Siga o OTD

Tóquio 2020

Basquete feminino #2: Japão e EUA são algumas das vencedoras

Além de EUA e Japão, belgas e chinesas venceram suas partidas no segundo dia do basquete feminino

grupo
Vitória da seleção estadunidense feminina de basquete. Foto: fiba.basketball

O basquete feminino teve quatro jogos que marcaram o segundo dia de competições nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Assim, vimos as estreias dos grupos B e C nas partidas concluídas nesta terça-feira (27). 

Pelo grupo B, a seleção japonesa fez sua estreia jogando em casa, e derrotou a França por 74 a 70. No outro jogo da chave, os Estados Unidos derrotaram a Nigéria por 81 a 72. Já no grupo C, a Bélgica triunfou sobre a Austrália por 85 a 70, e a China venceu a seleção de Porto Rico por 97 a 55.

Grupo B 

Japão 74 x 70 França

As donas da casa estrearam no torneio enfrentando a seleção francesa – e surpreenderam. O Japão conseguiu a vitória ao bater a França pelo placar de 74 a 70. 

Do lado japonês, a ala Rui Machida foi o grande destaque, com sete pontos e 11 assistências. Por outro lado, a estrela francesa da partida foi a pivô Sandrine Gruda, que atua no Basket Schio, da Itália, com 18 pontos.

Nigéria 72 x 81 Estados Unidos

A estreia da seleção estadunidense era de grande expectativa. Os Estados Unidos têm a melhor equipe do torneio, e chegam com sete ouros consecutivos, de nove conquistados na história.

Apesar da derrota no primeiro quarto, os Estados Unidos dominaram o segundo e o terceiro quarto, anotando mais de 25 pontos em cada, e abrindo 20 pontos no placar. Mesmo com a vitória da Nigéria no quarto final, isso não foi o suficiente para evitar o triunfo estadunidense por 81 a 72.

A ala A’Ja Wilson foi o grande destaque dos Estados Unidos, com 19 pontos e 13 rebotes. Na seleção da Nigéria, a armadora Ezinne Kalu fez 16 pontos e seis rebotes.

Os Estados Unidos lideram a chave ao lado do Japão, com dois pontos; porém, as estadunidenses levam vantagem no saldo. Já França e Nigéria com um ponto cada, estão nas últimas posições.

Próximos jogos do grupo B

  • Estados Unidos x Japão: sexta-feira (30), às 01h40
  • França x Nigéria: sexta-feira (30), às 05h20
  • Japão x Nigéria: domingo (1), às 22h
  • Estados Unidos x França: segunda-feira (2), às 01h40

Grupo C

Austrália 70 x 85 Bélgica

Australianas e belgas fizeram um jogo de duas grandes seleções, que chegam a Tóquio podendo surpreender em busca de uma medalha olímpica. Visto isso, foi uma partida equilibrada na sua maior parte. Porém, a Bélgica fez um grande quarto final, e conseguiu a vitória pelo placar de 85 a 70.

Os principais destaques do lado da Bélgica foram as jogadoras Emma Meesseman e Julie Allemand. A ala-pivô teve uma atuação espetacular, com 32 pontos e nove rebotes, enquanto sua companheira anotou 16 pontos e 11 assistências. Por outro lado, a pivô Ezi Magbegor foi a grande jogadora da Austrália, com 20 pontos e oito rebotes.

Porto Rico 55 x 97 China

O segundo jogo do grupo foi entre Porto Rico e China. A seleção asiática não tomou conhecimento e atropelou a seleção caribenha por 97 a 55.

A principal jogadora da China foi a jovem Li Yueru, com 21 pontos, 12 rebotes e cinco assistências. Outro diferencial da seleção chinesa foi Han Xu, que também conseguiu um duplo-duplo, com 11 pontos e 14 rebotes. 

Pelo lado de Porto Rico, os destaques ficaram por conta de Pamela Rosado e Jennifer O’Neill, com 14 e 13 pontos, respectivamente.

Próximos jogos do grupo C

  • Bélgica x Porto Rico: quinta (29), às 22h
  • China x Austrália: sexta (30), às 9h
  • China x Bélgica: segunda (2), às 5h20
  • Austrália x Porto Rico: (2), às 9h

Por Caíque Sousa e Felipe Melo.

Mais em Tóquio 2020