Siga o OTD

Basquete

Flamengo bate Vitória e assume a liderança na última rodada

Staff / Flamengo

Flamengo conquista resultado positivo em casa conta o Vitória e tira a liderança do Paulistano na última rodada do NBB; Outros seis confrontos ocorreram nesta terça.

O Flamengo é no novo líder do NBB. Na última rodada da primeira fase, na noite desta terça-feira, o Mengão bateu o Universo/Vitória por 89 a 75 e  assumiu a ponta do campeonato após derrota do Paulistano. A partida foi realizada na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. Esta é a sexta vez em que o clube da Gávea fecha a fase de classificação como primeiro colocado, sendo a equipe que mais vezes ficou com a liderança na história da competição.

 

Marquinhos e Marcelinho foram os caras da vitória flamenguista. O camisa 11 foi o cestinha do jogo, com 22 pontos (6/10 nos arremessos de quadra), e ainda pegou oito rebotes. Já o capitão marcou 18 pontos e ainda contribuiu com seis rebotes e quatro assistências.

Maior reboteiro da história, Olivinha se tornou o sexto jogador a chegar aos cinco mil pontos no NBB. Com sua primeira cesta na partida, o ala/pivô atingiu a marca e igualou o feito conquistado apenas por Shamell, Marquinhos, Alex Garcia, Marcelinho e Giovannoni. O camisa 16 totalizou quatro pontos e três rebotes no jogo.

Durante o primeiro quarto, Varejão recebeu passe de Ramon e acertou sua primeira bola de 3 pontos na competição . Em toda sua carreira na NBA, que durou quase 15 anos, o pivô converteu apenas um arremesso de longa distância. “Eu sei qual é meu papel dentro do time é não é chutar de fora. Mas de vez em quando a gente arrisca e espero que continue caindo (risos)”, disse Varejão, que fechou a partida com um duplo-duplo de 13 pontos e 11 rebotes.

“Agora que estou começando a sentir que o ritmo ta chegando. Fique muito tempo sem jogar e precisava desses jogos para chegar bem nos playoffs. Agora vamos ter duas semanas de treinos e vou fazer bastante 5×5 para chegar com ritmo bom aos playoffs”, completou o pivô, que disputou 13 jogos neste NBB CAIXA, com médias de 9,5 pontos e 7,6 rebotes por jogo.

Com dores na costela, o pivô Murilo Becker desfalcou o Vitória nesta terça-feira. No entanto, o atual campeão do Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas não será problema para os playoffs.

Caxias põe fim a série invicta do Paulistano

O Banrisul/Caxias fechou a fase de classificação com uma vitória gigante. E uma campanha também. Atuando em casa, a equipe gaúcha colocou fim à sequência de 22 vitórias do Paulistano/Corpore, de maneira dramática, por 81 a 80. Com as derrotas de Bauru e Vasco, o Caxias terminou na quarta colocação do NBB, seu melhor desempenho na história da competição. Já o Paulistano, com o revés, perdeu a liderança para o Flamengo. Ambas as equipes estão garantidas nas quartas de final da competição.

 

Depois de ficar quase dois meses na liderança, o Paulistano foi ultrapassado pelo Flamengo, que venceu na rodada desta terça, e encerrou a fase de classificação na segunda posição. A campanha final foi de 24 vitórias (22 seguidas) nos 28 jogos disputados e a vice-liderança é o melhor desempenho na história do clube.

Sesi Franca atropela Botafogo

Terminando na terceira colocação do NBB, o Sesi Franca venceu, de forma tranquila, o Botafogo. Com grande atuação, principalmente no segundo quarto, o time do interior paulista bateu o rival carioca, por 104 a 67, nesta terça-feira, no Ginásio Pedrocão.

 

Já confirmados na terceira e 12ª colocação, Franca e Botafogo, respectivamente, cumpriram tabela nesta última rodada. Com mais este triunfo, o time do interior paulista encerrou a fase de classificação com sua melhor campanha na história do NBB, de 22 resultados positivos e seis negativos. Já o Botafogo teve retrospecto de sete vitórias e 21 derrotas em sua primeira temporada na competição.

 Enquanto o Franca aguarda seu adversário na fase quartas de final, que sairá do confronto entre Sendi/Bauru Basket (6º) e Vasco da Gama (11º), o Botafogo já terá duro duelo nas oitavas. O alvinegro carioca inicia sua caminha nos playoffs diante do quinto colocado e atual campeão da competição, Banrisul/Caxias do Sul.

Minas vence confronto direto com Solar Cearense

Minas Tênis Clube e Solar Cearense protagonizaram o único confronto direto da última rodada da fase de classificação. E no final, os mineiros levaram a melhor. Na noite desta terça-feira, a equipe do técnico Espiga contou com atuação decisiva no terceiro período e venceu por 75 a 63. Com isso, o time mineiro manteve o nono lugar e ficou dependendo do resultado do Pinheiros para definir sua posição.

Com o resultado, o Minas encerrou sua participação na primeira fase do NBB CAIXA com campanha de 14 vitórias e 14 derrotas (50% de aproveitamento). No momento, o time mineiro permanece em nono, mas subirá sétimo caso o Pinheiros seja derrotado pelo Mogi das Cruzes/Helbor na sexta-feira (30). Se isso não acontecer, permanecerá em nono.

Enquanto isso, o Solar Cearense ficou com a décima colocação na fase de classificação, com campanha de 12 vitórias e 16 derrotas (42,8% de aproveitamento). Agora, a equipe do técnico Alberto Bial aguardará a definição de quem ficará com o sétimo lugar para conhecer seu adversário nas oitavas de final, que será Pinheiros ou o próprio Minas.

Pinheiros vence lanterna Liga Sorocabana

Os dois próximos adversários do Mogi das Cruzes – que tem dois jogos a menos no NBB devido a disputa da Liga das Américas – se enfrentaram nesta terça. Melhor para o time paulista que, encasa, construiu a vitória por 80 a 69 contra o lanterna da competição, já rebaixada. O Pinheiros está na sétima colocação e precisa de uma vitória cotra o Mogi para seguir nela. Caso perca, Minas Tênis Clube e Vitória passarão a sua frente.

Vasco supera Bauru e equipes se enfrentam nas oitavas

O Vasco venceu o Bauru no Ginásio Panela de Pressão por 88 a 83. A partida foi válida pela última rodada da fase classificatória do NBB. As equipes se reencontrarão nos playoffs, já que o Dragão terminou na sexta colocação e o time carioca, na 11ª.

Encerrando a rodada final, o Joinville bateu o Campo Mourão por 83 a 81. Ambas as equipes estão fora dos playoffs do NBB. Terminando na vice-lanterna da competição, o Campo Mourão, assim comoa Liga Sorocabana, foi rebaixado e disputará a Liga Ouro na próxima temporada.

Mais em Basquete