Começou com o pé esquerdo. Na manhã deste sábado (8), Kamilla Cardoso e o Shanghai Swordfish abriram a série melhor de 5 contra o Shanxi Xing Rui em casa, e acabaram derrotados por 65 a 63 nas quartas de final da WCBA, a Liga Chinesa de basquete feminino.
Kamilla teve raro dia de baixa pontaria, acertando apenas dois arremessos de oito tentados. Ao todo, a brasileira fez quatro pontos nos 31 minutos que esteve em quadra, mas contribuiu com 14 rebotes pegos, além de dar uma assistência.
E quase deu Shanghai, de virada. Após primeiro quarto com boa vantagem dos visitantes, o time da pivô tupiniquim chegou a diminuir diferença antes do intervalo e passou a frente do placar no terceiro quarto. O time da casa teve vantagem de 11 pontos no último quarto, mas o Shanxi buscou a vitória. Faltando 0.5 segundo, Kamilla teve a bola da prorrogação, livre de marcação, mas errou.
Para chegar nas quartas, após terminar a primeira fase na nona colocação, o Shanghai despachou o Fujian por 2 a 0, vencendo por 96 a 70 fora de casa (com direito a um quase triplo-duplo da brasileira) e 88 a 60 na segunda partida. Avanço colocou o time de Kamilla Cardoso de cara com o Shanxi Xing Rui, que chegou a estar brigando por liderança na primeira fase, mas acabou ficando com a 6ª colocação.
Equipes voltam a se enfrentar na terça-feira (11), com mando do time de melhor campanha na primeira fase. Essa é a reta final da passagem de Kamilla na China, já que a jogadora de 2,01 metros pertence ao Chicago Sky – franquia da WNBA, que ainda não iniciou a temporada.