Siga o OTD

Basquete

Brasileiros participam do inédito playoff na ‘bolha’ da NBA

Raulzinho faz parte do Philadelphia 76ers e enfrenta o Boston Celtics. Já Bruno Caboclo integra o elenco do Houston Rockets e encara Oklahoma City Thunder

Raulzinho Playoffs NBA Bolha
Com a lesão de Ben Simmons, Raulzinho pode ganhar mais espaço nos 76ers (Jesse D. Garrabrant/NBAE via Getty Images)

Os playoffs da temporada 2019/20 da NBA começam nesta segunda-feira (17). Pela primeira vez na história, a fase decisiva da competição será disputada em sede única e isso ocorrerá por causa da pandemia de coronavírus. A Liga estruturou uma espécie de “bolha” no Walt Disney World, em Orlando, na Flórida, e dois brasileiros integram equipes classificadas. Raulzinho, do Philadelphia 76ers, encara o Boston Celtics. Já Bruno Caboclo, do Houston Rockets, enfrenta o Oklahoma City Thunder.

+ Lynx vence Liberty com Damiris de pivô e ampla vantagem

A pandemia de coronavírus forçou a paralisação da temporada regular da NBA e, quando os jogos voltaram na “bolha”, cada franquia disputou oito partidas. Na Conferência Leste, o Milwaukee Bucks fez a melhor campanha e terá pela frente o Orlando Magic, oitavo. Atual campeão da Liga, o Toronto Raptors foi o segundo colocado e duela com o Brooklyn Nets. O terceiro, Boston Celtics, encara o sexto, Philadelphia 76ers. Por fim, Indiana Pacers, quarto lugar, enfrenta o Miami Heat, quinto colocado.

Na Conferência Oeste, o líder da primeira fase foi o Los Angeles Lakers. LeBron James e seus companheiros jogam contra o Portland Trail Blazers, que terminou em oitavo e avançou aos playoffs da NBA ao vencer o Memphis Grizzlies, no sábado (15), no play-in. A outra franquia de Los Angeles, os Clippers, ficou na segunda posição e duela com o Dallas Mavericks, sétimo. Terceiro melhor, o Denver Nuggets tenta a classificação em confronto com o Utah Jazz, sexto colocado. Para finalizar, o Houston Rockets, quarto, encara o Oklahoma City Thunder, quinto.

Bruno Caboclo NBA Quarentena Houston Rockets Brasileiro basquete masculino
Bruno Caboclo tem sido pouco utilizado pelo Houston Rockets (Instagram/ brunofive)

Playoffs da NBA começam nesta segunda-feira (17)

O confronto que abre os playoffs da NBA será entre Jazz e Nuggets, nesta segunda-feira, às 14h30 (horário de Brasília). Em seguida, Nets e Raptors realizam o primeiro duelo da série, às 17h. O terceiro confronto do dia terá Raulzinho e os 76ers contra os Celtics, às 19h30. Mavericks e Clippers encerram a jornada inicial às 22h. Os demais embates estão marcados para terça-feira (18).

Conferência Oeste:

Lakers (1º) x Blazers (8º)

LeBron James NBA Playoffs Bolha
LeBron James é o principal jogador dos Lakers (Garrett Ellwood/NBAE via Getty Images)

Os Lakers, melhor campanha do Oeste, terão pela frente os Blazers, que chegam embalados aos playoffs da NBA com ótimos resultados na “bolha”. LeBron James, com média de 25,3 pontos por jogo e 10,3 assistência, e Anthony Davis, de 26,1 acertos, chegam com retrospecto de 52 vitórias e 19 derrotas. Já Damian Lillard, de 30 pontos, CJ McCollum, de 22,2, e Carmelo Anthony, de 15,4, terminaram com a campanha de 35 triunfos e 39 reveses.

+ Par de tênis de Jordan vendido por cerca de R$ 3,3 milhões

Em situação confortável na classificação, os Lakers usaram os jogos na “bolha” para darem minutos aos atletas pouco utilizados. A equipe mais tradicional de Los Angeles não se encontrou nas partidas que fez em Orlando. Ainda antes de confirmar a liderança do Oeste, o time do técnico Frank Vogel deixou a desejar em alguns jogos, com LeBron e Davis com atuações abaixo do previsto. Foram somente três vitórias nos oito duelos no isolamento.

Por outro lado, os Blazers venceram seis dos oitos embates na “bolha”, portanto, a chance de surpresa neste confronto é plausível. Apesar de o momento ser favorável ao time de Portland, os Lakers continuam como favoritos para a classificação e são um dos principais candidatos ao título da NBA.  

