Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

Deng Yaping: 100% em Jogos Olímpicos (parte 1)

Deng Yaping, dona de 4 medalhas olímpicas de ouro no tênis de mesa, reflete sobre os desafios enfrentados para chegar ao topo do pódio

Deng Yaping
Deng Yaping: 4 ouros olímpicos

Há 30 anos em Barcelona-1992, Deng Yaping ganhou dois ouros: no individual e nas duplas, ao lado de Qiao Hong. Em Atlanta-1996, novamente em parceria com Qiao Hong, ela repetiu o feito. Ou seja: Deng Yaping tem o recorde olímpico perfeito. Logo depois de Atlanta-1996, quanto estudava na Universidade de Nottingham na Inglaterra, a mesatenista refletiu sobre os seus sucessos olímpicos – conforme publicado na ITTF Magazine:

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A derrota para a Coreia Unificada no Mundial de 1991 em Chiba, no Japão

“Em 1991, no 41º Campeonato Mundial em Chiba, Japão, nós perdemos na final para a equipe da Coreia Unificada. Perdemos por 3-2 e eu perdi para Yu Sun Bok. Ainda não posso acreditar que a equipe perdeu! No individual eu a enfrentaria nas oitavas-de-final; desta vez eu ganhei, apesar de perder o primeiro set. Avancei para disputar a final contra Li Bun Hui. Eu tinha perdido para Li Bun Hui (Coreia do Norte) no Campeonato Mundial em Dortmund em 1989, entre as 16. Por dois anos eu treinei realmente muito forte, com o sonho de me tornar campeã mundial, este era o meu objetivo. Ou seja: eu tinha que encontrar uma maneira de vencer a jogadora para quem eu tinha perdido dois anos antes. Me preparei muito e ganhei em sets diretos.”

Deng Yaping em Barcelona-1992

“Um ano depois em Barcelona-1992, eu enfrentaria Yu Sun Bok (Coreia do Norte) nas quartas de final do individual. Era minha primeira vez em Jogos Olímpicos; ser campeã olímpica era o meu “sonho dos sonhos”. Novamente, treinei muito forte e me preparei bem, estava tudo certo. Eu tinha perdido para a sueca Asa Svensson no Aberto da Hungria (a única vez em que Deng Yaping perdeu para uma europeia), mas me sentia em boa forma.”

“Na época eu tinha 19 anos, era a campeã mundial e esperava-se que eu vencesse. No entanto, as jogadoras norte-coreanas são muito perigosas, eu tinha que estar bem focada. Eu queria aproveitar a minha chance para ganhar uma medalha, ou seja, não queria perder. Felizmente, venci por 3-0 (as partidas eram disputadas em melhor de 5 sets até 21 pontos). Na sequência, venci Hyun Jung-hwa (Coreia do Sul) e Qiao Hong para conquistar o título. Também ganhei nas duplas com Qiao Hong.”

Qiao Hong (esq.) e Deng Yaping: ouro nas duplas em Barcelona-1992
Qiao Hong (esq.) e Deng Yaping: ouro nas duplas em Barcelona-1992 (Foto: Divulgação)

Qiao Hong, a grande parceira

Campeã mundial individual em Dortmund-1989, Qiao Hong também triunfou nesta edição nas duplas, ao lado de Deng Yaping (quando Deng tinha apenas 16 anos). Esta parceria renderia muitos títulos, dentre eles o bicampeonato olímpico em Barcelona-1992 e em Atlanta-1996. Cinco anos mais velha que Deng e da mesma idade que Chen Jing (a campeã olímpica individual em Seul-1988), Qiao Hong tinha um estilo de jogo parecido ao das europeias, isto é, com o uso de borrachas lisas e ataque forte (e com muito efeito) de ambos os lados. Sem dúvidas, uma das melhores de uma geração que fez história!

Mais em Blog da Lyanne Kosaka