Siga o OTD

Basquete

Pinheiros e Paulistano seguem invictos, Franca e Minas também vencem na LDB

Principal campeonato de base, LDB inicia Fase Final com quatro grandes jogos

LDB pinheiros basquete
Paulo Scheuer, do Pinheiros, um dos cestinhas da LDB 2021 (João Pires/LNB)

Foi dada a largada para a Fase Final do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2021. Quatro jogos agitaram o primeiro dia no Ginásio Antonio Prado Jr, na cidade de São Paulo.

Pinheiros e Paulistano mantiveram a invencibilidade na competição e começaram a fase final com o pé direito, Franca conseguiu uma boa vitória frente o Corinthians e o Minas decidiu o jogo contra o Cerrado nos últimos minutos do quarto decisivo.

A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é a maior competição de basquete de base do país, organizada pela Liga Nacional de Basquete com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes. A idade máxima é de 22 anos.

+ Confira as principais notícias sobre a modalidade

Pinheiros estreia com autoridade

Para abrir com grande estilo a Fase Final, o atual campeão da LDB, Pinheiros, conseguiu uma boa vitória frente a equipe do Rio Claro, pelo placar de 118 a 69. A equipe pinheirense conseguiu uma boa vantagem no primeiro quarto e controlou bem as ações do jogo até o final da partida.

O primeiro período foi de amplo domínio do Pinheiros, que começou o jogo abrindo uma vantagem de 18 a 0, com direito a diversas jogadas plásticas e enterradas. Ao final do segundo quarto, a equipe da capital paulista vencia pelo placar de 57 a 31. 

Durante o segundo tempo de jogo, a equipe do Pinheiros rodou bastante o seu elenco, mas manteve a boa vantagem. A equipe do Rio Claro, apesar de buscar sempre o jogo, esbarrou na forte rotação da equipe adversária, que além de atacar muito bem, montou um ótimo sistema defensivo.

Entre os diversos destaques da forte equipe do Pinheiros, Paulo Scheuer, pivô da equipe, foi um dos que mais chamaram a atenção, pois além de contribuir com 32 pontos, protagonizou diversas enterradas ao longo da partida.

”Isso mostra como a gente tá focado, entregar tudo. Nós estamos trabalhando bastante, nosso foco é entrar em quadra e dar o nosso melhor. Nós fazemos um trabalho físico pra poder jogar bem assim, para fazer essas diversas jogadas, e assim, hoje foi eu quem me destaquei, mas amanhã pode muito bem ser outra pessoa”, comentou Paulo Scheuer.

Além do Paulo, outros cinco jogadores ultrapassaram a casa dos dois dígitos de pontuação, como o armador Gabi Campos (15), os alas Gui Abreu (19) e Silva (11), e os pivôs Dikembe (14) e Maicon Douglas (10). Sem duvidas nenhuma o bom trabalho coletivo da equipe do Pinheiros é um fator decisivo para a campanha perfeita até aqui.

Pelo lado do Rio Claro, o armador Gustavo, contabilizou 12 pontos, três rebotes e duas assistências, e foi e vem sendo um dos destaques da equipe do interior na LDB. O ala Fernando, com 11 pontos e seis rebotes também fez uma boa partida.

O Pinheiros começou bem a fase final da LDB, com uma boa vitória, já largando como o primeiro colocado do Grupo D da competição. Pelo lado do Rio Claro as coisas ficaram um pouco mais difícil, pois agora precisa vencer Franca e Corinthians para continuar sonhando com a classificação.

Minas com o pé direito

No segundo jogo do dia, o equilíbrio reinou no duelo entre Minas Tênis Clube e Cerrado Basquete. O jogo foi marcado por dois times que tiveram grande aplicação defensiva e o vencedor só foi decidido nos segundos finais: o Minas começou a Fase Final da LDB com um resultado positivo: 70 a 66.

Nos dois primeiros quartos, a equipe mineira foi levemente superior ao Cerrado e foi ao intervalo vencendo por cinco pontos de vantagem. Na volta dos vestiários, o jogo manteve o padrão de equilíbrio, com o Cerrado cada vez mais perto de alcançar os mineiros na pontuação.

Os últimos minutos da partida foram marcados por muita emoção, já que as duas equipes alternavam na liderança do placar, porém, o Minas foi mais decisivo e levou a melhor.

minas LDB basquete
Gui Santos, ala/pivô do Minas, comandou os mineiros para a vitória (João Pires/LNB)

Comandado pelo ala/armador Gui Santos, o time do Minas contou com grande atuação do jovem jogador, que anotou 22 pontos, 16 rebotes, cinco assistências e 26 de eficiência. Além do grande jogo em números, a história da partida foi contada por Gui Santos – o ala comandou as ações ofensivas do Minas, principalmente no momento decisivo no jogo.

”O time do Cerrado tem muita qualidade, não é atoa que eles eram o segundo do nosso grupo. Foi bom vir aqui e disputar esse grande duelo. Até a metade do terceiro quarto não estávamos muito bem, mas acordamos e conseguimos sair com a vitória” comentou Gui, o cestinha da partida e um dos destaque da LDB.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Além dele, o pivô Augusto (19 pontos e seis rebotes) e o ala Aieser (11 pontos e 13 rebotes) também foram importantes para o triunfo mineiro.

Pelo lado do Cerrado, que fez grande partida e lutou até o final, os melhores foram o ala Daniel Von Haydin (20 pontos, oito rebotes e seis assistências), o armador Robsinho (18 pontos e seis rebotes) e o pivô Serjão com 16 pontos, nove rebotes e quatro tocos.

