Siga o OTD

Basquete

Olivinha comanda, Fla bate Franca e força jogo 4 nas finais do NBB

Mesmo com a ‘cabeça rachada’, Deus da Raça marca 27 pontos, pega sete rebotes e mantém vivo o sonho do tricampeonato rubro-negro. Franca, porém, segue por uma vitória e agora joga duas em casa

Olivinha basquete flamengo franca finais nbb
Olivinha marcou 27 pontos, maior marca dele na temporada (Paula Reis/CRF)

O Flamengo venceu Franca por 81 a 75 na tarde deste sábado (4), no Maracanãzinho, Rio de Janeiro, e conseguiu manter-se vivo nas finais da temporada 2021/2022 do NBB. Com o resultado, o Rubro-Negro, atual bicampeão do torneio, reduziu para 2 jogos a 1 a vantagem dos rivais na série melhor de cinco que vale o troféu deste ano. Olivinha, o Deus da Raça, foi o nome do jogo com 27 pontos, cestinha do duelo com a maior marca dele em toda a temporada, além de pegar sete rebotes. Isso tudo mesmo terminando o jogo com a “cabeça rachada”.

Apesar da vitória, a missão do Flamengo ainda é difícil nas finais do NBB, já que precisa ganhar os dois próximos jogos para ficar com o tricampeonato. O confronto agora volta para o lendário Ginásio do Pedrocão, em Franca, onde os donos da casa ainda não perderam nesta temporada. O Jogo 4 será quinta-feira (9) e o Jogo 5, caso necessário, é sábado (11). Acompanhe tudo ao vivo aqui pelo OTD. Vale lembrar que o time da cidade do interior paulista, chamada de capital do basquete brasileiro, nunca venceu o NBB apesar de já ter sido campeão nacional 11 vezes.

Primeira da temporada

A vitória deste sábado foi apenas a primeira do Flamengo sobre Franca em toda a temporada do NBB. Na fase de classificação, os paulistas fizeram a melhor campanha com 29 vitórias em 32 jogos, sendo duas delas contra o Rubro-Negro, uma em casa e outra fora. Agora nas finais, Franca venceu o primeiro duelo jogando em seu ginásio e o segundo como visitante, no Maracanãzinho. Os cariocas ficaram em segundo na fase de classificação com 26 vitórias e seis derrotas.

Mão na taça

À vontade em pleno Maracanãzinho lotado, Franca começou amassando o Flamengo e abriu logo 7 a 0. Os anfitriões reagiram rápido e não apenas conseguiram igualar o marcador no 11 a 11 como viraram no 16 a 13. Os visitantes, porém, eram melhores, especialmente na defesa, e voltaram a abrir sete de frente no 28 a 21 não perdendo mais o comando do placar até o final dos vinte minutos iniciais. No último minuto, Franca conseguiu abrir 39 a 30, mas os Rubro-Negros emplacaram uma corrida de 6 a 0 para ir para os vestiários apenas uma posse atrás. Foi aí que eles começarem a mudar a história do jogo 3 das finais do NBB.

Mengão vivo

Na volta do intervalo, o Flamengo foi pra cima e logo virou o marcador no 45 a 43 em meio a uma sequência que só parou no 51 a 43. O placar do terceiro quarto foi 20 a 10 para o Mengão. Dali em diante, os anfitriões tomaram conta de vez do jogo e, empurrados pela torcida, chegaram a colocar nove de frente no 71 a 62. Franca ainda esboçou uma reação, mas nada que fosse o suficiente para ameaçar a vitória do Flamengo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete