Siga o OTD

Basquete 3 x 3

Circuito Mundial terá 11 etapas distribuídas em oito meses

No ano que antecede a estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos, o Circuito Mundial de basquete 3×3 vai ter um número recorde de torneios

A oitava edição do Circuito Mundial de basquete 3×3, principal competição da modalidade no mundo, terá um recorde de 11 etapas distribuídas ao longo de oito meses. A competição terá início em Doha, Catar, na metade de abril, e acabará no começo de novembro no país sede dos Jogos Olímpicos do ano que vem, Japão, na cidade de Utsunomiya. Isso significa que o World Tour FIBA 3×3 terá o dobro de duração em 2019 quando comparado ao ano anterior, que foi de julho a outubro.

Novidades

Neste ano, o Circuito Mundial de basquete 3×3 passará pela primeira vez em quatro cidades: Doha, Los Angeles, Montreal e Nanjing. Será a primeira passagem da competição por Doha na história e um aguardado retorno aos Estados Unidos após cinco anos de ausência. Além disso, os melhores jogadores de 3×3 do mundo voltarão a alguns dos lugares mais icônicos do mundo nas ruas de Chengdu, Debrecen, Lausanne, Cidade do México, Praga, Saskatoon e Utsunomiya.

 

O Circuito Mundial

A competição anual do Circuito Mundial de basquete 3×3 foi lançada em 2012 e conta com times representantes de cidades do mundo todo se classificando para 10 Masters e uma final através de uma rede mundial de torneios qualificatórios, como os Challengers, e também através do Ranking de Equipes da FIBA 3×3.

 

Premiação

O Circuito Mundial de basquete 3x3e vem crescendo em tamanho e importância a cada ano, tendo no ano passado ultrapassado a marca de USD 1 milhão distribuídos como premiação pela primeira vez na história, valor que deve ser superado em 2019. De acordo com o Diretor Geral da FIBA 3×3, Alex Sanchez: “Todo ano o World Tour FIBA 3×3 cresce. Neste ano, nós não apenas aumentamos o número de eventos, mas também a duração da temporada. O World Tour agora é uma competição que dura o ano todo.”

No Brasil

Desde 2012, a ANB3 já garantiu 15 vagas em World Tours para as equipes de 3×3, com todas as despesas pagas, atuando como uma porta de entrada para o Circuito Profissional de Basquete 3×3 da FIBA e garantindo alta pontuação do Brasil no Ranking FIBA 3×3. Para o ano de 2019, a ANB3 tem uma vaga para uma das etapas do World Tour, e está trabalhando arduamente para a realização de um torneio internacional valendo mais uma vaga.

 

Jogos Olímpicos

A final do Circuito Mundial de basquete 3×3 2019 será em Utsunomiya, Japão, apenas nove meses antes do Basquete 3×3 fazer sua estreia olímpica no mesmo país, nos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio. Sobre isso, Sanchez também disse: “A final do World Tour FIBA 3×3 será uma prévia do torneio olímpico de 3×3. Além disso, o World Tour terá um grande papel na preparação dos atletas para os Jogos Olímpicos. Participando dos World Tours e Challengers, os atletas profissionais de 3×3 ajudarão seus respectivos países a subir no ranking e aumentar suas chances de irem aos Jogos Olímpicos.”

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete 3 x 3