Siga o OTD

Basquete

Pinheiros vence Paulistano no Derby e leva o 4º título da LDB

No Derby dos Jardins, o invicto Pinheiros conquista o 3º título de maneira consecutiva

Pinheiros vence Paulistano e é campeão da LDB 2021
João Pires/LNB

A bola subiu para a decisão da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), disputada no Ginásio Antonio Prado Jr., sede do Club Athletico Paulistano. Os favoritos Pinheiros e Paulistano se enfrentaram na decisão e o Pinheiros levou a melhor: 70 a 61.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Com o resultado, o Pinheiros conquistou seu 4º título da LDB, o 3º de maneira consecutiva. Pelo segundo ano seguido, o título foi conquistado de maneira invicta. Foram 15 triunfos em 15 jogos para o tradicional clube da cidade de São Paulo, com média de 105 pontos por jogo no ataque e 59 pontos sofridos na defesa.

O destaque da final foi o pinheirense Gui Abreu fez 10 pontos, 14 rebotes, duas assistências, cinco bolas recuperadas e 22 de eficiência.

O melhor jogador da LDB (MVP) foi o pivô Dikembe, que chegou recentemente do Bauru para a equipe do Pinheiros. O atleta recebeu o troféu de Gustavinho, novo técnico da seleção brasileira de basquete e que lançou o jogador no mundo da bola laranja.

O líder de rebotes da LDB foi Serjão, do Cerrado. O melhor em assistências foi Jean, do Corinthians, 7º colocado da LDB.

Os times voltarão a se encontrar, dessa vez pelas quartas de final do Campeonato Paulista masculino de basquete.

O caminho para o título

Com a vitória sobre o Minas Tênis Clube pelo placar de 84 a 63 na semifinal da LDB 2021, o Pinheiros confirmou sua classificação para a grande final. Cotados como um dos favoritos desde o início do campeonato, os paulistas confirmaram as expectativas e vão para sua terceira decisão consecutiva.

Um dos principais destaques da equipe campeã do Pinheiros foi o elenco recheado de opções talentosas e experientes, com jogadores que já possuem passagens pelo adulto, premiações individuais e inclusive títulos de LDB. A grande maioria dos atletas do grupo pinheirense estava presente nos dois últimos títulos do clube na competição, em 2018 e 2019. Na época, ainda mais jovens, peças como Gabi Campos, Buffat e Danilo Sena puderam evoluir ainda mais o seu jogo.

Como já reforçado anteriormente, a invencibilidade do Pinheiros na LDB não vem somente desta edição, em que venceram os 14 jogos disputados, mas também de edições anteriores. A última derrota do time se deu em 2018, no qual apesar os campeões, sofreram alguns revezes.

+ Brasil brigará com 15 países por 12 vagas no Mundial de Sydney 2022

A classificação para a final se deu em uma grande partida contra o Minas. Apesar de bater de frente com uma equipe talentosa e aguerrida, o Pinheiros conseguiu manter o controle do jogo, defender bem as investidas adversárias e capitalizar diversos pontos no ataque.

+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

“Eu sempre penso no momento presente. Em primeiro lugar, somos agraciados por fazer o que gostamos. Faz parte jogar bem ou jogar mal, estamos muito bem preparados pro jogo de amanhã e o jogo de hoje ficou aqui. Analisamos o que aconteceu e vamos tentar sempre melhorar”, disse David Pelosini, treinador do Pinheiros.

Pinheiros vence Paulistano em casa e leva o 4º título da LDB
Pinheiros vence Paulistano em casa e leva o 4º título da LDB (twitter/ NBB)

Franca fica em 3º lugar

Após uma dura derrota para o Paulistano na semifinal da última sexta-feira (02/10), a equipe do interior paulista respondeu bem ao resultado negativo e terminou sua participação no maior campeonato de base do país de forma positiva.

”Fico orgulhoso da forma que terminamos a competição. Sabíamos que os favoritos eram Pinheiros e Paulistano, mas chegamos perto de quebrar uma dessas hegemonias e fazer a final. Nisso ficou a frustração, até por isso demoramos para engrenar hoje. A parte emocional deu um pouco de trabalho hoje, mas os garotos se superaram e estou orgulhoso deles” afirmou o treinador Pablo Costa.

LDB Sesi Franca - 3º lugar
(João Pires/LNB)

Mais em Basquete