Siga o OTD

Basquete

Franca começa campanha na Champions com vitória sobre o Obras

Jammal e Lucas Dias comandam o time brasileiro na estréia com vitória sobre o Obras pela Champions League Americas

Jammal Sesi Franca Obras Sanitarias Champions League Americas de Basquete
Lucas Dias, do Franca (twitter/BCLAmericas)

O Sesi Franca venceu Obras Sanitarias, da Argentina, por 93 a 88 nesta segunda (1º), na estreia do time brasileiro pelo Grupo C da primeira fase da Champions League Americas de basquete.

Jammal foi o grande nome do jogo, com 25 pontos, boa parte deles marcados em lances decisivos no final do confronto. Lucas Dias marcou 19, outro que apareceu bem na reta final, e Guilherme Hubner pegou 11 rebotes. Pelos argentinos, destaque para os 21 pontos e nove rebotes de Fernando Zurbriggen e o duplo-duplo de Luca Valussi, com 13 pontos e dez rebotes.

Foi a segunda partida válida pela chave, que tem três times. No domingo o também argentino San Lorenzo venceu o Obras Sanitarias por 86 a 81. Os dois primeiros colocados no grupo passam para a próxima fase.

O Sesi Franca volta a quadra nesta terça-feira, às 17h10, contra o San Lorenzo. A Champions League Americas está sendo disputada em forma de bolha, com o ginásio do Obras, em Buenos Aires, sendo a sede deste grupo C.

Equilíbrio e Jammal no final

O primeiro tempo teve um quarto para cada lado. O Franca começou melhor e chegou a abrir oito pontos no 15 a 7. Os argentinos reagiram na reta final do período inicial, cortaram a vantagem para 20 a 17 e acabaram quatro atrás, com 22 a 18.

+ Confira a tabela da competição

No segundo quarto, Barbotti colocou uma de três logo de cara, cortando para um, mas André Góes voltou a deixar a vantagem em quatro. Os argentinos não desistiram e seguiram melhores. Com outra bola de fora, mas de Emiliano Serres, o time passou à frente no marcador pela primeira vez nos 30 a 29.

Lucas Dias Sesi Franca Obras Sanitarias Champions League Americas de Basquete
Lucas Dias (twitter/BCLAmericas)

A partir daí, foi o Franca que começou a correr atrás do marcador, recuperando a dianteira somente a dois minutos do fim, com Jammal somando mais três pontos e colocando o jogo em 37 a 36 para os brasileiros. Os times ainda trocaram algumas vezes a dianteira, e os 42 a 42 do intervalo fez jus ao que se viu em quadra.

Muito equilíbrio

Pouca coisa mudou na volta dos vestiários. Duelo equilibrado, mas com o Obras Sanitarias um pouco melhor e, aos poucos, abrindo vantagem. Chegou a cinco, a maior do jogo, no 59 a 54. Correndo atrás, o Sesi Franca conseguiu o empate com Jammal metendo uma bola de três no estouro do cronômetro. Fim do terceiro quarto, 64 pontos para cada lado!

Sesi Franca Obras Sanitarias Champions League Americas de Basquete Fernando Zubriggen Jammal
Zubriggen jogou demais (twitter/BCLAmericas)

O Obras ameaçou abrir mais uma vez no último quarto, mas o Franca não deixou e o equilíbrio voltou a tomar conta do duelo. Até que Jammal fez seis pontos seguidos, sendo uma bola de fora e uma falta e cesta. A seguir, André Góes tomou uma falta antidesportiva, matou os dois lances livres e o Franca abriu oito, 85 a 77, faltando pouco mais de três minutos para o fim.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A menos de dois minutos, Lucas Dias pegou um rebote ofensivo, recebeu a bola de volta, passou por Zurbriggen e cravou com vontade! Ali o Sesi Franca abria 88 a 82. Foi o golpe fatal. O Obras ainda se debateu um pouco até o final, mas não dava mais. Vitória brasileira por 93 a 88.

Mais em Basquete