O Brasil conquistou sua primeira vitória na Copa América de Basquete em Cadeira de Rodas, disputada no México, e garantiu a chance de brigar pelo quinto lugar da competição. Depois de cair nas quartas de final para a Argentina, na prorrogação, a seleção nacional entrou na chave de consolação (5º ao 8º lugar) e superou a Venezuela por 78 a 46 nesta terça-feira (19).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O jogo começou equilibrado, com o Brasil fechando o primeiro quarto em 11 a 9. A partir do segundo período, no entanto, o time brasileiro assumiu o controle da partida. Antes do intervalo, abriu vantagem de 36 a 20. No terceiro quarto, a diferença subiu para 31 pontos, e no último período a equipe manteve o ritmo, vencendo por 16 a 15 e confirmando o placar final em 32 pontos de frente.
A Venezuela, que vinha de derrota para a Colômbia nas quartas de final, chegou ao confronto contra os brasileiros com apenas uma vitória no torneio, diante de Porto Rico.
O grande destaque brasileiro foi novamente Cristiano Clemente, cestinha da partida com 26 pontos e autor ainda de 6 assistências. Com o desempenho, o craque do time chegou a uma média de 21,4 pontos por jogo na competição, sendo o segundo maior pontuador geral da Copa América com 107 pontos, quatro a menos que o líder, Sandoval, do México. Cristiano também lidera nas bolas de três, com 9 convertidas, três a mais que o segundo colocado.
Além dele, Anderson Ferreira (12 pontos) e Eduardo da Silva (11) também anotaram dígitos duplos. Pela Venezuela, Nelson Solórzano terminou como principal pontuador, com 17.
Disputa pelo quinto lugar
Na disputa pelo quinto lugar, o Brasil terá pela frente o México, que superou Porto Rico por 71 a 54 na outra semifinal da chave de consolação.