Siga o OTD

Canoagem Slalom

Qualificatórias Pan-Americanas para Tóquio 2020 são adiadas

Eventos classificatórios das Américas seriam realizados no Brasil, mas foram adiados em meio à pandemia de coronavírus

ICF Ana Sátila em ação no Mundial de Slalom 2019
Ana Sátila em ação no Mundial de Slalom 2019 - (Bence Vekassy/ICF)

Nesta quarta-feira (8), a Federação Internacional de Canoagem (ICF) atualizou seu calendário, totalmente afetado pela pandemia de coronavírus. Entre os principais eventos adiados, destaques para as Qualificatórias Pan-Americanas de slalom e velocidade que seriam realizadas no Brasil.

Até então, os eventos qualificatórios para Tóquio 2020 estavam indefinidos. Com a atualização da ICF, a realização do Campeonato Pan-americano de Canoagem Slalom, entre os dias 3 e 5 de abril, no Rio de Janeiro, e o Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade, marcado entre os dias 7 a 10 de maio, em Curitiba, estão definitivamente cancelados.

Contudo, as Qualificatórias ficarão para 2021, sem data definida.

Na canoagem slalom, o Brasil já tem vaga garantida no C1 e K1 feminino com Ana Sátila, e no K1 masculino com Pepê Gonçalves. Ainda resta lutar pela vaga no C1 masculino, que será definida na Qualificatória Pan-Americana. Felipe Borges lidera a corrida nacional pela vaga.

Pepê Gonçalves em ação no Mundial de Canoagem Slalom
Pepê Gonçalves em ação no Mundial de Canoagem Slalom – (Bence Vekassy/ICF)

Na canoagem de velocidade, o Brasil está garantido no C1 e C2 mil metros. Isaquias Queiroz e Erlon de Souza serão os representantes. Na paracanoagem de velocidades, o Brasil tem representantes garantidos em Tóquio 2020 em cinco classes masculinas e uma feminina.

Pelo mundo

Outros eventos importantes do calendário da canoagem mundial foram cancelados. Todas as disputas originalmente agendadas para maio, incluindo o Campeonato Mundial da ICF Paracanoe 2020, as eliminatórias olímpicas de canoagem de velocidade em Duisburg, Alemanha, e a etapa de abertura da Copa do Mundo de velocidade em Racice, República Tcheca, foram oficialmente cancelados.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Os treinamento olímpicos de slalom em Tóquio, em maio, junho e julho, foram cancelados.

As duas primeiras etapas da Copa do Mundo de slalom marcadas para junho, em Ivrea, Itália, e Pau, França, e os mundiais de juniores e sub-23 de canoagem em Tacen, na Eslovênia, foram adiados para o final deste ano.

O secretário-geral da ICF, Simon Toulson, disse que a entidade continua comprometida em sediar eventos internacionais este ano. No entanto, vários fatores importantes estão envolvidos na tomada de decisão.

“Temos que garantir que a saúde de nossos atletas seja garantida nas proximidades do local e que o coronavírus esteja sob controle na região”, disse Toulson.

+ Isaquias Queiroz mira recorde olímpico de Scheidt e Grael

Toulson ainda disse que a ICF continuará analisando a situação a cada 15 dias, trabalhando em um novo programa de eventos para 2021, que terá como destaque as eliminatórias olímpicas e paralímpicas de Tóquio 2020.

Confira a lista atualizada com todos os eventos cancelados e adiados da canoagem mundial.

Mais em Canoagem Slalom