Aconteceu, nesta sexta-feira (20), o último dia de disputas do Mundial Sub-23 de basquete em cadeira de rodas masculino. Pela manhã, o Brasil derrotou o Japão por 49 a 48 e terminou na sétima colocação do torneio. Mais tarde, a Alemanha triunfou sobre a Turquia por 71 a 66 e sagrou-se campeã invicta do mundo.
Sediado no e Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, o Mundial Sub-23 deste ano teve pontos positivos para o Brasil. Com a vitória sobre o Japão, a seleção conseguiu obter uma campanha melhor do que na última edição, quando terminou em 8º lugar. Além disso, o Brasil viu o acreano João Victor Nascimento ter uma grande atuação individual no torneio. Na partida de hoje, ele anotou 32 dos 49 potnos da equipe. Ele ainda fechou o Mundial como o principal cestinha brasileiro no torneio com 124 pontos.
Alemanha campeã
Os turcos dominaram os três primeiros quartos e chegaram a abrir dez pontos de vantagem. No entanto, os alemães reagiram e tomaram a liderança a quatro minutos e meio do fim. Os irmãos Julian e Maximilian Lammering foram os destaques da equipe vencedora, com 36 e 22 pontos, respectivamente.
Invicta durante todo o torneio, a Alemanha foi comandada pelo técnico Peter Richarz, que destacou os fundamentos como chave para o sucesso: “Temos habilidades básicas muito bem desenvolvidas, como o passe e o movimento em quadra. Quando você domina o básico, pode vencer qualquer jogo”, afirmou. Esse é o segundo título mundial da equipe alemã na categoria — o primeiro foi conquistado em 2013, em Adana, na Turquia.
Na disputa pelo bronze, a Grã-Bretanha superou a Austrália por 67 a 60 e ficou com o terceiro lugar.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK