Siga o OTD

Basquete 3 x 3

Desafio Internacional chega a São Paulo em Fevereiro

O Desafio Internacional de Basquete 3×3 vai reunir as seleções brasileiras Sub-18 e adulta, Estados Unidos e Argentina

Divulgação/CBB

A partir do próximo ano, o Basquete 3×3 estará nas Olimpíadas, já que sua estreia está confirmada nos jogos de Tóquio 2020. Mas, por aqui, em terras tupiniquins, a modalidade tem ganhado cada vez mais espaço entre fãs e atletas. Enquanto os Jogos no Japão não chegam, o público vai poder conferir uma competição acirrada entre quatro seleções nacionais nos próximos dias 9 e 10 de fevereiro.

O Desafio Internacional de Basquete 3×3 vai reunir as seleções brasileiras Sub-18 e adulta, Estados Unidos e Argentina. Os primeiros jogos acontecem no sábado (09), a partir das 9h, e a grande final no domingo, no mesmo horário. O evento terá transmissão para todo o País ao vivo no domingo, dentro do Esporte Espetacular, pela Rede Globo, e acontecerá no Viaduto do Chá, localizado no Vale do Anhangabaú em São Paulo, com entrada gratuita.

A equipe Rio Preto 3×3 é quem tem a responsabilidade de representar a seleção brasileira adulta. Aliás, a equipe é a atual campeã do Circuito Brasileiro de Basquete 3×3 – CBB e está sob o comando do técnico Douglas Lorite.

Já a seleção brasileira sub-18 é formada por jogadores de times diferentes, avaliados durante a etapa final do Circuito Brasileiro de Basquete 3×3 – CBB, em dezembro, e para o Desafio Internacional está sob o comando do técnico Luca Carvalho.

A arbitragem da competição será formada pelos brasileiros que fazem parte do quadro internacional FIBA 3×3: Fernanda Sá, Shelley de Souza Quintela e Marcos Antonio de Matos Ferreira.

O Basquete 3×3

O gerente de desenvolvimento 3×3 da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Francisco Oliveira, explica que a modalidade foi inspirada em diversas formas de basquete de rua praticadas em todo o mundo. “O jogo tem dois times de quatro jogadores, sendo três titulares e um reserva, frente a frente, em meia quadra. As regras foram pensadas com o objetivo de tornar o jogo mais rápido e empolgante”, conta.

Oliveira ressalta que o Desafio é muito importante para o esporte. “A competição traz mais reconhecimento para a modalidade no País. É um ponto muito importante para o desenvolvimento e massificação do esporte”, comenta.

O Desafio Internacional de Basquete 3×3 é uma realização da Confederação Brasileira de Basketball e Esportemultiplataforma.

Os times

Seleção brasileira Sub-20

– Gabriel Antero B. Almeida – Club Athletico Paulistano/SP

– Luiz Henrique S. Ferreira – Clube de Regatas do Flamengo/RJ

– Mateus H. Diniz – Basquete Joinville/SC

– Pedro Henrique S. C. Santos – Ohana Santos 3×3/SP

Seleção brasileira adulto

– Rodrigo Del’Arco – Rio Preto 3×3/SP

– Fábio Alexandre Santos – Rio Preto 3×3/SP

– Alfredo Luiz Perandini – Rio Preto 3×3/SP

– Ulisses Ferreira Lima – Rio Preto 3×3/SP

Seleção Argentina

– Gianni Dubois

– Juan Esteban de la Fuente

– Franco Ruesga

-Ezequiel Gazzo

Seleção Estados Unidos

– Damon Huffman

– Daniel Mavraides

– Zahir Carrington

– Craig Moore

Serviço – Desafio Internacional de Basquete 3×3

Quando: 9 e 10 de fevereiro

Horário: a partir das 9h

Onde: Viaduto Anhangabaú – São Paulo

Evento gratuito

Transmissão ao Vivo no Esporte Espetacular a partir das 10h30.

Mais em Basquete 3 x 3