Siga o OTD

Basquete

Após três prorrogações, Minas elimina Vitória e avança no NBB

Em partida histórica, Minas vence Vitória por 117 a 111 na terceira prorrogação e está nas quartas de final do NBB

Foi dramático, foi de tirar o fôlego, foi coisa de maluco. Vitória e Minas fizeram uma das mais disputadas partidas de toda a história do NBB. Após quatro períodos e três prorrogações, o time mineiro venceu por 117 a 111 e está nas quartas de final. Flamengo e Minas decidirão uma vaga na semifinal.

O cestinha da partida foi Roquemore, do Minas, que terminou com 32 pontos. Pelo time baiano, Okorie foi o cestinha com 27 pontos.

Mais equilibrado impossível. Não tinha como a série terminar de outro jeito. Não é à toa que Vitória e Minas chegaram ao decisivo jogo 5 das oitavas do NBB. O equilíbrio entre as equipes permeou toda a série e deu o tom na quinta partida. O Vitória, por jogar em casa e sempre ter um começo mais forte, abriu a partida com tudo. Muita movimentação, marcação forte e um volume maior na defesa e no ataque. Minas se recuperou e passou a dominar o placar. A afobação do Vitória era clara e o time errava muito.

O time baiano liderou o primeiro quarto (20 a 17), mas só voltou a liderar na primeira prorrogação. Os mineiros controlaram a partida por quatro quartos, mas relaxou na partida e encheu o adversário de esperança.

No último período de jogo, os mineiros seguiam melhor na partida. O Vitória entrou muito desligado e a vantagem só aumentava. Um certo desespero começou a rondar a equipe baiana. O ginásio em Salvador passou a ficar mais quieto e apreensivo. Roquemore seguia arremessando de todos os lados da quadra e o Vitória se afundava em ataques desperdiçados, lances livres errados e faltas bobas no ataque.

Com menos de cinco minutos para o término da partida, o Minas mantinha uma vantagem de oito pontos, administrava a vantagem e ampliava o desespero do time baiano. A bola de longa distância não caía, e o garrafão de Minas impedia as infiltrações.

Teichmann e Wesley dominavam o garrafão de Minas. O tempo passava e o Vitória não conseguia encostar no placar. Até que Dawkins fez uma jogadaça, deixou o marcador no chão e matou uma bola de três. Na sequência, Minas errou no ataque e Maique cortou a vantagem mineira para apenas três pontos.

O Ginásio de Cajazeiras explodiu em alegria. O Vitória estava vivo na partida. Minas administrou muito cedo e fomentou a reação do rival. Não deu outra, Minas desperdiçou outro ataque e Okorie enfiou uma bola de três, a bola do empate em 78 a 78.

Pressionado, o Minas ainda teve dois lances livres, mas Wesley errou os dois. A última posse ficou com o Vitória, mas André segurou muito a bola e o ataque não resultou em nada, o que levou a partida para o tempo extra.

E nada melhor do que abrir a prorrogação com uma bola de três. Dawkins, ele de novo, fez outra de três e Minas sentiu o baque. Maique cravou outra bola e o Vitória abriu cinco de vantagem no tempo extra. Incrível como o Minas veio mal. Só depois de três minutos na prorrogação, Roquemore fez dois lances livres e Minas pontuou.

E quem passou a administrar a vantagem foi o Vitória. Mas esse jogo provou que sentar com a vantagem no placar não daria certo. Minas foi pra cima e deixou a partida em 85 a 85. Fim da primeira prorrogação.

Wesley, que poderia ter ganhado o jogo no tempo regular, começou a segunda prorrogação com tudo, fez 11 pontos e a equipe mineira sentiu que a vitória estava pertinho. Mas o time do Vitória é valente e não desistiu do jogo. Roquemore teve a chance de matar a partida, mas errou o lance livre e Dawkins forçou a terceira prorrogação ao atravessar toda a quadra e completar com uma bandeja.

No último tempo extra, o time mineiro se aproveitou do nervosismo adversário, soube pontuar e levou a melhor. Ufa, que partida dos dois times. Após quatro períodos e três tempos extra, Minas está nas quartas do NBB.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Basquete