PARIS – O Brasil conquistou um grande empate na primeira partida do goalball feminino nos Jogos Paralímpicos de Paris. Encarando a Turquia, uma das grandes favoritas ao título, nossa equipe chegou até a ter a vantagem na segunda etapa, mas sofreu um gol nos últimos minutos que fechou o placar em 3 a 3.
A seleção brasileira feminina busca uma medalha inédita no goalball. E logo de cara teve um compromisso muito desafiador, contra o país que conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Tóquio e do Rio de Janeiro, além do último título mundial.
- Audiência de atropelador de Luisa Baptista é marcada para 2025
- Brasileiros conquistam medalhas na maratona aquática
- Brasil termina em 13º na fossa olímpica do Mundial Júnior
- Brasil conquista cinco medalhas no Aberto de Montenegro
- Luiz Felipe Azevedo é quarto no Grand Prix de El Jadida
No jogo em si, três contra três, as turcas levavam a melhor. Mas as atuais bicampeãs olímpicas pecaram muito e cometeram quatro penalidades durante a partida. Nessas situações, apenas uma jogadora defende o gol no próximo arremesso, o que dificulta muito a vida da defesa. As brasileiras não perdoaram e converteram três delas.
O JOGO
A partida começou com as brasileira aproveitando uma penalidade turca e abrindo o placar no primeiro minuto, com Moniza Lima. Nos minutos seguintes, Sevda Altunoluk acertou dois belos arremessos e virou o placar para as favoritas, mas Moniza aproveitou mais uma falta na reta final do primeiro tempo e garantiu a igualdade no placar no intervalo: 2 a 2.
Nos primeiros minutos da etapa complementar, as turcas cometeram mais duas faltas, em sequência. Na primeira, Jessica Vitorino virou o jogo e colocou o Brasil na liderança. Já a segunda bateu na trave e rolou por cima da linha até ser defendida.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O Brasil tentou segurar o placar até o fim, mas restando menos de dois minutos de jogo, de novo apareceu Sevda Altunoluk, mais uma vez igualando o marcador para as turcas e dando números finais à partida.
O QUE É FALTA NO GOALBALL?
Existem penalidades individuais ou coletivas. Em todos os casos, somente um jogador da equipe penalizada segue em quadra para defender o tiro livre. Na penalidade individual, o jogador que a cometeu fica. Já em uma penalidade coletiva, quem realizou o último lançamento de sua equipe.
São exemplos de penalidades individuais:
1) o lançamento em que a bola tem seu primeiro contato com o solo após a área de ataque (high ball – bola alta);
2) o terceiro arremesso consecutivo de um jogador da mesma equipe (third time throw – terceiro arremesso consecutivo);
3) defender a bola fora da área de defesa da meia-quadra de sua equipe (illegal defense – defesa ilegal);
Penalidades coletivas:
1) Demorar mais de dez segundos para arremessar a bola após o primeiro contato defensivo (ten seconds – dez segundos);
2) atrasar o início ou o recomeço da partida (team delay of game – atraso de jogo da equipe);
AGENDA
,O Brasil está no Grupo C, com Israel e China, além da Turquia. Os jogos da primeira para as brasileiras serão em dias consecutivos.
Nesta sexta-feira, 30, o duelo é contra Israel, às 5h30 (horário de Brasília). Além disso, no sábado acontece o confronto contra as chinesas, as 9h45 (horário de Brasília).