Siga o OTD

Basquete 3 x 3

FIBA anuncia grupos do Qualifier para a Copa do Mundo 3×3

Sonhando com a vaga na Copa do Mundo, Seleção Brasileira feminina encara Espanha, Nova Zelândia e Mali no Grupo B

Divulgação

A FIBA anunciou na última terça-feira (26) os grupos do Qualifier para a Copa do Mundo FIBA 3×3, que será disputado em San Juan, em Porto Rico, nos dias 4 e 5 de maio. A Seleção Brasileira Feminina está no Grupo B ao lado de Espanha, Nova Zelândia e Mali. No Grupo A estão Estônia, Uganda, Austrália e Porto Rico.

Na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro dos respectivos grupos. Os vencedores de cada grupo vão direto para a semifinal. Os 2º e 3º colocados disputam as quartas de final. Ao término dos confrontos, os três primeiros colocados do Qualifier garantem vaga na Copa do Mundo FIBA 3×3, que aconecerá em Amsterdã, na Holanda, de 18 a 23 de junho.

No masculino, a Seleção Brasileira já está classificada para a Copa do Mundo por figurar na 12ª posição do ranking da FIBA. O Brasil está no Grupo D juntamente com Letônia, Polônia, Japão e mais um adversário a ser definido pelo Qualifier.

Tanto no masculino quanto no feminino, os 17 melhores países no ranking da FIBA asseguraram vaga direta para a Copa do Mundo. A Seleção Feminina disputará o Qualifier por ocupar a 18ª colocação no ranking divulgado no dia 1º de novembro de 2018.

https://www.instagram.com/p/BuZHtxEBrcJ/?utm_source=ig_web_copy_link

Preparação da Feminina

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) já está tomando todas as providências para iniciar a preparação da Seleção Feminina visando o Qualifier. Segundo o Gerente de Desenvolvimento de 3×3 da CBB, Francisco Oliveira, o primeiro passo é administrativo: a regularização das jogadoras junto à FIBA. Para isso, a CBB precisa enviar à entidade máxima do basquete os passaportes de todas as jogadoras que poderão ser convocadas.

A comissão técnica da Seleção Brasileira Feminina de 3×3 é formada pelos treinadores Luca Carvalho e Rafaella Bauerfeldt. Para Carvalho, o grupo do Brasil é bastante forte, mas acredita que, com o planejamento que vem sendo feito, a equipe terá totais condições de brigar por uma vaga na Copa do Mundo FIBA 3×3.

“Temos atletas com ótimo nível técnico para se formar um time forte, capaz de bater de frente com todas as seleções, não só do Qualifier como também com as que já estão classificadas para a Copa do Mundo. O nosso grupo é bem forte. A seleção do Mali é campeã da Copa da África e a Nova Zelândia é a campeã da Copa da Ásia, tendo derrotado países como Austrália e China. Já a Espanha vem disputando torneios fortes na Europa, uma seleção alta e que tem a Paula Palomares, que é uma jogadora com grande potencial ofensivo. Apesar das dificuldades, acredito que, em termos técnicos, não estamos atrás de nenhuma Seleção. Agora é focar no planejamento e estudar bem as adversárias para não termos nenhuma surpresa lá na frente”, avaliou Luca Carvalho.

Já Rafaella detalhou um pouco do planejamento para a competição e ressaltou a alegria de mais uma vez poder estar representando o Brasil.

“Primeiramente destacar a felicidade de mais uma vez poder estar representando o Brasil, ainda mais agora que o 3×3 é uma modalidade olímpica. Essa Copa do Mundo FIBA 3×3 é a primeira competição de grande porte organizada pela FIBA no feminino e nós vamos com tudo para esse Qualifier em busca da nossa vaga. Esse ineditismo vai trazer uma dificuldade maior para a competição, então temos que nos preparar da melhor forma possível para conseguir uma dessas três vagas”, destacou a treinadora.

“O planejamento para esse Qualifier começou no final do ano passado, com as observações que fizemos na etapa final do Circuito Nacional de Basquete 3×3. Agora a CBB pretende fazer dois camps, um nos dias 16 e 17 de março, no Rio de Janeiro, e outro no final de março em São Paulo, para avaliarmos melhor as jogadoras e a partir daí pensar na convocação de seis ou oito atletas para uma fase de treinamentos antes do embarque para San Juan”, acrescentou Rafaella.

Mais em Basquete 3 x 3