Siga o OTD

Canoagem Velocidade

Seletiva aponta representantes no Sul-americano da Juventude

Foto: CBC
Quatro atletas da Canoagem Velocidade se classificaram para a disputa dos Jogos Sul-americanos da Juventude 2017 após a Seletiva Nacional realizada neste sábado (1º). Josias Souza, Diego Nascimento, Débora Garcia e Maria Gonçalves conquistaram o direito de defender o Brasil na competição que acontecerá no mês de outubro, em Santiago, no Chile.
Josias Souza, da ACEN (Associação Caxiense de Esportes Náuticos) foi o vencedor da prova do K1 masculino. No C1, o atleta selecionado para representar o Brasil foi Diego Nascimento, atleta da ACI (Associação de Canoagem de Itacaré). No feminino Débora Garcia, também da ACEN, garantiu a vaga no K1 Feminino e Maria Gonçalves, da IFSULDEMINAS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas), no C1 Feminino.
As provas foram disputadas somente em embarcações individuais (K1 e C1) masculinos e femininos. Diferente das competições tradicionais de Canoagem Velocidade, nas quais os atletas competem em raias retas com 200, 500 ou 1000 metros de distância, as provas da Seletiva seguem o padrão dos Jogos Sul-americanos da Juventude. O percurso é composto por duas linhas retas de 80 metros cada, duas curvas e uma linha reta de 160 m na diagonal, totalizando 400m.
Histórico dos Jogos Sul-americanos da Juventude
Esta é a segunda edição dos Jogos Sul-americanos da Juventude, competição foi criada pela Organização Desportiva Sul-americana – ODESUL, para atletas entre 14 e 17 anos. Os Jogos acontecem a cada quatro anos, sempre no ano anterior aos Jogos Olímpicos da Juventude. Na primeira edição dos Jogos, realizada em Lima, no Peru, o Brasil voltou com três medalhas: Gilmar Gomes conquistou a medalha de ouro no K1 Masculino, Milton Oliveira e Mirian Souza ganharam a prata, no C1 Masculino e no K1 Feminino, respectivamente.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Canoagem Velocidade