Siga o OTD

Basquete

Com forte jogo coletivo, Unifacisa vence o Corinthians no NBB

O time paraibano superou o Timão por 94 a 74. A equipe comandada pelo técnico César Guidetti apresentou um forte jogo coletivo, com cinco atletas com dois dígitos na pontuação.

Unifacisa Corinthians NBB (Novo Basquete Brasil) Brasília
A Unifacisa ganhou do Corinthians com facilidade em Mogi das Cruzes (LNB/Divulgação)

A bola subiu para Unifacisa e Corinthians nesta quarta-feira (9) em mais um confronto pela temporada 2020/2021 do NBB (Novo Basquete Brasil). O jogo aconteceu no ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, e o time paraibano superou o paulista por 94 a 74. A equipe comandada pelo técnico César Guidetti ganhou por ter apresentado um forte jogo coletivo, com cinco atletas com dois dígitos na pontuação.

+ Benite vai bem e Burgos vence mais uma na Champions

Com a vitória, a Unifacisa continua com uma campanha melhor que a do Corinthians. O time paraibano chega aos 14 pontos, com cinco triunfos em nove partidas, aproveitamento de 55,5%, permanecendo na oitava posição. Do outro lado, o Timão alcançou seu oitavo jogo e tem cinco derrotas e apenas três resultados positivos. O revés deixa os comandados de Demétrius Ferracciú em nono lugar, com 37,5% e 11 pontos.

Pela equipe vitoriosa, o ala dominicano Nehemias e o ala-pivô Pastor fizeram 15 pontos, liderando a pontuação da Unifacisa. Os dois foram ajudados pelo armador Arthur Pecos, com 13, o pivô Paranhos, com 12, e o ala Betinho, com 11. Do lado do Corinthians, o ala-armador Fuller fez 24 pontos, cestinha do jogo, e o armador Fischer anotou 20.

+ Murilo Becker é integrado à seleção de basquete 3×3

O time paraibano levou vantagem também nos fundamentos assistência e rebotes. A Unifacisa deu 17 passes decisivos contra 12 do Timão e recuperou a bola 38 vezes contra 24 do Corinthians. Os comandados de César Guidetti fecharam o jogo com 47,6% nas bolas de três (10/21), 58,7% nos arremessos de dois (27/46) e 83,3% nos lances livres (10/12). Já o alvinegro terminou com 38,7% (12/31), 55,6% (15/27) e 72,7% (8/11).

Detalhes da partida

A Unifacisa iniciou a partida bem melhor que o Corinthians e logo construiu uma boa vantagem. O primeiro período foi todo dominado pelo time paraibano. Já o Timão dependeu exclusivamente dos pontos de Fischer, que contribuiu para a diferença não ser ainda maior. A equipe comandada pelo técnico César Guidetti chegou a abrir 13, mas os dez minutos iniciais terminaram em 25 a 17.

+ São Paulo cresce no fim e vence o Flamengo no NBB

No segundo período, Fuller entrou no jogo e passou a ajudar Fischer. Betinho continuou conduzindo a Unifacisa e a parcial foi mais equilibrada, com o Corinthians vencendo por 25 a 22, indo para o intervalo perdendo por 47 a 42. Nos 20 minutos iniciais, os destaques foram Fischer pelo Timão, com 14 pontos, em 14 tentados. Do lado do time paraibano, Betinho fechou com 11 pontos, com 100% de aproveitamento nos arremessos de três.

No início do terceiro quarto, o Corinthians matou uma bola de três pontos e reduziu para dois: 47 a 45. No entanto, daí em diante só deu Unifacisa, com crescimento de Nehemias. Com mais volume ofensivo e aplicação defensiva, a equipe paraibana retomou o controle das ações com a força coletiva e ganhou por 22 a 13. Com 14 de diferença (69 a 55), Betinho e seus colegas aumentaram o placar e fecharam com 20 na dianteira: 94 a 74.

+ Confira a tabela da competição

A disputa

Por conta do coronavírus, a competição está sendo disputada em sete sedes, para diminuir a quantidade de viagens das equipes pelo país. O torneio teve início marcado para 10 de novembro. 

As sete sedes serão Ginásio Maracanãzinho (Rio de Janeiro), Ginásio Antonio Prado Jr. (CA Paulistano), Ginásio do Morumbi (São Paulo FC), Ginásio Prof. Hugo Ramos (Mogi das Cruzes), Ginásio Wlamir Marques (Corinthians), Ginásio Henrique Villaboim (EC Pinheiros) Ginásio da IESPLAN (Brasília-DF).

As escolhas das sedes 

Para decidir quais seriam as sedes dos jogos no primeiro turno, o Conselho de Administração do NBB tomou a decisão de realizar as sedes em capitais do Brasil para evitar os longos deslocamentos terrestres para cidades do interior ou cidades que não tenham aeroportos, por exemplo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Não existe uma quantidade de partidas do NBB pré-definida por sedes. Para a decisão do calendário, foi levada em consideração a administração de logística das equipes e também às disponibilidades dos ginásios de cada sede. Por isso, será comum existirem sedes com sequências maiores de jogos e outras mais curtas.

Mais em Basquete