenas do australiano Curtis Mcgrath, grande favorito da prova. As disputas paralímpicas foram de 200 metros.

Fernando Rufino Giovane Vieira canoagem velocidade jogos paralímpicos
Rufino e Giovane logo com as medalhas na Sea Forest Waterway, em Tóquio (Miriam Jeske/CPB @miriamjeske.photo/arquivo)

Anfitriã

Destaque no Brasileiro de Canoagem também para Ana Paula Vergutz, medalhista de bronze nos Jogos Pan-americanos em Lima 2019 e de Toronto 2015, que vai competir em sua cidade natal. “Hoje poder trazer, com toda essa estrutura, um campeonato brasileiro, maior evento da canoagem nacional, é muito gratificante. Para mim será uma honra poder remar em casa, fico muito feliz de ter essa oportunidade.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Volta pra casa

O campeonato em Cascavel marca o retorno do calendário esportivo da modalidade. É a primeira competição oficial após Tóquio e terá, ainda, disputas nas categorias de base. “Será um grande momento de festa para a canoagem. Além de tudo isso, é um desafio a mais depois da pandemia, sabemos que a pandemia não acabou e por isso vamos ter vários protocolos a serem respeitados”, explica Rafael Girotto, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).

Mais em Paralimpíada Todo Dia