Siga o OTD

Basquete

Rivais de longa data, Pinheiros e Paulistano vão decidir título da LDB 2021

A quadra vai ferver na final da LDB entre Pinheiros e Paulistano

pinheiros LDB basquete
Pinheiros alcança a classificação para a Final após vencer o Minas (João Pires/LNB)

A bola subiu para quatro jogos da Fase Final do Campeonato Brasileiro Interclubes 2021 – a LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), que está sendo disputada no Ginásio Antonio Prado Jr., sede do Club Athletico Paulistano. Os favoritos Pinheiros e Paulistano venceram suas respectivas partidas e vão decidir o título. Detalhe, ambos estão invictos.

O Pinheiros vai atrás do tricampeonato da LDB, enquanto o Paulistano está louco atrás do bicampeonato. A final é neste sábado (02), às 18h (horário de Brasília). Os derrotados Minas Tênis Clube e Franca vão jogar pelo 3º lugar.

Já nas duas outras partidas desta sexta (1), o Cerrado bateu Corinthians e o Rio Claro perdeu para o São Paulo. Diante destes resultado, Cerrado e São Paulo jogam pelo 5º lugar. Corinthians e Rio Claro se enfrentam pelo 7º lugar da LDB 2021.

+ Brasil brigará com 15 países por 12 vagas no Mundial de Sydney 2022

Atrás do tri

Com a vitória sobre o Minas Tênis Clube pelo placar de 84 a 63 na semifinal da LDB 2021, o Pinheiros confirmou sua classificação para a grande final. Cotados como um dos favoritos desde o início do campeonato, os paulistas confirmaram as expectativas e vão para sua terceira decisão consecutiva.

Um dos principais destaques desse Pinheiros é o elenco recheado de opções talentosas e experientes, com jogadores que já possuem passagens pelo adulto, premiações individuais e inclusive títulos de LDB. A grande maioria dos atletas do grupo pinheirense estava presente nos dois últimos títulos do clube na competição, em 2018 e 2019. Na época, ainda mais jovens, peças como Gabi Campos, Buffat e Danilo Sena puderam evoluir ainda mais o seu jogo.

Como já reforçado anteriormente, a invencibilidade do Pinheiros na LDB não vem somente desta edição, em que venceram os 14 jogos disputados, mas também de edições anteriores. A última derrota do time se deu em 2018, no qual apesar os campeões, sofreram alguns revezes.

A classificação para a final se deu em uma grande partida contra o Minas. Apesar de bater de frente com uma equipe talentosa e aguerrida, o Pinheiros conseguiu manter o controle do jogo, defender bem as investidas adversárias e capitalizar diversos pontos no ataque.

“Eu sempre penso no momento presente. Em primeiro lugar, somos agraciados por fazer o que gostamos. Faz parte jogar bem ou jogar mal, estamos muito bem preparados pro jogo de amanhã e o jogo de hoje ficou aqui. Analisamos o que aconteceu e vamos tentar sempre melhorar”, disse David Pelosini, treinador do Pinheiros.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

De olho no bi

O Paulistano assegurou uma vaga na Final da LDB 2021 com um toque especial ao vencer o Franca por 73 a 65.

“Com certeza ficou um gosto amargo em 2019. Foi em casa e tínhamos um time forte, mas sem a energia que temos hoje. Entramos fortes, com fome de revanche, todo mundo joga bem com o sangue fervendo e com esse gostinho a mais’’, comentou o ala Anderson Barbosa, um dos destaques da equipe do Paulistano na atual edição da Liga de Desenvolvimento.

Mas garantir a classificação não foi tarefa fácil. Para chegar à final do maior campeonato de base do país foi necessário manter a invencibilidade construída durante todo o campeonato e também superar o sistema montado pela forte equipe francana, de campanha de 11 vitórias em 13 jogos na competição.

paulistano LDB basquete
Paulistano venceu os 14 jogos que disputou até aqui na LDB (João Pires/LNB)

O duelo desde o início foi marcado pela intensidade das duas equipes, principalmente na defesa. A vibração e a vontade presentes em quadra tornaram o jogo emocionante do início ao fim, especialmente do 3º quarto em diante, momento no qual os dois times alternaram a liderança do placar.

