Siga o OTD

Basquete 3 x 3

Definidos os campeões do Circuito Nacional Pro 2018

No feminino, o NBPG/Ponta Grossa faturou o título. No masculino, o Rio Preto/Monte Líbano/Guarani/Sandet levantou mais uma taça na temporada

Divulgação/FPB

Foram definidos os campeões do Circuito Nacional Pro de Basquete 3×3 2018. As finais foram realizadas na sexta-feira, sábado e no domingo (14, 15 e 16 de dezembro), no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa Mario Ary Pires (COTP), em São Paulo (SP).

“A etapa final do Circuito Nacional foi a melhor dos últimos anos, as equipes das categorias sub-18 e adulto (masculino e feminino) apresentaram um nível técnico de altíssima qualidade. Quero agradecer a todos que estiveram ao nosso lado e colaboraram para a realização desta etapa decisiva”, relatou Francisco Oliveira, gerente de desenvolvimento do Basquete 3×3 na Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

“Quero agradecer ao prefeito de São Paulo, Bruno Covas, que esteve presente, engrandecendo ainda mais esta etapa, e ao Secretário Municipal de Esportes e Lazer, João Farias. E também ao Centro Olímpico, que nos cedeu o espaço, com toda a estrutura necessária para o bom andamento do evento”, completou Oliveira.

No sub-18 feminino do Circuito Nacional, disputado na sexta-feira (14 de dezembro), o título ficou com o Quarteto Fantástico, que passou pelo PIB 3×3 3LT Girls, na decisão, por 15 a 08. A terceira colocação ficou com o Queens, que derrotou o Projeto AMAR, por 18 a 10.

No sub-18 masculino, que também foi jogado no sábado (14 de dezembro), o Time Jundiaí bateu o Baixada 013, por 21 a 14, na grande final. Já o Canal Checkball ficou com o terceiro lugar ao derrotar o Instituto Drible Certo, por 17 a 15, em duelo equilibrado.

No sábado (15 de dezembro), o NBPG/Ponta Grossa garantiu o primeiro lugar no Adulto Feminino ao superar o Quarteto Fantástico, por 13 a 12, em partida extremamente acirrada. Já a terceira colocação ficou com o The Choice, que suplantou o Hangover, por 18 a 11.

“Nossa, parece que a ficha ainda não caiu, estou super feliz e muito empolgada, até porque essa foi a nossa primeira competição na modalidade e, particularmente, a minha primeira conquista de um título nacional. Para ser sincera ainda não havia passado pela minha cabeça participar de uma competição de Basquete 3×3, sempre joguei o 5×5 e as intensidades são diferentes. Tanto eu quanto as minhas colegas sentimos bastante, fizemos jogos acirrados contra grandes equipes, mas graças a Deus deu tudo certo e pudemos sair com o título”, comentou Kiara Oliveira, atleta do NBPG/Ponta Grossa.

Por fim, no domingo (16 de dezembro), o Rio Preto/Monte Líbano/Guarani/Sandet precisou lutar bastante para superar o Santos/Fupe, por 21 a 20, com extrema emoção. Na disputa do terceiro lugar, o Rio de Janeiro 3×3 bateu o São Paulo DC, por 21 a 10.

“Ficamos muito felizes ao conquistar o título de campeão brasileiro do Basquete 3×3 e trazê-lo para São José do Rio Preto. É a nossa terceira conquista nacional, além de um vice-campeonato. Foi uma competição muito bem disputada e de altíssimo nível, pois reúne as melhores equipes do Brasil. Para chegar a esta conquista tivemos um caminho bem difícil, jogamos a primeira fase contra o Cerrado-DF e o Vera Cruz/Campinas e vencemos os dois jogos. Nas quartas de final, derrotamos o NKB/Campo Grande, passamos pelo São Paulo DC, que é uma equipe tradicional, na semifinal”, comentou Rodrigo Del’Arco, o Diguinho, atleta da equipe de São José do Rio Preto.

“Na grande final Circuito Nacional, enfrentamos a equipe de Santos. A partida foi disputada ponto a ponto e na última bola obtivemos êxito e vencemos”, complementou Diguinho.

A Etapa Final do Nacional Pro de Basquete 3×3 2018 foi uma realização da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer), PIB 3×3, Federação Paulista de Basketball (FPB) e Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Mais em Basquete 3 x 3