Siga o OTD

Canoagem Velocidade

Seletiva aponta representantes no Sul-americano da Juventude

Foto: CBC
Quatro atletas da Canoagem Velocidade se classificaram para a disputa dos Jogos Sul-americanos da Juventude 2017 após a Seletiva Nacional realizada neste sábado (1º). Josias Souza, Diego Nascimento, Débora Garcia e Maria Gonçalves conquistaram o direito de defender o Brasil na competição que acontecerá no mês de outubro, em Santiago, no Chile.
Josias Souza, da ACEN (Associação Caxiense de Esportes Náuticos) foi o vencedor da prova do K1 masculino. No C1, o atleta selecionado para representar o Brasil foi Diego Nascimento, atleta da ACI (Associação de Canoagem de Itacaré). No feminino Débora Garcia, também da ACEN, garantiu a vaga no K1 Feminino e Maria Gonçalves, da IFSULDEMINAS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas), no C1 Feminino.
As provas foram disputadas somente em embarcações individuais (K1 e C1) masculinos e femininos. Diferente das competições tradicionais de Canoagem Velocidade, nas quais os atletas competem em raias retas com 200, 500 ou 1000 metros de distância, as provas da Seletiva seguem o padrão dos Jogos Sul-americanos da Juventude. O percurso é composto por duas linhas retas de 80 metros cada, duas curvas e uma linha reta de 160 m na diagonal, totalizando 400m.
Histórico dos Jogos Sul-americanos da Juventude
Esta é a segunda edição dos Jogos Sul-americanos da Juventude, competição foi criada pela Organização Desportiva Sul-americana – ODESUL, para atletas entre 14 e 17 anos. Os Jogos acontecem a cada quatro anos, sempre no ano anterior aos Jogos Olímpicos da Juventude. Na primeira edição dos Jogos, realizada em Lima, no Peru, o Brasil voltou com três medalhas: Gilmar Gomes conquistou a medalha de ouro no K1 Masculino, Milton Oliveira e Mirian Souza ganharam a prata, no C1 Masculino e no K1 Feminino, respectivamente.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Canoagem Velocidade