O equilíbrio se manteve até os minutos finais do último quarto, porém, o elenco do Paulistano fez valer a experiência nos momentos decisivos da partida e fechou o confronto com a vitória e a tão sonhada vaga na Final.

“Infelizmente perdemos no outro ano, mas o basquete é assim. Aquilo já foi e temos que aprender com nossos erros. O que faltou naquele ano foi um pouco mais de vibração e companheirismo, que foi o diferencial dessa vez. Ás vezes estamos mal, mas o banco sempre nos incentiva. As coisas simples fazem muita diferença’’ analisou o ala Jonatan, um dos líderes do elenco.

Na prorrogação

Com direito ao tempo extra para deixar o jogo ainda mais emocionante, o Cerrado venceu o Corinthians por 88 a 84 e garantiu a presença na disputa da 5ª colocação da LDB 2021. O jogo foi acirrado desde o pulo bola, mas no tempo extra o Cerrado conseguiu uma boa vantagem, segurou bem o alvinegro e venceu o jogo.

O primeiro quarto de jogo foi extremamente equilibrado, com ambas as equipes se entregando na marcação e alternando o tempo inteiro na liderança do placar. Ao final do segundo período, a equipe do Cerrado possuía uma leve vantagem e vencia por 44 a 41.

Já no terceiro quarto, a equipe brasiliense firmou sua marcação e contou com a boa ação dos seus jogadores, pontuarem bem no ataque e finalizaram a parcial em 17 a 13. No período decisivo, porém, foi a vez do Corinthians tomar conta das ações de jogo, acertar sua defesa e empatar o placar em 79 a 79 no estouro do cronômetro, levando a partida para a prorrogação.

cerrado LDB
Cerrado é o primeiro classificado para a disputa de 5° lugar (João Pires/LNB)

No quinto período, ambas as equipes entraram com o foco na defes. Mas nesse cabo de guerra quem se deu melhor foi o Cerrado, que aproveitou os erros do alvinegro para capitalizar pontos importantes na tábua de ataque, abrindo uma boa vantagem que se sustentou até o final da partida.

+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

Retomada

O São Paulo reencontrou o caminho da vitória dentro da LDB ao enfrentar o Rio Claro. A partida, que terminou com um placar de 81 a 72 favorável ao tricolor paulista, definiu o segundo time que irá disputar a 5ª colocação da LDB 2021.

O primeiro quarto de jogo foi levemente favorável ao São Paulo, que além de conseguir acertar bastante no ataque, seja nas infiltrações ou nas bolas do perímetro, apertou muito bem na defesa e limitou as investidas do time de Rio Claro. Ao final do segundo quarto, o São Paulo já vencia o jogo por 45 a 33.

são paulo ldb
Time do São Paulo comemorando (João Pires/LNB)

No segundo tempo de jogo, os Rio Clarenses voltaram mais centrados na partida e com uma entrega maior na defesa. Com isso, o São Paulo sentiu mais dificuldade na hora de converter chutes em pontos, mas graças a ótima vantagem imposta no primeiro tempo de jogo o conseguiu rodar bem a equipe e manter o placar sob seu controle. No fim, o tricolor fechou o jogo sem muitas preocupações, apenas administrando a diferença imposta.

Os destaques do São Paulo na partida foram o armador Pedro Rodrigues, que conseguiu 15 pontos, três rebotes e três assistências, o ala Matheus Bernardo, que anotou 21 pontos, quatro rebotes e três assistências, e o pivô Rafael Bibiano, que marcou 17 pontos e nove rebotes.

Mais em Basquete