Siga o OTD

Basquete

Flamengo vira sobre o São Paulo e conquista o Super 8

Flamengo vira pra cima do São Paulo no último quarto com Olivinha pegando fogo e vence a Copa Super 8

Olivinha Flamengo São Paulo final Copa Super 8 basquete masculino campeão
Olivinha fez mais pontos que todo o time do São Paulo no último quarto (João Pires/LNB)

O Flamengo foi gigante na final da Copa Super 8 de basquete masculino e derrotou o São Paulo por 79 a 71 para sagrar-se campeão pela segunda vez da competição. O time aplicou 28 a 10 no quarto quarto, com 14 pontos de Olivinha, um monstro em quadra, e papou mais uma.

O jogo foi extremamente equilibrado no ginásio Antônio Prado Jr, em São Paulo. O Flamengo ficou atrás do placar nos três primeiros quartos e entrou no último com dez pontos de desvantagem para o São Paulo. Mas o rubro-negro teve uma ótima apresentação no período para virar a partida e confirmar a conquista do título.

Olivinha foi o cara do jogo. Além dos 14 pontos, brigou como sempre, empurrando o Mengão para o título. No final, marcou 19, com três de três nas bolas de fora, e ainda pegou sete rebotes. Balbi também brilhou na virada. Fez 16 pontos e pegou gigantes 13 rebotes. Foi o melhor em eficiência, com 26.

+Veja a tabela completa da Copa Super 8

“Toda temporada estamos chegando em finais e isso vai dando experiência, mesmo jogando contra um time muito bom como o São Paulo, que já tinha ganhado da gente. Continuamos focados no jogo, mesmo estando atrás do placar. Isso é trabalho também e trabalhamos forte toda a semana, todos os dias para conquistar coisas. Esse último quarto é o reflexo do Flamengo dentro da quadra”, disse Balbi.

São Paulo no comando

Os primeiros minutos de jogo foram de alternâncias das duas equipes. Os três primeiros com domínio total do São Paulo, que chegou a abrir 11 a 0 no placar. No entanto, o Flamengo respondeu rapidamente com uma sequência idêntica, empatando no 11 a 11. Nos minutos finais da parcial o jogo foi mais equilibrado, mas o São Paulo conseguiu levar uma vantagem de quatro pontos.

O segundo quarto teve alternâncias na liderança do placar. Com os dois times com bons aproveitamentos ofensivos, principalmente nas bolas de três, o jogo se mostrou bastante aberto. Já nos momentos finais, o São Paulo aproveitou um dos raros erros ofensivos do Flamengo e converteu um arremesso no estouro do cronometro para fechar o primeiro tempo com cinco pontos de frente.

Dez pontos não bastaram

O começo do terceiro quarto foi melhor para o São Paulo. Jogando bem ofensivamente, a equipe ampliou a diferença para dez. O Flamengo conseguiu responder e chegou a diminuir para dois. No entanto, nos momentos finais, o tricolor voltou a dominar a partida e levou de volta a distância para dois dígitos: 61 a 51.

No último quarto, porém, o Flamengo mostrou porque é o maior bicho papão do basquete brasileiro. Comandados pelo coração de Olivinha e pela categoria de Balbi, o time foi pra cima e meteu 28 a 10 para vencer o jogo e levar a Copa Super 8. O São Paulo sucumbiu sem conseguir reagir.

Flamengo campeão copa super 8 nbb basquete masculino arte
(twitter/TimeFlamengo)

“Faltou experiência, mas o único jeito de aprender é chegando na final. Noso clube é novo, três anos e já estamos disputando finais”, disse Shamell, cestinha do jogo com 24 pontos, para a “TV Cultura”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Eles mostraram, faltando cinco ou seis minutos, a gente tava ganhando. Faz parte. Não pode tomar 28 pontos no último quarto. Chutou, errou, chutou, errou. Mas gente aprende com isso”, completou, do alto dos seus 40 anos de idade.

Mais em Basquete