Siga o OTD

Basquete 3 x 3

Sub-23 feminino é convocado para os Jogos Mundiais de Praia

Evelyn Larissa Mariano Silva, Vitória Maria Domingos Marcelino, Gabriela Guimarães de Paula e Thainá Fernanda Galvão de Andrade defenderão o Brasil nos Jogos Mundiais de Praia

Alexandre Loureiro/CBB

O basquete 3×3 do Brasil estará em ação nos Jogos Mundiais de Praia, em Doha, no Catar, entre os dias 13 e 16 de outubro. A seleção feminina sub-23 foi convocada nesta segunda-feira, 7, e conheceu também os rivais da primeira fase da disputa no Oriente Médio. O time masculino, que já vinha da Copa do Mundo da categoria, está no Grupo A, ao lado de Rússia, Letônia e Uganda. Já as meninas ficaram no Grupo C e encaram Mongólia, Holanda e Egito. Confira as convocações no final da matéria.

Na primeira fase, todas as seleções jogam dentro dos seus grupos. As duas primeiras de cada grupo avançam para as quartas de final. A seleção masculina já estava em trânsito e com o grupo definido. Na semana passada, o time disputou a Copa do Mundo, em Lanzhou, na China, caindo na primeira fase pelo critério de desempate, com três vitórias e apenas uma derrota. O time feminino se apresenta no dia 9, quarta-feira, no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, quando viaja para o Catar.

“A expectativa para Doha, apesar de termos caído na chave mais difícil do campeonato, com Letônia, e Rússia, atual campeã mundial, é boa. Conseguimos evoluir dentro do que já apresentamos com os garotos novos, sem rodagem internacional. Melhoramos para buscar passar de fase nessa competição. Queremos chegar nas finais. Tivemos um aproveitamento bom no Mundial, pelo desempate ficamos de fora. Temos totais condições de chegar nas finais”, citou o técnico da seleção masculina sub-23, Douglas Lorite Motta.

“Nossas expectativas são sempre as melhores. Fizemos desde o final do ano passado uma projeção para nossas competições deste ano de 2019 em conjunto, estando os Jogos Mundiais de Praia no nosso radar. Passamos pela fase de diagnóstico e avaliação para tornar elegível o maior número de atletas e com isso poder ter na época da convocação o que elencamos de melhor. Foi realizada um avaliação técnica e tática de todas as nossas jogadoras e por conta de uma possivel ausência de treinos no Brasil foram escolhidas jogadoras que nos pudessem agregar valor físico e, principalmente, tático. Estamos longe da preparação ideal, mas com a certeza de que dentro das possibilidades estamos levando um time comprometido, aguerrido, focado e com sangue nos olhos para buscar um ótimo resultado para o nosso basquete 3×3 feminino. Teremos na primeira fase adversários que acabaram de participar da Copa do Mundo Sub-23 e com características totalmente diferentes. Vamos brigar por essas duas primeiras colocações para avançarmos para a fase eliminatória. Focadas 120% no proposito”, disse Rafaella Bauerfeldt Lopes, técnica do sub-23 feminino.

Os Jogos Mundiais de Praia terão 16 equipes no basquete 3×3 nos dois naipes. No masculino, completam o torneio a China, República Dominicana, Argentina, Venezuela, Catar, Eslovênia, Togo, Costa do Marfim, Mongólia, Ucrânia, Egito e Jordânia. No feminino, jogam também a Rússia, Estados Unidos, República Dominicana, Jordânia, China, Indonésia, Uganda, Togo, Ucrânia, França, Argentina e Mali.

Seleção masculina sub-23

– Fabrício da Silva Veríssimo – Lendas-RJ

– Leonardo Branquinho – São Paulo DC-SP

– Matheus Alexandre Parcial Bispo Leite – Lendas-RJ

– William Weihermann – São Paulo DC-SP

> Comissão técnica: Douglas Lorite (treinador)

Seleção feminina sub-23

– Evelyn Larissa Mariano Silva – Corinthians-SP

– Vitória Maria Domingos Marcelino – Sampaio Basquete-MA

– Gabriela Guimarães de Paula – Ituano-SP

– Thainá Fernanda Galvão de Andrade – LSB-RJ

> Comissão técnica: Rafaella Bauerfeldt Lopes (treinadora)

TABELA DE JOGOS

Masculino

Domingo, 13 de outubro

10h – Brasil x Letônia

13h -Brasil x Uganda

Terça-feira, 15 de outubro

9h40 – Brasil x Rússia

Quarta-feira, 16 de outubro

Quartas, semifinais e final

Feminino

Domingo, 13 de outubro

10h50 – Brasil x Holanda

13h30 – Brasil x Mongólia

Terça-feira, 15 de outubro

12h20 – Brasil x Egito

Quarta-feira, 16 de outubro

Quartas, semifinais e final

Mais em Basquete 3 x 3