Siga o OTD

Tóquio 2020

Basquete masculino #1: Estados Unidos perdem da França e Itália bate Alemanha

O primeiro dia do basquete masculino teve a derrota da seleção dos EUA para a França e a Itália ganhando da Alemanha

A primeira noite do basquete masculino em Tóquio
A primeira noite do basquete masculino em Tóquio teve a França passando pelos EUA. Foto: NBC News.

A primeira noite do basquete masculino em Tóquio 2020 foi movimentada. Pelo Grupo A, a República Tcheca venceu o Irã por 84 a 78, e a França chocou os Estados Unidos, derrotando os favoritos por 83 a 76. Já no Grupo B, a Austrália saiu na frente, com a vitória de 84 a 67 sobre a Nigéria, e a Itália derrotou a Alemanha por 92 a 82.

Grupo A

Irã 78 x 84 República Tcheca

Na noite deste sábado (24), Irã e República Tcheca se enfrentaram em partida que inaugurou o basquete nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O duelo, válido pelo grupo A, foi disputado na Saitama Super Arena e vencido pelos tchecos por 84 a 78.

O principal nome da República Tcheca foi o pivô Patrik Auda, que terminou o jogo com 16 pontos e seis rebotes. Além dele, Blake Schilb e Tomas Satoransky tiveram boa atuação. No lado iraniano, o destaque ficou para o armador Behnam Yakhchalidehkordi, que anotou 23 pontos, três rebotes e quatro assistências.

França 83 x 76 Estados Unidos

No outro jogo do grupo, França e Estados Unidos entraram em quadra na partida mais aguardada da noite japonesa (manhã, no Brasil). O jogo foi vencido pela França com placar final de 83 a 76.

O principal nome francês foi o ala-armador Evan Fournier, que terminou o jogo com 28 pontos e quatro rebotes. Além dele, Rudy Gobert e Nando De Colo tiveram boa atuação. No lado estadunidense, o destaque ficou para Jrue Holiday, que anotou 18 pontos, sete rebotes e quatro assistências.

Após a primeira rodada, a França lidera o grupo A ao lado da República Tcheca. No entanto, os franceses levam vantagem pois possuem um ponto a mais de saldo. Irã e Estados Unidos ocupam a terceira e quarta posição, respectivamente.

Próximos jogos do grupo A

  • Estados Unidos x Irã – quarta (28), à 01h40.
  • República Tcheca x França – quarta (28), às 09h00.
  • Irã x França – sexta (30), às 22h00.
  • Estados Unidos x República Tcheca – sábado (31) às 09h00.

Grupo B

Confira abaixo como foram as duas partidas do grupo B. A primeira noite teve como destaque Itália e Austrália, estreando com vitórias nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A corrida ao ouro olímpico neste grupo promete ser concorrida.

Alemanha 82 x 92 Itália

Em um jogo combativo, onde cada equipe ganhou dois quartos, a esquadra italiana saiu vencedora. O destaque da seleção foi Simone Fontecchio, que anotou 20 pontos, além de quatro rebotes e três roubos. Danilo Gallinari também teve um bom aproveitamento, fazendo uma pontuação de 18, além de duas assistências, dois rebotes, um block e uma roubada de bola.

Para a perdedora esquadra germânica, os esforços vieram de Maodo Lô e seus incríveis 24 pontos vindo do banco – e também de Isaac Bonga, titular, com boxscore de 13/3/4.

Austrália 84 x 67 Nigéria

O segundo jogo do grupo B, que fez os fãs de basquete acordarem mais cedo – ou não dormirem -, teve os australianos como ganhadores da partida, passando com facilidade pela Nigéria. A maior quantidade de pontos da Austrália veio pelas mãos de Patty Mills, saindo do banco e fazendo 25 pontos, quatro rebotes, seis assistências e quatro roubos. Já Joe Ingles teve um aproveitamento de 11 pontos – e completando seu quadro, quatro rebotes e três assistências.

A Nigéria teve sua figura central de pontos em Josh Okogie, com 11. Depois dele, vêm Precious Achiuwa e Jordan Nwora, com dez cada um.

Próximos jogos do grupo B

Na segunda rodada, os derrotados Nigéria e Alemanha se enfrentarão na terça (27), enquanto a seleção australiana jogará contra a Itália na próxima quarta (28).

  • Nigéria x Alemanha: terça (27), às 22h
  • Itália x Austrália: quarta (28), às 05h20

Por Lucas Ardito, Rubens Borges e Alice Barbosa.

Mais em Tóquio 2020