Siga o OTD

Basquete

Mesmo errando muito, Brasil vence Ilhas Virgens e avança na Americup

Brasil supera 25 erros, conta com duplo duplo de Kamilla Cardoso e vence Ilhas Virgens por 77 a 56

CBB Clarissa Brasil x Ilhas Virgens - Americup de basquete feminino
FIBA

Com um excelente primeiro quarto, o Brasil superou mais de 20 erros e venceu as Ilhas Virgens por 77 a 56, nesta segunda-feira (14), pela Americup de basquete feminino. Contando com duplo duplo de Kamilla Cardoso, com 17 pontos e 11 rebotes, a seleção brasileira não foi incomodada durante todo o tempo e saiu com a vitória que a classificou para as quartas de final da competição. Como folga na última rodada, as brasileiras aguardam a definição das oponentes do mata mata.

“Estou orgulhoso do meu time. Eu não me recordo de quando foi a última vez que jogamos quatro jogos seguidos e isso é muito difícil. Claro que não foi tão bom, tivemos 25 turnovers. Mais o mais importante foi que vencemos. A vitória nos coloca nas quartas de final e agora é hora de descansar”, comentou José Neto.

O jogo

No começo do jogo, o Brasil foi superior. Com Patty e Tainá Paixão bem nos arremessos, a seleção brasileira ditou o ritmo nos primeiros minutos e abriu vantagem com 19 a 10. Na reta final, as brasileiras seguiram mantendo o volume de jogo e o aproveitamento dos arremessos, fechando o primeiro quarto com 25 a 10 no marcador.

No segundo quarto de partida, o jogo mudou um pouco. Usando pela maior parte do tempo as atletas que estavam no banco de reservas, a seleção brasileira acabou sentindo um pouco o ritmo da partida e teve dificuldade com a marcação de Ilhas Virgens. Com isso, o placar foi mais equilibrado no período e o duelo foi para o intervalocom 41 a 25.

A volta para a quadra no segundo tempo de jogo foi marcada com dois momentos. No primeiro, as duas seleções seguiram com dificuldades. O Brasil porque não conseguia passar pela marcação adversária e as Ilhas Virgens por não conseguir ter um aproveitamento das chnaces que tinha ofensivamente. Na segunda parte, conseguindo impor se ritmo, a seleção brasileira abriu ainda mais a vantagem, com 52 a 33, e o duelo parou.

No retorno para a quadra, a seleção brasileira manteve o ritmo e seguiu não dando chances para as adverárias. Com isso, a diferença no marcador se manteve e a partida foi para os últimos dez minutos com 59 a 41 para o Brasil.

Com a vantagem no placar, bastou para o Brasil manter o ritmo de ataque e marcar forte durante o quarto período para confirmar a vitória por 77 a 56 e a vaga nas quartas de final da Americup de basquete feminino de 2021.

Formato de disputa da Americup de basquete feminino

As seleções são divididas em dois grupos, com o Brasil no Grupo A ao lado de Canadá, Ilhas Virgens, Colômbia e El Salvador. O Grupo B tem Porto Rico, Argentina, Estados Unidos, República Dominicana e Venezuela. Os quatro primeiros de cada grupo vão às quartas, com o duelo de 1A x 4B, 2A x 3B, 3A x 2B e 4A x 1B. Os vencedores vão às semifinais e garantem vaga no Pré-Mundial.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O Pré-Mundial será disputado no mesmo formato do Pré-Olímpico feminino de basquete. Quatro grupos de quatro seleções em quatro cidades diferentes, que ainda serão definidas. Com todos jogando contra todos na mesma chave, os três primeiros se garantem no Mundial de 2022.

Mais em Basquete