Siga o OTD

Basquete

Kamilla Cardoso, pivô de 2 m que brilha na NCAA, é convocada para AmeriCup

A pivô Kamilla Cardoso, que brilha na NCAA é a principal novidade na convocação para a Americup de basquete feminino junto com Maria Paula Albieiro e Thayná

Kamilla Cardoso Syracuse University convocação para a américup de basquete feminino

A pivô Kamilla Cardoso, que joga na Universidade de Syracuse e foi eleita a caloura do ano da NCAA, é a principal novidade da convocação do técnico José Neto para a AmeriCup de basquete feminino, que será disputada em junho em Porto Rico. A jogadora de 2 m terá a companha de Maria Paula Albieiro, que também joga na liga universitária dos Estados Unidos, e da ala Thayná, que após dois anos sem jogar voltou com tudo na LBF 2021 pelo LSB-RJ.

Além das três novidades, José Neto manteve a base experiente do time com Érika de Souza, Damiris Dantas, Clarissa dos Santos, Nadia Colhado, Isa Ramona, Tainá Paixão, Débora Costa, Patty Teixeira e Tati Pacheco e também jovens com Rapha Monteiro e Alana Gonçalo. Ao todo, foram chamadas 17 jogadoras, mas apenas 12 poderão ser inscritas na AmeriCup de basquete feminino.

+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

“Queremos manter a mentalidade de ser uma equipe que quer estar nas primeira posições do continente. Para isso, vamos fazer uma mescla de jogadoras experientes e jogadoras jovens. Algumas que estão sendo convocadas pela primeira vez na Seleção adulta. Desta forma, acreditamos que estaremos contribuindo também para um futuro de êxitos do basquete feminino brasileiro”, diz o técnico José Neto, que espera que a equipe possa brigar por medalhas na AmeriCup.

neto convocou a seleção brasileira para a disputa da americup de basquete feminino
O técnico José Neto comanda a seleção brasileira de basquete feminino (Crédito: Fiba)

Em podcast recente com a CBB, a pivô Kamilla Cardoso, que ganhou vários prêmios na NCAA, falou sobre o que seria jogar ao lado de Érika Souza na seleção brasileira principal. Ela, que já havia treinado com o time para um Sul-Americano, não vê a hora de jogar com seu espelho em uma partida oficial. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

“A Érika sempre foi um espelho para mim, então, assistia os jogos dela, os vídeos, e dizia que queria fazer igual a ela. Jogar ao lado dela, na Seleção, seria um sonho”, disse Kamilla no podcast Rádio CBB. 

Nas próximas semanas, a Confederação Brasileira de Basketball irá divulgar informações da preparação da Seleção Brasileira para a Americup de basquete feminino, como data de apresentação e local de treino da equipe comandada por José Neto, bem como toda a composição da comissão técnica brasileira.

A AmeriCup de basquete feminino é o primeiro passo para a Copa do Mundo de 2022, na Austrália, e dá quatro vagas para o torneio Pré-Mundial, em fevereiro de 2022, ainda com local e calendário detalhado a ser definido pela FIBA.

CONFIRA AS CONVOCADAS PARA AMERICUP

Armadoras
Débora Costa – Sampaio Basquete
Maria Paula Albiero – BYU-EUA
Alana Gonçalo – Ituano

Alas/Armadoras
Tainá Paixão – SESI Araraquara
Isabela Ramona – Monthana-BGR
Patty Teixeira – Ituano
Tássia Carcavalli – Vera Cruz Campinas

Alas
Thayná Silva – Sodiê Doces/Mesquista/LSB
Mariane Carvalho – SESI Araraquara
Rapha Monteiro – Quint dos Lombos-POR
Tati Pacheco – Vitória de Guimarães-POR

Alas/pivôs
Mariana Dias – Ituano
Damiris Dantas – Minnesota Lynx-EUA

Pivôs
Nadia Colhado – Gernika-ESP
Clarissa dos Santos – Villeneuve-FRA
Kamilla Cardoso – Syracuse-EUA
Érika de Souza – Castors Brainers-BEL

Técnico
José Neto

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Basquete