Siga o OTD

Basquete

Com virada no fim, Botafogo vence confronto contra Joinville

LNB

Botafogo vence duelo contra Joinville no último quarto da partida e entra no grupo de classificação para os playoffs do NBB.

Botafogo e Joinville entraram em quadra na noite desta terça-feira, no Ginásio Oscar Zelaya, para um duelo mais do que direto pela 12ª colocação, última posição dentro da zona dos classificados aos playoffs. No final, deu Fogão. Com ampla superioridade no último quarto, o time carioca venceu por 88 a 77 e assumiu a posição dentro do G-12.

Com o resultado, o Botafogo igualou a campanha do Joinville, então 12º colocado, e conseguiu a ultrapassagem graças ao saldo de pontos da vitória desta terça-feira (11 pontos), que superou a diferença da derrota sofrida do primeiro turno (5 pontos). O clube do Rio de Janeiro garantiu a vantagem em caso de empate de campanhas contra seu rival ao final da fase de classificação.

Apesar da ultrapassagem, nem tudo está perdido para o Joinville. Para ir aos playoffs, a equipe catarinense precisará terminar a fase de classificação com uma vitória a mais do que o Botafogo, que terá mais quatro jogos pela frente: Caxias e Flamengo em casa, e Bauru e Franca fora de casa. Já o time de Santa Catarina terá mais três jogos até o final da primeira fase: Vasco fora de casa e Paulistano e Campo Mourão em casa. Ou seja, precisa torcer para os botafoguenses perderem pelo menos dois dos quatro jogos que terá pela frente.

O Botafogo fechou o terceiro período perdendo (65 a 64), mas tratou de resolver a parada nos dez minutos finais. Com corrida de 9 a 0 nos três primeiros minutos da parcial, a equipe da casa deixou a situação favorável e contou com a mão certeira de Jamaal e Guga para frear as tentativas de reação do Joinville, que não conseguiu deixar a diferença menor do que quatro pontos.

Para sair de quadra com a vitória, o Botafogo contou com um forte jogo coletivo, mas três atletas merecem destaque: o armador Jamaal, autor de 17 pontos, sendo nove deles no último quarto, além de oito assistências e seis rebotes (27 de eficiência), o ala Gabriel, com 18 pontos (3/5 nas bolas de 3) e o armador Guga Ceccato, que registrou dez pontos, sendo cinco no último quarto, e três assistências.

O próximo compromisso do Botafogo será nesta quinta-feira, contra o Banrisul/Caxias Basquete, novamente no Ginásio Oscar Zelaya, às 20 horas. No mesmo dia e horário, o Joinville medirá forças com o Vasco da Gama, em São Januário, também no Rio de Janeiro.

Mais em Basquete