O KTO Minas é o campeão do Campeonato Mineiro 2025 de basquete masculino. Após sete anos sem ser realizada, a competição voltou a acontecer e o clube minastenista mostrou força com duas vitórias de impacto sobre rivais mais discretos no cenário nacional da modalidade. Após atropelarem o Thug Life na semifinal do Final Four, os comandados do técnico Léo Costa ganharam a decisão diante do América Towers com facilidade, por 85 a 52, neste sábado (11). Já na disputa pelo terceiro lugar, o Thug Life bateu o Basquete Caldense, por 72 a 46, em jogo também disputado na Arena UniBH.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Campeão em 2018, última vez que o Mineiro havia sido disputado, o Minas liderou a partida que lhe rendeu o título de 2025 desde o começo. Bem no ataque e com defesa consistente, o clube minastenista fez 23 a 16 nos dez minutos iniciais e 20 a 14 no segundo período. Com isso, os atletas dirigidos por Léo Costa foram ao intervalo ganhando por 13 de vantagem: 43 a 30. Na volta do vestiário, o Minas se impôs ainda mais. Com terceiro quarta avassalador, os mandantes abriram 26 de dianteira com parcial de 25 a 12 (68 a 42). Nos dez minutos finais, os minastenistas fizeram 17 a 10 e fecharam com 85 a 52 e o troféu.
- Erros mais comuns ao fazer prancha abdominal (e como corrigir)
- Café da manhã ideal para quem treina cedo
- Como se manter disciplina nos treinos quando a motivação acaba?
- Igor Marcondes vence tailandês e passa pelo quali do Challenger de Kobe
- Como o cérebro aprende movimentos novos: o papel da repetição
Destaques da final e disputa pelo bronze
Na partida da conquista, o Minas teve quatro jogadores alcançando dois dígitos na pontuação. O principal destaque do confronto decisivo em pontuação foi o ala Tonhão, cestinha com 14 pontos. Além dele, o pivô Paranhos também atuou como protagonista, com 13, seguido pelo igualmente pivô Wini, 11, e pelo ala/pivô Rafael Rachel, que terminou o embate marcando dez. Já na disputa pela medalha de bronze, o roteiro foi similar à briga pelo ouro do Mineiro. Assim como na disputa do título, o terceiro período acabou sendo determinante para o resultado.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
O Caldense começou melhor o jogo e fechou os dez minutos iniciais ganhando por três de dianteira: 14 a 11. No entanto, Thug Life reagiu logo no segundo período e liderou a parcial por 17 a 12, virando o marcador para 28 a 26. O equilíbrio do duelo acabou no retorno do intervalo, quando a equipe da cidade do Sabará elevou seu nível ofensivo, com 24 pontos, e mostrou força defensiva sofrendo apenas oito: 52 a 34. Com essa grande atuação na volta dos vestiários, Thug Life chegou aos dez minutos derradeiros com 18 de dianteira. Mesmo em vantagem, o time de Sabará seguiu melhor e marcou 20 a 12.