Siga o OTD

Basquete

Em duelo direto, Ituano bate Santo André na 2ª fase do Paulista

Em jogo equilibrado e de duas prorrogações, o Ituano derrotou o Santo André, fora de casa, por 72 a 70, na segunda fase do Paulista de basquete feminino

Santo André Ituano Paulista Basquete feminino
A ala Palmira foi a maior pontuadora do Ituano no triunfo diante do Santo André (Jorge Bevilacqua)

Santo André/Apaba e Ituano entraram em quadra nesta quinta-feira (3) em busca da primeira vitória na segunda fase do Campeonato Paulista 2020 de basquete feminino. Em jogo equilibrado no ginásio Celso Daniel, o time do ABC Paulista foi superada pelas comandadas de Antônio Carlos Barbosa após duas prorrogações, por 72 a 70. Com isso, as equipes seguem nas mesmas posições na tabela, com o Galo em terceiro e as andreenses em quarto.

+ Felipe dos Anjos vai bem, mas Bilbao cai para Andorra

Pelo lado do Ituano, a maior pontuadora foi a ala Palmira, com 17 pontos. Além dela, a armadora Ineidis Casanova, a ala Isa Sangalli e ala-pivô Mari Dias também foram efetivas com, respectivamente, 15, 14 e 12 pontos. A líder em pontuação vestiu a camisa do Santo André, já que a ala Jaqueline Silvestre anotou 19 pontos. E ele teve ajuda da ala Ariadna, com 15, da armadora Lays, com 13, e da ala-pivô Letícia Rodrigues, com 11.

+ Flamengo domina e passa fácil pelo Pinheiros no NBB

O embate desta quinta colocou frente a frente os únicos times que ainda não tinham vencido nesta segunda fase do Paulista de basquete feminino. Tanto Santo André quanto Ituano foram derrotados pelo Sesi Araraquara, líder da competição estadual, com quatro pontos, e Vera Cruz Campinas, segundo colocado, com a mesma pontuação, mas atrás nos critérios de desempate.

Detalhes do jogo

O Ituano precisou de duas prorrogações para vencer o Santo André (Jorge Bevilacqua)
O Ituano precisou de duas prorrogações para vencer o Santo André (Jorge Bevilacqua)

A partida entre Santo André e Ituano foi muito nervosa, com as equipes cometendo muitos erros e precipitadas. Isso se refletiu no desempenho nos dois primeiros períodos, com as mandantes 24 pontos e as visitantes somente 23. No quarto inicial, o time do ABC Paulista foi superior e fez 19 a 10, porém, no segundo marcou apenas cinco e viu o Galo anotar 13.

+ Confira a tabela do Campeonato Paulista de basquete feminino 2020

Na volta para o segundo tempo, o Santo André chegou a abrir 11 a 0 e fechou a parcial em 14 a 11, entrando no último período com 14 de diferença: 38 a 34. Nos dez minutos finais, a equipe andreense largou novamente melhor, fazendo 10 a 0, mas o Ituano se recuperou após pedido de tempo do técnico Barbosa e ganhou por 22 a 18, forçando a prorrogação, com placar dos 40 minutos em 56 a 56.

Prorrogações

Na primeira prorrogação, Santo André e Ituano fizeram seis pontos. Faltando menos de um minuto, o time do ABC Paulista tinha três de vantagem, mas vacilou e deixou o Ituano igualar em uma bandeja de Mari Dias e no acerto de um lance livre de Palmira, que errou o segundo e deixou o placar em 62 a 62.

+ Clubes do NBB decidem manter jogos em sedes no returno

E a segunda prorrogação marcou os cinco minutos finais já que a ala-pivô Mari Dias e armador cubana Ineidis Casanova foram decisivas, marcando os 10 pontos do Ituano contra os oito do Santo André. O Ituano chegou a ter uma vantagem ainda maior, mas a armadora Lays marcou uma bola de três e equilibrou novamente. Mas, o time andreense vacilou ao não fazer a falta e o Galo fechou a partida ganhando por dois pontos.

Campanha na primeira fase

O Ituano ganhou a primeira na segunda fase do Paulista (Jorge Bevilacqua)
O Ituano ganhou a primeira na segunda fase do Paulista (Jorge Bevilacqua)

Classificado com a quarta melhor campanha da primeira fase do Paulista de basquete feminino, o Santo André estreou nesta segunda etapa com uma derrota, em casa, para o Vera Cruz Campinas por 75 a 56. Na segunda rodada, a equipe do ABC Paulista foi superada, também em seu ginásio, pelo Sesi Araraquara por 68 a 46.

Já o Ituano avançou com a segunda melhor pontuação da primeira fase do Paulista feminino de basquete. O time dirigido pelo técnico Barbosa somou cinco vitórias e apenas uma derrota. Porém, a equipe Rubro-Negra não manteve o ritmo na segunda fase e perdeu para o Sesi Araraquara por 58 a 52, e pelo Campinas por 74 a 71.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Ituano e Santo André se enfrentaram na primeira fase do Paulista de basquete feminino. Na ocasião, o clube Rubro-Negro, jogando como mandante, no ginásio Prudente de Moraes, venceu a equipe do ABC Paulista, por 64 a 63. Na oportunidade, destaques para a pivô Gilmara Justino, pelo Galo, com 23 pontos, e para a ala Jaqueline Silvestre, pelo time andreense, com 20.

Campeonato

Quatro equipes estão classificadas para esta segunda fase do Campeonato Paulista de Basquete Feminino 2020. São elas o Sesi Araraquara, Ituano, Santo André/Apaba e o Vera Cruz Campinas. Nesta fase, todas as equipes se enfrentam em turno e returno e as duas melhores campanhas garantem lugar na decisão do Estadual.

Mais em Basquete