”Foi uma derrota que doeu muito, com certeza. Nós demos o nosso melhor, foi um jogo muito complicado. Inicialmente, conseguimos obedecer nossa estratégia que era tirar os pontos do Gui Santos, pois sabemos da qualidade dele. No final, ele puxou um pouco mais o jogo e conseguiu fazer umas bolas forçadas, o que não estava nos nossos planos, foi muita qualidade dele.”

”Tiramos de aprendizado que não podemos baixar a cabeça com uma derrota como essa. Vamos enfrentar jogos complicados e passar por isso hoje nos prepara mentalmente para o restante da competição” finalizou o ala Von Haydin.

Paulistano na raça

Paulistano e São Paulo fizeram um jogo extremamente disputado, com uma intensidade que reinou durante os 40 minutos de jogo. Mas, no último quarto, a equipe do CAP se acertou na defesa, melhorou no ataque e saiu com a vitória, pelo placar de 82 a 77.

Apesar de acirrado, o primeiro tempo de jogo foi ligeiramente favorável ao São Paulo, que com sua forte marcação por zona conseguiu inibir as infiltrações e contou com erros do Paulistano no perímetro. Ao final do primeiro tempo, o São Paulo vencia o jogo por 39 a 36.

Se durante o primeiro tempo os nervos ficaram a flor da pele, no segundo tempo isso só se intensificou. Durante o terceiro quarto o tricolor dominou o jogo, conseguiu ótimas investidas no ataque e chegou a colocar 13 pontos de diferença.

No ultimo quarto, porém, a equipe do Paulistano retomou as ações de jogo, foram extremamente assertivos, conseguiram virar e ainda abrir uma vantagem de cinco pontos.

Pelo lado do Paulistano fica difícil de citar apenas um destaque, pois a boa rotação da equipe paulista é um dos principais fatores não só para essa vitória, mas pela boa campanha durante o campeonato. Anderson Barbosa, porém, conseguiu chamar atenção com seus 22 pontos e 15 de eficiência, além de ter acertado a bola de três que virou o jogo. Buiú, armador do CAP, flertou com o triplo duplo durante a partida e terminou com 11 pontos, oito rebotes e sete assistências.

“Sabíamos que seria um jogo difícil, na segunda fase o jogo contra eles foi muito difícil, sabíamos que isso iria se repetir. No primeiro tempo nós entramos mole, mas no vestiário o Betão chamou a gente e voltamos com tudo. Nosso time é isso, é coração e garra, é um por todos e todos por um, então quando a gente teve essa consciência, marcou e o ataque fluiu. A equipe toda mandou bem”, comentou Anderson Barbosa.

No São Paulo, o armador Eugeniusz foi o grande destaque, pois além de conseguir 31 pontos, cinco rebotes e duas assistências, ajudou muito na defesa com seus cinco roubos de bola. Matheus Bernardo, armador, com seus 19 pontos, cinco rebotes e quatro assistências foi outro destaque individual da equipe são-paulina.

“A gente tira um saldo positivo desse jogo. Jogamos três quartos muito bem, mas no ultimo faltou o nosso time ser um pouco mais experiente, ter um pouco mais de maturidade. Mas o nosso time mostrou uma garra e uma grande determinação pra poder ganhar, pra poder classificar e chegar nos quatro finalistas da LDB”, comentou Eugeniuz.

Franca no controle

Sem muitos sustos, a equipe de Franca venceu o Corinthians pelo placar de 79 a 56, com uma boa atuação coletiva, tanto no ataque, quanto na defesa. Além dos cestinhas, mais quatro jogadores saíram do banco e conseguiram uma boa pontuação, o que mostra a ótima partida coletiva da equipe de Franca.

Desde o inicio do jogo o time de Franca demonstrou a sua força, pois logo depois do pulo bola, conseguiu uma corrida de 10 a 0. A equipe francana manteve o bom desempenho ao longo do primeiro tempo, aumentou a diferença e foi para o vestiário com o placar favorável de 35 a 24.

No segundo tempo a vantagem da equipe do interior aumentou mais ainda, e com uma ótima atuação coletiva, os francanos chegaram a abrir uma vantagem de 26 pontos em certo momento da partida. Mesmo com o Corinthians ensaiando uma reação, o Franca manteve a calma e fechou o jogo sem muitas dificuldades.

Márcio, ala/pivô, foi o grande destaque da o time do interior e conseguiu anotar 18 pontos e pegar 10 rebotes durante a partida, o que o fez fechar o jogo com 17 de eficiência. Defensivamente, o Márcio também mandou muito bem, conseguiu inclusive protagonizar um bonito toco durante o segundo quarto de jogo.

LDB basquete franca
Marcio, pivô de Franca, contribuiu bastante para a vitória do Franca (João Pires/LNB)

“Nos viemos com a mente de ganhar, tudo que a gente puder fazer pra ganhar a gente vai fazer. Tivemos algumas falhas durante o jogo, conseguimos revolver durante esse jogo, e agora é manter o comportamento e a defesa forte. Venho buscando melhorar a atuação defensiva, o meu jogo de frente e evoluir cada vez mais o meu jogo”, disse o pivô

Adyel, armador da equipe francana, foi o cestinha da partida com 21 pontos, três rebotes e três assistências, além de conseguir mais três roubos de bola durante o jogo.

Pelo Corinthians, o grande destaque individual foi o armador Pedro Nunes, que anotou 21 pontos, cinco rebotes, três assistências e mais dois roubos de bola. Dalaqua, armador, foi outro bom nome do alvi-negro, que conseguiu 14 pontos e quatro bolas de três durante o jogo.

Mais em Basquete