Siga o OTD

Basquete

Invicto, São Paulo supera Pinheiros e vence outra no NBB

O Tricolor alcançou contagem centenária, venceu e se manteve invicto NBB. Lucas Mariano foi o cestinha, com 28 pontos, no triunfo por 100 a 73

Pinheiros e São Paulo jogaram pela terceira rodada do NBB 2020/21 nesta quinta-feira (19). Assim como nas duas anteriores, o Tricolor alcançou contagem centenária, venceu e se manteve invicto na competição. Do outro lado, o time do técnico David Pelosini segue sem ganhar. O pivô Lucas Mariano foi o cestinha do jogo, com 28 pontos, no triunfo por 100 a 73, em duelo realizado na sede de Mogi das Cruzes, no ginásio Hugo Ramos
São Paulo alcançou contagem centenária pela terceira vez e venceu o Pinheiros (João Pires/LNB)

Pinheiros e São Paulo jogaram pela terceira rodada do NBB 2020/21 nesta quinta-feira (19). Assim como nas duas anteriores, o Tricolor alcançou contagem centenária, venceu e se manteve invicto na competição. Do outro lado, o time do técnico David Pelosini segue sem ganhar. O pivô Lucas Mariano foi o cestinha do jogo, com 28 pontos, no triunfo por 100 a 73, em duelo realizado na sede de Mogi das Cruzes, no ginásio Hugo Ramos.

+ Franca e Mogi Basquete duelam pelo NBB; ao vivo às 21h

“Só tenho que falar da energia desse time. Nós ficamos frustrados por não termos vencido o Paulista e quando não conseguimos o título nos unimos ainda mais. O time está fechado e estou feliz de fazer parte. A nossa equipe tem um volume alto e hoje não foi diferente”, disse Lucas Mariano. “A gente trabalha duro todos os dias. Os nossos treinos são muito intensos, por isso, temos esse volume alto”, acrescentou Georginho.

+ Minas bate Fortaleza e vence a terceira seguida no NBB

Números da partida

Os dois times tiveram desempenhos semelhantes em assistências e rebotes. São Paulo e Pinheiros deram 19 passes para cestas. Nos rebotes, o Tricolor pegou 39, sendo 10 de ataque e 29 de defesa, contra 37 do adversário, com 11 ofensivos e 26 defensivos. Além dos 28 pontos, Lucas Mariano fez um duplo-duplo com 11 rebotes. Georginho também fez dois dígitos em dois fundamentos, com 12 pontos e 10 assistências.

+ Santo André e Sesi Araraquara fazem duelo direto no Paulista

Ainda no São Paulo, os alas Shamell e Bennett contribuíram com 12 pontos cada. Do lado do Pinheiros, os destaques foram o ala Gustavo Basílio, com 18 ponto e pivô Guilherme Teichmann, com 14 rebotes. O Tricolor foi mais eficiente nos arremessos, com 56% na bola de dois pontos (28/50) e 44% na de três (11/25). Já o time pinheirense ficou com 44,9% nos arremessos de dois (22/49) e 38,9% do perímetro (7/18).

O primeiro tempo da partida foi equilibrado, mas o São Paulo deslanchou na segunda etapa (João Pires/LNB)

Classificação do NBB

O São Paulo fez sua terceira partida no NBB. Na primeira rodada, o Tricolor atropelou o rival Corinthians, por 107 a 61. Na sequência, os comandados do técnico Cláudio Mortari deram outro show e venceram o Mogi, por 112 a 75. Com o triunfo diante do Pinheiros, o ala-armador Georginho e seus companheiros igualaram a campanha do Flamengo e assumiram a liderança da competição.

+ Invictos, Campinas e Ituano disputam a liderança do Paulista

Do outro lado, o Pinheiros continuará em busca de sua primeira vitória no NBB na quarta rodada. Na estreia, Humberto e seus colegas foram derrotados pelo Sesi Franca, por 80 a 60. Na segunda partida, os comandados de David Pelosini sofreram um revés apertado para o Corinthians, por 76 a 74. Por enquanto, o time pinheirense ocupa a 15ª colocação da competição.

Gustavo Basílio foi o destaque do Pinheiros na derrota para o São Paulo (João Pires/LNB)
Gustavo Basílio foi o destaque do Pinheiros na derrota para o São Paulo (João Pires/LNB)

Resumo do jogo

Pinheiros e São Paulo fizeram um primeiro tempo equilibrado, mas com leve vantagem do Tricolor. Os comandados do técnico Cláudio Mortari fecharam os primeiros dez minutos ganhando por 21 a 17. O volume de jogo de Georginho e seus companheiros aumentou no segundo quarto e, com isso, a diferença também: 24 a 15. Com isso, o time pinheirense foi para o intervalo perdendo por 45 a 32.

A desvantagem de 13 pontos não durou muito, já que, no segundo tempo, o Pinheiros não conseguiu resistir à intensidade e ao alto aproveitamento ofensivo do São Paulo. No terceiro período, o Tricolor venceu novamente e, desta vez, por 23 a 19. O time dirigido pelo técnico David Pelosini iniciou o último quarto perdendo por 68 a 51.

+ AO VIVO Flamengo e Campo Mourão pelo NBB nesta sexta

No último quarto, o ataque do São Paulo foi ainda mais certeiro. Com 32 pontos nos dez minutos finais, o Tricolor chegou aos 100 pontos. Já o Pinheiros fez seu melhor período ofensivamente, com 22 acertos, mas não foi o suficiente, terminando o embate com 73.

NBB: a escolha das sedes 

Para decidir quais seriam as sedes dos jogos no primeiro turno, o Conselho de Administração do NBB tomou a decisão de realizar as sedes em capitais do Brasil para evitar os longos deslocamentos terrestres para cidades do interior ou cidades que não tenham aeroportos, por exemplo.

+ Confira a tabela da competição

Não existe uma quantidade de partidas pré-definida por sedes. Para a decisão do calendário, foi levada em consideração a administração de logística das equipes e também às disponibilidades dos ginásios de cada sede. Por isso, será comum existirem sedes com sequências maiores de jogos e outras mais curtas.

A decisão do formato do segundo turno ainda está indefinido. Isso porque o NBB e as equipes vão aguardar a situação da pandemia no país e o andamento dos jogos no sistema de sedes fixas. Com isso, uma nova reunião entre a liga e os times está agendada para 8 de dezembro de 2020 para reavaliação do cenário. 

O segundo turno 

Caso seja escolhido a manutenção do sistema de sedes fixas, os jogos serão definidos usando o mesmo critério, a administração de logística das equipes e também às disponibilidades dos ginásios de cada sede. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O segundo turno começará após a realização da Copa Super 8, que acontecerá entre os dias 16 e 23 de janeiro de 2021. O torneio reunirá os oito primeiros colocados do primeiro turno do NBB para uma disputa de mata-mata. O campeão terá uma vaga garantida na Basketball Champions League de 2022.

Mais em Basquete