Siga o OTD

Basquete

Clubes elegem o novo presidente da Liga Nacional de Basquete

Responsável pelo Novo Basquete Brasil, LNB terá Delano Franco como presidente e Carlos Renato Donzelli como vice para dois anos de mandato a começar em 2021

Delano Franco é eleito Presidente da LNB
Delano Franco é eleito Presidente da LNB (Divulgação/LNB)

Os clubes da LNB (Liga Nacional de Basquete) elegeram Delano Franco e Carlos Renato Donzelli como os novos presidente e vice-presidente, respectivamente, da entidade que organiza o NBB (Novo Basquete Brasil), principal competição de clubes de basquete masculino brasileiro.

Eles foram escolhidos por aclamação durante Assembleia Geral realizada na terça-feira (15), através de vídeo conferência. O mandato começa em 2021 e tem a duração de dois anos.

“Fico muito honrado em ter sido escolhido presidente da Liga Nacional de Basquete para os próximos dois anos. A entidade é um caso de sucesso em meio às dificuldades que marcam os esportes olímpicos no Brasil”, disse Delano Franco.

Já Carlos Donzelli frisou a dedicação dentro da LNB. “A Liga Nacional de Basquete é fruto de um trabalho de abnegados que transformam todos os dias a paixão pelo basquete em trabalho de gestão e muito profissionalismo. Fico grato em fazer parte deste time e de poder ajudar de alguma forma.”

lnb liga nacional de basquete nbb clubes
Clubes elegeram a nova presidência da LNB por video conferência (Divulgação/LNB)

Transição

Delano Franco será o quarto presidente eleito da história da Liga Nacional de Basquete. O primeiro foi Kouros Monadjemi, durante os quatro primeiros anos da entidade (2008 a 2012), seguido por Cássio Roque (2013 a 2016) que, após quatro anos, deu lugar a João Fernando Rossi (2017 a 2018).

+ Georginho brilha no final e São Paulo vence mais uma pelo NBB

No último mandato presidencial da LNB (2019 – 2020), o primeiro presidente Kouros Monadjemi voltou a ser eleito pelos clubes, mas após o primeiro ano no cargo, pediu o afastamento e passou à liderança da entidade ao seu vice, Nilo Guimarães.

Por possuir um cargo de secretário de esportes na cidade de Mogi das Cruzes (SP), um cargo público, Nilo encaminhou uma carta de renúncia para se licenciar dessa função, em novembro deste ano, e o ex-técnico Lula Ferreira assumiu a posição nos últimos dois meses do mandato.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Todos os presidentes que passaram pela LNB se esforçaram muito para que os conceitos de gestão e união se mantivessem ao longo dos anos. Tirar a camisa dos clubes para sentar com todos os seus adversários na mesma mesa para tomar decisões em prol do basquete é algo que me orgulha e que faz da LNB um sucesso. Tenho certeza que a nova presidência vai continuar buscando essa unidade e a evolução da Liga”, afirmou Lula Ferreira.

Mais em Basquete