Siga o OTD

Nicole Silveira é a representante do Brasil na Copa do Mundo de Skeleton

Brasil Zero Grau

Brasileira melhora seu tempo na Copa do Mundo de Skeleton

Nicole Silveira participa da segunda etapa da Copa do Mundo de Skeleton e diminui diferença para a vencedora em mais de um segundo

Nicole Silveira em ação no Mundial de Skeleton em 2020: atleta segue em evolução na modalidade (Viesturs Lacis/IBSF)

Brasileira melhora seu tempo na Copa do Mundo de Skeleton

A posição foi a mesma, mas a distância da brasileira Nicole Silveira para as líderes da Copa do Mundo de Skeleton está diminuindo. A atleta da CBDG repetiu a 18ª colocação na segunda prova da competição realizada em Sigulda, na Letônia. As duas descidas foram realizadas na manhã dessa sexta-feira, 27 de novembro de 2020.

No total, Nicole conseguiu o tempo combinado de 1min47seg50, terminando na última colocação dentre as que completaram a prova. A austríaca Janine Flock repetiu o bom desempenho da semana passada e voltou a vencer com 1min42seg93. A russa Elena Nikitina foi a segunda, enquanto que a holandesa Kimberley Bos e a alemã Tina Hermann dividiram o bronze.  

A evolução, contudo, é percebida na comparação com os tempos. Não apenas por ter melhorado o seu tempo pessoal na mesma pista, mas principalmente por ter tirado mais de um segundo na diferença em relação à vencedora. Na semana passada, 20 de novembro, a brasileira ficou 5.84 segundos atrás de Flock. Hoje, caiu para 4.57.

Como a própria atleta comentou ao Olímpiada Todo Dia e Brasil Zero Grau, ela possui apenas duas temporadas completas no esporte. Mesmo assim, já obteve índice para estrear na Copa do Mundo de Skeleton, participar de duas edições do Mundial e se posicionar por uma vaga olímpica inédita para Pequim-2022.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Agora, Nicole segue para Innsbruck, na Áustria. O local vai abrigar as próximas duas etapas da competição, seguindo o procedimento de bolha adotado pela IBSF. A próxima corrida será daqui duas semanas, em 11 de dezembro de 2020. Até lá, ela terá sessões de treinos livres para conhecer mais a pista austríaca.

Nicole soma mais 80 pontos para a caminhada olímpica

A 18ª colocação em mais uma prova na Copa do Mundo de Skeleton rendeu mais 80 pontos para Nicole Silveira no ranking internacional da IBSF. O período pré-olímpico começou em 15 de outubro e se estende até 22 de janeiro de 2022. Neste ano, contudo, ranking não será publicado por conta da pandemia de covid-19.

Isso permite à atleta da CBDG, portanto, uma temporada de desenvolvimento, permitindo focar mais no treinamento do que no resultado em si. O objetivo, claro, é garantir uma classificação tranquila aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, sem precisar contar com realocações ou fazendo contas nos últimos dias.

No ranking da Copa do Mundo, Nicole é a 17ª colocada com 160 pontos – à frente das britânicas Amelia Coltman, que participou apenas da primeira prova, e Brogan Crowley, presente na segunda etapa. Com duas vitórias, Janine Flock lidera com 450 pontos, seguida por Kimberley Bos, com 410, e Tina Hermann, da Alemanha, com 368.  

+ O BRASIL ZERO GRAU TAMBÉM ESTÁ NO TWITTER, NO FACEBOOK E NO INSTAGRAM! SIGA!

Atleta da casa, Dukurs vence a segunda na Copa do Mundo de Skeleton

Na disputa masculina, o letão Martins Dukurs também confirmou o favoritismo e venceu a prova. Na somatória das duas descidas, ele obteve o tempo combinado de 1min38seg91. Seu irmão, Tomass, garantiu a dobradinha da Letônia em casa ao terminar na segunda posição. Marcus Wyatt, do Reino Unido, ficou com o bronze.

Vencedor de dez das últimas 12 edições da Copa do Mundo de Skeleton, Dukurs já abre vantagem no ranking da competição. Possui 450 pontos e tem 48 de vantagem sobre seu irmão, Tomass, vice-líder. Segundo colocado na prova de abertura, o alemão Alexander Gassner é o terceiro com 394.

O evento em Sigulda prossegue neste fim de semana, 28 e 29 de novembro, com a segunda etapa da Copa do Mundo de Bobsled. As mulheres realizam uma prova no 2-women no sábado, enquanto os homens fazem uma rodada dupla no 2-men no sábado e domingo.

Mais em Brasil Zero Grau

X