Siga o OTD

Basquete

A dois segundos do fim, São Paulo vence a 1ª partida da final do Paulista

Armador Coelho cala o Pedrocão com arremesso de três e deixa o Tricolor a uma vitória do título estadual

A decisão do Campeonato Paulista de basquete masculino de 2021 começou com tudo Nesta sexta-feira (15), Franca e São Paulo iniciaram a série de melhor de três jogos valendo o título da competição estadual. Em uma partida equilibrada do início ao fim, o Tricolor bateu os donos da casa por 66 a 64.

+Tabela do Paulista de basquete masculino

A partida foi muito disputada e teve grandes destaques. O armador Georginho, ex-atleta do São Paulo e hoje no Franca, foi o cestinha da partida com 22 pontos e ainda contribuiu com 11 rebotes. Pelo lado do Tricolor, seis atletas – Tyrone, Bennett, Coelho, Marquinhos, Caboclo e Márcio – anotaram ao menos 10 pontos. Marquinhos liderou com 18.

O herói, no entanto, foi Coelho, que pegou um rebote ofensivo no fim e fez uma bola de três pontos de muito longe, calando o Pedrocão e a torcida de Franca.

A segunda partida da final do Paulista ocorre na segunda-feira (18), no Ginásio do Morumbi, em São Paulo, com transmissão ao vivo do Olimpíada Todo Dia.

São Paulo bate o Franca na 1ª final do Paulista de basquete masculino
(Marcos Limonti / SFB)

O jogo

O primeiro tempo foi extremamente equilibrado. O São Paulo tentou abrir vantagem nos primeiros minutos, mas graças a grande partida de Georginho e David Jackson, a equipe de Franca encostou e chegou a passar na frente do marcador. Houve enterradas e lindos arremessos de ambos os lados. A vantagem de Francafoi de 36 a 34.

O destaque da primeira etapa foi Georginho, com 16 pontos e 7 assistências.. Pelo lado Tricolor, Marquinhos e Bruno Caboclo contribuíram com 11 pontos cada.

No terceiro período, a defesa do São Paulo voltou melhor e parou as ofensivas francanas. Marquinhos, Caboclo e Tyrone levaram a diferença a 10 pontos. Após pedido de tempo do técnico Helinho, Franca se ajustou e marcou sete pontos consecutivos. Ao final de meia hora de bola em jogo, a vantagem era de 51 a 48 a favor do São Paulo.

O equilíbrio seguiu nos 10 minutos finais. Marquinhos tentou fazer o São Paulo disparar, mas David Jackson e Georginho novamente impediram. Faltando apenas três minutos para o fim, a vantagem de Franca era de 61 a 59. Lucas Dias fez linda bola no gancho a 29 segundos do fim colocou a vantagem para o time da casa em 64 a 63.

Na jogada seguinte, o São Paulo errou o arremesso e a torcida começou a comemorar. Mas o armador Coelho pegou o rebote ofensivo. De muito longe, o jogador acertou a bola de três pontos a 2 segundos do fim e deixou a diferença em 66 a 64. Na saída de bola seguinte, Franca errou o passe e o jogo foi definido na roubada de bola.

As campanhas

Atual tricampeão do Paulista de basquete masculino, o Franca chega à quinta final consecutiva da competição, tendo sido vice em 2017 e conquistado a taça nos três anos seguintes. Assim, além de buscar o tetracampeonato, a equipe quer faturar o 15º título do torneio em sua história.

Para chegar à final, o Franca superou o Bauru na semi e o Mogi das Cruzes nas quartas, vencendo os dois primeiros jogos de ambas as série. Antes, na fase de grupos e de realinhamento, o time terminou em segundo lugar, com derrota e vitória, respectivamente, diante do São Paulo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Do outro lado, o Tricolor chega à final do Paulista pela primeira vez desde que voltou a ter um time masculino de basquete, em 2019. Nesta edição, o São Paulo terminou em primeiro na fase de grupos e de realinhamento, com seis vitórias e apenas duas derrotas. Nas quartas e na semi, a equipe venceu por 2 a 0 as séries contra o Rio Claro e o Pinheiros, respectivamente.

Confira os jogos da final:

14/10 – 18h – Sesi Franca x São Paulo (Pedrocão)

18/10 – 18h – São Paulo x Sesi Franca (Morumbi)

20/10 – 18h – São Paulo x Sesi Franca (Morumbi) – se necessário

Mais em Basquete