Siga o OTD

Canoagem Slalom

MG recebe Seletiva Nacional para Jogos Olímpicos da Juventude

Seletiva Nacional para Jogos Olímpicos da Juventude será em MG
Divulgação

Muzambinho, em Minas Gerais, será o palco da Seletiva Nacional para os Jogos Olímpicos da Juventude.

O ano mal começou, mas para mais de 30 atletas de Canoagem Velocidade e Slalom os próximos dias podem definir o restante de 2018. Muzambinho – MG recebe, nos dias 20 e 21 de janeiro, a Seletiva Nacional para os Jogos Olímpicos da Juventude, que serão realizados em Buenos Aires, no mês de outubro. A competição é uma das mais importantes para as categorias de base e é realizada desde 2010, com edições de inverno e verão, intercaladas a cada dois anos.

Esta é a segunda fase da seleção Brasileira, a primeira aconteceu em outubro de 2017, quando os clubes tiveram a possibilidade de apresentar seus atletas, nascidos entre 1º de janeiro de 2002 e 31 de dezembro de 2003, que tivessem condições de enfrentar as provas de Canoagem Velocidade e Slalom, de acordo com o formato estabelecido para os Jogos Olímpicos da Juventude.

Nesse primeiro momento foram definidos 48 atletas que ganharam o direito de participar desta 2ª Etapa da Seletiva. Em abril acontecerá a Seletiva Mundial, em Barcelona, na qual finalmente serão conhecidos os participantes dos Jogos Olímpicos da Juventude 2018.

Na 2ª Etapa da Seletiva Nacional haverão disputas de K1 e C1 Masculino e Feminino, tanto na Canoagem Velocidade quanto na Canoagem Slalom. O atleta não será obrigado a remar nas duas Modalidades em Muzambinho, mas, caso seja selecionado para os Jogos, deverá participar das duas provas, podendo conquistar duas medalhas no evento. O total de atletas selecionados em Muzambinho pode chegar a oito: 02 masculinos e 02 femininos para cada modalidade, caso alcance o índice de tempo.

O formato das provas não é o tradicionalmente utilizado em disputas de Canoagem. Nos Jogos Olímpicos da Juventude, dois atletas remarão em um percurso com uma reta de 80m e duas curvas, uma para a esquerda e outra para a direita – cada um inicia o percurso em uma ponta, remando em trajetos espelhados. Na Canoagem Slalom o trajeto também será diferenciado. Primeiramente as provas serão disputadas em águas calmas, ao invés das tradicionais corredeiras. Os atletas terão que remar em ziguezague por quatro balizas na ida e quatro na volta, além de realizar movimentos específicos da modalidade durante o trajeto.

Na competição de Buenos Aires o formato da disputa é de confronto direto, com o atleta passando para a próxima fase ao ser o primeiro a terminar o percurso. Em Muzambinho, o sistema de seleção será através de índices que tomam como base o tempo dos vencedores de cada modalidade na última edição dos Jogos Olímpicos da Juventude. Conquistará a vaga quem tiver o menor percentual ou o mais próximo do zero por cento. Cada atleta terá a possibilidade de realizar no máximo três tentativas no percurso, considerando apenas o melhor tempo obtido. Os tempos serão transformados em pontos, que poderão ser alcançados os percentuais de cada atleta.

Além disso será indicada uma Comissão da Competição, dentre os membros do Comitê de Canoagem Slalom e Canoagem Velocidade, para fiscalizar e homologar os resultados do evento. Caso o atleta vencedor não alcance a pontuação necessária ou não tenha tempos competitivos para a conquista da vaga na Seletiva Mundial a Comissão poderá não homologar a embarcação para participar do evento na Espanha.

Mais em Canoagem Slalom