Siga o OTD

Basquete

Franca, Bauru e Sorocaba vencem na 1ª rodada do Paulista

Lucas Mariano foi um dos nomes do garrafão na vitoria de hoje do Bauru contra o América - Foto: Victor Lira/Bauru Basket

Na primeira rodada do Campeonato Paulista de Basquete Masculino, Bauru, Franca e Sorocaba saíram na frente. Veja como foram os confrontos deste sábado (28)!

Três partidas deram início ao Campeonato Paulista de Basquete Masculino, neste sábado (28): Bauru, Franca e Sorocaba saíram com os melhores resultados. Já neste domingo (29), mais dois jogos completam a rodada: o Corinthians recebe o Pinheiros e o São José encara o Paulistano.

+ CONFIRA A TABELA DA COMPETIÇÃO

O Sendi/Bauru Basket venceu o América por 47 a 78, em Rio Preto, garantindo sua primeira vitória na competição estadual. O Sesi Franca Basquete bateu o Basquete Osasco por 83 a 62, no Ginásio Geodésico, em Osasco. O Sorocaba superou o Mogi das Cruzes por 81 a 76, no Ginásio Gualberto Moreira.

Osasco 62 X 83 Franca 

Equipe francana superou o Basquete Osasco por 83 a 62 – Foto: Helcio Nagamine/Fiesp

Superando a ausência do pivô Hettsheimeir, que sentiu e não entrou em quadra, a equipe de Franca ainda veio para São Paulo com mais três ausências. David Jackson, que retornou para os Estados Unidos para regularizar o visto de trabalho, e os jovens Didi e Gui Abreu que estão com a seleção brasileira disputando o Sul-America Sub-21. Mas os desfalques não foram um empecilho para o time comandado pelo técnico Helinho.

O Sesi Franca começou a partida com armador Elinho, os alas Jimmy e André Goes, o ala/pivô Lucas Dias e o pivô Cipolini e após sofrer a pressão imposta pelo Osasco já nos primeiros lances, assumiu a dianteira no placar ao virar em 15 a 12 com uma cesta de 3 pontos do Cipolini. Daí para frente o time cresceu, colocou todo mundo pra jogar e levou a melhor. Com o resultado, Lucas Dias foi o cestinha do time ao garantir 22 pontos e cinco rebotes. Cipolini foi o homem dos rebotes ao anotar sete acertos no fundamento, além dos 13 pontos. Elinho ficou com a artilharia nas assistências ao cravar seis pontos.

“Foi uma estreia muito boa, até porque estamos sem quatro jogadores importantes, e isso mostra que seguimos no caminho e estamos pegando gradativamente o esquema tático. Defensivamente estamos dentro das nossas possibilidades, por ser o nosso primeiro jogo, e isso serve de motivação, nos dá confiança para que possamos trabalhar ainda mais com foco no nosso crescimento”, comentou o técnico Helinho, que ainda ressaltou a maratona de jogos fora de casa.

“Você ganhar o primeiro de três jogos fora de casa logo na estreia da competição dá mais confiança para seguir nos outros confrontos. A gente sabe que todos os jogos serão difíceis e valerão como decisão, porque o campeonato é curto, mas independente disso, estamos focando no nosso crescimento para o time chegar inteiro nos playoffs”, finalizou.

América 47 X 78 Bauru

Cestinha e com um duplo-duplo, Jefferson William foi o destaque em quadra – Foto: Victor Lira/Bauru Basket

Na partida que marcou a estreia dos novos jogadores do time para esta temporada, o Sendi/Bauru Basket contou com vários destaques dentro de quadra. O ala/pivô Jefferson William fez um duplo-duplo e foi o cestinha do duelo com 16 pontos, 10 rebotes e 4 assistências. Outros destaques foram o ala argentino Enzo Ruiz, que contribuiu com 11 pontos e o armador Cauê Verzola, que pegou 12 rebotes e somou 09 pontos.

Para o técnico Demétrius Ferracciú, vencer fora de casa e com uma boa vantagem é sempre importante. “Ganhar fora de casa, na estreia do campeonato e com uma boa vantagem no placar é sempre bom. Esse é o primeiro jogo de temporada e sabemos que precisamos de mais entrosamento dentro de quadra. Neste começo estamos mais focados no ganho físico de cada atleta e não podemos deixá-los muito tempo dentro do jogo, precisamos de um revezamento forte. Por isso, estamos contando com os garotos da base, principalmente neste início de campeonato”, diz o treinador.

Cestinha do duelo, Jefferson William se diz contente com o desempenho da equipe e acredita que é apenas o começo de uma grande temporada. “Sabemos que precisamos de mais tempo juntos dentro de quadra e que estamos apenas começando. Mas dá para sentir que esta equipe está unida e com muita força de vontade. Fico feliz em ter voltado a vestir essa camisa e contribuído com a vitória”, fala o camisa

No início do quarto, o time bauruense conseguiu trabalhar bem os espaços deixados pelo adversário abrindo nove pontos de vantagem (02×11). Tomando conta do garrafão, Lucas Mariano contribuiu logo com 07 pontos e o argentino Enzo Ruiz foi o maior pontuador com 08 pontos (07×25).

No segundo período, o técnico Demétrius Ferracciú trocou algumas peças e colocou em quadra Renato Scholz, Marcão e os garotos da base: Emanuel, Samuel Santos e André. O time do América conseguiu diminuir a vantagem (15×29), mas faltando menos de três minutos para o intervalo, o Dragão já tinha retomado a boa liderança no placar (18×42). Com boas infiltrações e revezamento dentro de quadra, Bauru foi para o intervalo com 21×42.

No terceiro quarto, a marcação bauruense continuou forte nos roubos de bola e contra-ataques e o Dragão conseguiu administrar o duelo. Porém, na metade do período, o time do América se encontrou e deixou o nervosismo de lado, diminuindo a diferença no marcador. Mas logo a equipe bauruense se organizou dentro de quadra e tomou conta do jogo (35×59).

No último tempo e com o jogo já cadenciado, o Sendi/Bauru Basket se concentrou na marcação em zona para garantir a vitória com placar elástico. E deu certo. Fim de jogo: 47×78.

Sorocaba 81 X 76 Mogi das Cruzes

Na partida mais disputada da rodada, o Sorocaba bateu o Mogi – Foto: Frederico Batalha

Não foi fácil, mas o Sorocaba levou a vitória contra o Mogi das Cruzes pela construção da partida nos dois primeiros quartos. Melhor no jogo, abriu 25 a 14 no primeiro período e ampliou a vantagem para vinte pontos no segundo quando fez 50 a 30.

O Mogi correu atrás do resultado e encostou no terceiro quarto: 59 a 53. Mesmo com o placar apertado, o Sorocaba manteve a calma e administrou a pouca vantagem fechando o último período com 81 a 76. A partida entre as equipes foi a mais equilibrada nesse sábado (28).

“A gente trabalhou bastante e tem muita coisa envolvida no time da LSB nesse ano. E agora é ter uma paciência, um controle, é curtir essa vitória e saber que o Osasco, que vem, é um time muito forte. Nós temos um propósito, que é se divertir no campeonato, mas com respeito ao adversário. Nós sabíamos que o Mogi é um time que vai chegar nas finais e é ter paciência. Paciência, controle, nós fizemos tudo. É uma defesa que é muito forte e depois cansou. Agora é buscar mais uma vitória”, definiu o treinador de Sorocaba, Rinaldo Rodrigues.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Basquete