Siga o OTD

Brasil Zero Grau

Brasileira melhora seu tempo na Copa do Mundo de Skeleton

Nicole Silveira participa da segunda etapa da Copa do Mundo de Skeleton e diminui diferença para a vencedora em mais de um segundo

Nicole Silveira é a representante do Brasil na Copa do Mundo de Skeleton
Nicole Silveira em ação no Mundial de Skeleton em 2020: atleta segue em evolução na modalidade (Viesturs Lacis/IBSF)

A posição foi a mesma, mas a distância da brasileira Nicole Silveira para as líderes da Copa do Mundo de Skeleton está diminuindo. A atleta da CBDG repetiu a 18ª colocação na segunda prova da competição realizada em Sigulda, na Letônia. As duas descidas foram realizadas na manhã dessa sexta-feira, 27 de novembro de 2020.

No total, Nicole conseguiu o tempo combinado de 1min47seg50, terminando na última colocação dentre as que completaram a prova. A austríaca Janine Flock repetiu o bom desempenho da semana passada e voltou a vencer com 1min42seg93. A russa Elena Nikitina foi a segunda, enquanto que a holandesa Kimberley Bos e a alemã Tina Hermann dividiram o bronze.  

A evolução, contudo, é percebida na comparação com os tempos. Não apenas por ter melhorado o seu tempo pessoal na mesma pista, mas principalmente por ter tirado mais de um segundo na diferença em relação à vencedora. Na semana passada, 20 de novembro, a brasileira ficou 5.84 segundos atrás de Flock. Hoje, caiu para 4.57.

Como a própria atleta comentou ao Olímpiada Todo Dia e Brasil Zero Grau, ela possui apenas duas temporadas completas no esporte. Mesmo assim, já obteve índice para estrear na Copa do Mundo de Skeleton, participar de duas edições do Mundial e se posicionar por uma vaga olímpica inédita para Pequim-2022.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Agora, Nicole segue para Innsbruck, na Áustria. O local vai abrigar as próximas duas etapas da competição, seguindo o procedimento de bolha adotado pela IBSF. A próxima corrida será daqui duas semanas, em 11 de dezembro de 2020. Até lá, ela terá sessões de treinos livres para conhecer mais a pista austríaca.

Nicole soma mais 80 pontos para a caminhada olímpica

A 18ª colocação em mais uma prova na Copa do Mundo de Skeleton rendeu mais 80 pontos para Nicole Silveira no ranking internacional da IBSF. O período pré-olímpico começou em 15 de outubro e se estende até 22 de janeiro de 2022. Neste ano, contudo, ranking não será publicado por conta da pandemia de covid-19.

Isso permite à atleta da CBDG, portanto, uma temporada de desenvolvimento, permitindo focar mais no treinamento do que no resultado em si. O objetivo, claro, é garantir uma classificação tranquila aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, sem precisar contar com realocações ou fazendo contas nos últimos dias.

No ranking da Copa do Mundo, Nicole é a 17ª colocada com 160 pontos – à frente das britânicas Amelia Coltman, que participou apenas da primeira prova, e Brogan Crowley, presente na segunda etapa. Com duas vitórias, Janine Flock lidera com 450 pontos, seguida por Kimberley Bos, com 410, e Tina Hermann, da Alemanha, com 368.  

+ O BRASIL ZERO GRAU TAMBÉM ESTÁ NO TWITTER, NO FACEBOOK E NO INSTAGRAM! SIGA!

Atleta da casa, Dukurs vence a segunda na Copa do Mundo de Skeleton

Na disputa masculina, o letão Martins Dukurs também confirmou o favoritismo e venceu a prova. Na somatória das duas descidas, ele obteve o tempo combinado de 1min38seg91. Seu irmão, Tomass, garantiu a dobradinha da Letônia em casa ao terminar na segunda posição. Marcus Wyatt, do Reino Unido, ficou com o bronze.

Vencedor de dez das últimas 12 edições da Copa do Mundo de Skeleton, Dukurs já abre vantagem no ranking da competição. Possui 450 pontos e tem 48 de vantagem sobre seu irmão, Tomass, vice-líder. Segundo colocado na prova de abertura, o alemão Alexander Gassner é o terceiro com 394.

O evento em Sigulda prossegue neste fim de semana, 28 e 29 de novembro, com a segunda etapa da Copa do Mundo de Bobsled. As mulheres realizam uma prova no 2-women no sábado, enquanto os homens fazem uma rodada dupla no 2-men no sábado e domingo.

Mais em Brasil Zero Grau