Siga o OTD

Basquete

Franca cala o Morumbi e força terceiro e decisivo jogo na final do Paulista

Atual campeão paulista vai bem na defesa e nas bolas de três, vence o São Paulo em sue ginásio por 75 a 66 e força o 3º jogo

A decisão do Campeonato Paulista de basquete masculino de 2021 terá uma terceira e decisiva partida. Nessa segunda-feira (18, no Ginásio do Morumbi, o São Paulo recebeu o Franca com presença de público e se sagraria campeão paulista em caso de vitória. No entanto, a equipe do interior mostrou porque é tri campeã estadual. Marcando bem e acertando os arremessos de três, venceu por 75 a 69.

O grande destaque do Franca foi Lucas Mariano. O jogador anotou 21 pontos e foi fundamental no 2º tempo. Com 16 e letal nos arremessos de três pontos, Scala também ajudou a construir a vitória. Pelo lado do São Paulo, Bennett fez 17 pontos e Marquinhos 20, mas ambos pecaram nos minutos finais.

Franca foi melhor defensivamente e brilhou nas bolas de três, abrindo 12 pontos de vantagem no intervalo. No 3º quarto, Bennett liderou reação e fez o São Paulo ir aos 10 minutos finais perdendo apenas por três pontos. Uma outra performance ruim igual a do primeiro quarto foi decisivo, fazendo a equipe francana forçar o jogo 3, que também será realizado nessa quarta-feira (20), novamente no Ginásio do Morumbi, às 18h. Você poderá assistir ao vivo no Olimpíada Todo Dia.

Na última sexta-feira (16), Franca e São Paulo iniciaram a série de melhor de três jogos valendo o título da competição estadual. Em uma partida equilibrada do início ao fim, o Tricolor bateu francanos em seu próprio ginásio por 66 a 64.

+Tabela do Paulista de basquete masculino

O jogo

As duas equipes começaram errando muito. A partir da metade final do quarto, o Franca se acertou nas marcação e contou com os arremessos de três de Scala, autor de 11 pontos. Foram cinco bolas de três em 10 minutos. A equipe francana terminou o 1º quarto vencendo por 23 a 15.

O São Paulo seguiu sem se encontrar no 2º quarto. Marcando apenas 2 pontos em 4 minutos e vendo o rival se aproveitar de seus erros, Franca abriu 33 a 17, forçando Cláudio Mortari a pedir tempo. A equipe voltou levemente melhor, mas as bolas de três de Franca seguiram caindo e o Franca abriu 20 de vantagem. Nos 2 minutos finais, Bruno Caboclo acordou, anotou sete pontos e reduziu a diferença. Ainda assim, Franca foi aos vestiários vencendo por 46 a 34.

Na volta do intervalo, Bennett liderou uma arrancada do São Paulo, que reduziu diferença para 5 pontos. Só não conseguiu tirar mais porque Lucas Mariano seguiu inspirado. Uma falta antidesportiva de Georginho e outra em Marquinhos na sequência deu quatro pontos seguidos ao Tricolor e deixou a diferença apenas uma posse de bola atrás.

Últimos 10 minutos

A torcida do São Paulo no Ginásio do Morumbi voltou a pulsar. O time, no entanto, desperdiçou chances de igualar o placar e até passar na frente. O jogo estava muito nervoso, e os últimos 5 minutos terminaram com 8 pontos de vantagem após Scala fazer sua quarta bola de três no jogo. Uma falta infantil antidesportiva levou a diferença de novo a 11 pontos. Seguidos erros e bom aproveitamento de Franca fecharam o jogo

As campanhas

Atual tricampeão do Paulista de basquete masculino, o Franca chega à quinta final consecutiva da competição, tendo sido vice em 2017 e conquistado a taça nos três anos seguintes. Assim, além de buscar o tetracampeonato, a equipe quer faturar o 15º título do torneio em sua história.

Para chegar à final, o Franca superou o Bauru na semi e o Mogi das Cruzes nas quartas, vencendo os dois primeiros jogos de ambas as série. Antes, na fase de grupos e de realinhamento, o time terminou em segundo lugar, com derrota e vitória, respectivamente, diante do São Paulo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Do outro lado, o Tricolor chega à final do Paulista pela primeira vez desde que voltou a ter um time masculino de basquete, em 2019. Nesta edição, o São Paulo terminou em primeiro na fase de grupos e de realinhamento, com seis vitórias e apenas duas derrotas. Nas quartas e na semi, a equipe venceu por 2 a 0 as séries contra o Rio Claro e o Pinheiros, respectivamente.

Confira os jogos da final:

14/10 – 18h – Sesi Franca x São Paulo (Pedrocão)

18/10 – 18h – São Paulo x Sesi Franca (Morumbi)

20/10 – 18h – São Paulo x Sesi Franca (Morumbi) – se necessário

Mais em Basquete