Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

A grande virada na final masculina do WTT Champions

A grande virada na final do WTT Champions, entre Harimoto x Lin Gaoyuan, mostra que sim, a preparação psicológica pode fazer diferença

Lin Gaoyuan (esq.) perde "de virada" para Harimoto na final do WTT Champions

Quem nunca levou uma “grande virada”? Você ia bem no jogo até chegar ao décimo ponto… mas fechar a partida começou a parecer uma tarefa impossível. Pensei nisso ao assistir à decisão de simples do WTT Champions entre Lin Gaoyuan (China) e Tomokazu Harimoto (Japão). O mesa-tenista chinês abriu 3 sets a 0 e chegou a ter seis match points no 6º set, mas acabou cedendo a vitória por 3 sets a 4 para o adversário japonês. Ou seja: a parte psicológica pesou. Assim, achei oportuno compartilhar os segredos da psicologia esportiva que podem ser usadas no dia a dia, da série BBC Ideas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Diga a si mesmo: “Não estou nervoso, estou animado!”

Por que isso funciona? Bom, todos nós ficamos ansiosos e nervosos às vezes – é totalmente normal.

A tendência, é claro, é dizer para si mesmo para se acalmar.

Parece uma boa ideia, mas sentir “borboletas no estômago” – aquela sensação de ansiedade – é tão distante de um estado de calma que o seu corpo não irá acreditar nisso.

Encarar a ansiedade como um ânimo funciona porque ambos são estados de empolgação.

Mas enquanto a ansiedade é negativa e poderá prejudicar a sua performance – você literalmente se sente ameaçado – o ânimo é uma emoção que irá ajudá-lo a se sentir positivo e querendo o desafio.

Final do TS Diamond Singapura, em 2019: Lin abriu 2 sets a 0, mas acabou perdendo de virada para Harimoto
Final do TS Diamond Singapura, em 2019: Lin abriu 2 sets a 0, mas acabou perdendo de virada para Harimoto (Foto: Divulgação/ITTF)

Saiba pedir ajuda

Nas palavras do britânico olímpico mais condecorado, com seis medalhas de ouro – o ciclista Sir Chris Hoy – todos os atletas aprendem como se cuidar.

Mas tão importante como se cuidar, é aprender a deixar outros o apoiarem durante a jornada.

Em 2019, o fundista queniano Eliud Kipchoge correu a distância de uma maratona abaixo de 2 horas. Mas ele não conseguiu isso sozinho.

No dia do evento, ele teve ajuda de 41 “coelhos” (corredores que ditam o ritmo), e claro, o apoio de milhares de pessoas que apareceram para torcer.

+Top 20 abre o jogo sobre saúde mental

Kipchoge pediu para que a torcida comparecesse porque ele sabia que poderia correr melhor com o apoio dela. A quem você pode pedir ajuda no seu dia a dia?

Não há vergonha em pedir ajuda quando você está tentando atingir algo difícil. Pedir ajuda é um sinal de força, e este apoio não tem preço.

Visualize o desafio

Vários dos melhores atletas do mundo usam técnicas de visualização antes de um grande evento – eles ensaiam tudo mentalmente, nas suas cabeças.

Isso pode aumentar a motivação, elevar a confiança e melhorar a sua performance. Quanto mais realistas forem a visualização e a preparação, maior a chance de sucesso.

Os atletas pensam nos sons que poderão escutar – como os do público. Pensam no cheiro que eles sentirão – como o de um gramado recém-aparado. E imaginam o que vão ver, e o que poderão sentir.

Corredores podem visualizar as partes difíceis de sua prova. Antes de tornar-se a mulher britânica mais rápida da história documentada, Dina Asher-Smith já tinha corrido e vencido várias vezes em sua mente.

+Hugo Calderano volta ao Top 5 do ranking mundial

Ela disse: “Posso visualizar a final… passo a prova na cabeça como se estivesse correndo. É divertido. Você tem que vencer ou então não há razão de fazer isso.”

Então, na próxima vez que você tiver que se preparar para algo – como uma entrevista de emprego ou um exame – visualize exatamente como você gostaria que isso aconteça. Pense no que você espera ver, cheirar, ouvir e como tudo isso fará você se sentir. Identifique quaisquer desafios mentais e como você poderia superá-los. Para que quando você for fazer isso para valer, esteja totalmente preparado.

Pensamentos negativos reduzem a confiança. Isso acontece com todo mundo – mesmo com os maiores atletas. Mas eles aprenderam técnicas para superá-los.

Fale com você mesmo

Uma técnica é conversar consigo mesmo. Isso pode ter um efeito surpreendente na sua performance.

Grandes atletas serão com frequência ouvidos, dizendo: “Você consegue.” “Posso fazer isso.” Isso os ajuda a controlar a ansiedade, a construir sua confiança e a obter foco.

Muhammad Ali, por muitos considerado o maior pugilista de todos os tempos, era famoso por dizer: “Eu sou o maior.” Mas de forma interessante, ele admitiu ter disso isso muitas vezes a si mesmo – muito antes de ficar famoso.

Você não precisa dizer muita coisa. Use frases curtas, como: “Você está pronto.” “Você é bom nisso.”

Então, na próxima vez que o seu cérebro “falar” que você não pode fazer algo, pense em Muhammad Ali e diga a si mesmo: “EU POSSO”!

Mais em Blog da Lyanne Kosaka