Clippers (2º) x Mavericks (7º)

Kawhi Leonard NBA Playoffs Bolha
Kawhi Leonard pode ser decisivo para os Clippers nos playoffs da NBA (nba.com/clippers)

Os Clippers, do astro Kawhi Leonard, com média de 27,1 pontos por partida, são os favoritos desta série contra os Mavericks, do craque esloveno Luka Doncic, de média de 28,8 acertos por jogo. Além de Leonard, campeão pelos Raptors em 2018/19, a franquia de menor apelo de Los Angeles tem um elenco repleto de bons jogadores, com destaque para Paul George, de 21,5, e Lou Williams, de 18,2.

+ Raulzinho e Caboclo atuam no encerramento da temporada

Pelos lados da equipe de Dallas, Doncic também tem boas companhias e uma delas é o letão Kristaps Porzingis, com média de 20,4 pontos por jogo. Os Clippers fizeram campanha superior, com 48 vitórias e 23 derrotas. Já os Mavericks ganharam 43 vezes e foram superados em 32 oportunidades.

Nuggets (3º) x Jazz (6º)

Nikola Jokic NBA Playoffs Bolha
Nikola Jokic em treino na “bolha” da NBA, em Orlando, na Flórida (Taylor Vincek/Nuggets)

Nikola Jokic e Jamal Murray são os nomes mais relevantes dos Nuggets e, nesta temporada, contam com um elenco de apoio amplo e qualificado. A equipe do técnico Michael Malone fechou a temporada regular na “bolha” com três triunfos em oito confrontos. A franquia de Denver chegou ao período decisivo da primeira fase com poucas chances de subir ou descer de posição, por isso, o treinador movimentou bastante o grupo.

+ Bicampeão do NBB reforça o Minas para a próxima temporada

Os Nuggets chegaram ao isolamento em Orlando com desfalques. Entre eles, os titulares Jamal Murray, lesão na coxa esquerda, Will Barton, no joelho direito, e Gary Harris, no quadril. O primeiro já voltou a jogar e fez a última partida da fase regular. Já os outros dois estão, por enquanto, sem previsão de retorno. O sérvio Jokic chega aos playoffs com média de 19,9 pontos, 9,7 rebotes e 7 assistências. E o armador Murray com 18,5 acertos.

Perda significativa

Pelos lados do Jazz, o técnico Quin Snyder sofreu uma perda significativa. O croata Bojan Bogdanovic passou por cirurgia no punho e só retorna na próxima temporada. Mesmo sem ele, a franquia de Utah se classificou e tem como destaques Rudy Gobert e Donovan Mitchell. O pivô francês está com média de 15,1 pontos e 13,5 rebotes. Já o ala americano tem média de 24 acertos por partida.  

+ Time de Benite, San Pablo Burgos inicia pré-temporada

Mitchell e companhia tiveram cinco derrotas nos oitos jogos disputados na “bolha”. Além de Bogdanovic, o Jazz terá um desfalque de última hora. O armador Mike Conley deixou o isolamento em Orlando para acompanhar o nascimento do filho ao lado da esposa em Columbus. Com isso, o atleta deve perder os primeiros três confrontos da série.

Rockets (4º) x Thunder (5º)

James Harden NBA Playoffs Bolha
James Harden é o principal pontuador dos Rockets (David Dow/NBAE via Getty Images)

O duelo mais equilibrado do Oeste deve ser entre Thunder e Rockets. Além do embate em quadra, o confronto marca o reencontro de Chris Paul, armador do OKC, com a equipe de Houston e James Harden. E Russell Westbrook, disputa sua primeira série de playoffs contra sua ex-equipe. O time de Oklahoma é uma das surpresas, pois não era tão cotada a chegar à fase decisiva após a saída de Westbrook.

+ CBC amplia parceria com a LNB para os próximos quatro anos

Os méritos para a boa campanha do Thunder ficam com o técnico Billy Donovan e com o armador Chris Paul, com média de 17,6 pontos. Além deles, o pivô neozelandês Steven Adams, 10,9 acertos e 9,3 rebotes, e Dennis Schroder, armador que briga pelo prêmio de melhor sexto homem da temporada regular da NBA, com 18,9 pontos de média.

Small-bal

No Rockets, o treinador Mike D’Antoni adotou um modelo de jogo singular que tem sido chamado de “small-bal”, com pouco jogo de garrafão e muitos arremessos do perímetro. James Harden, com 34,3 pontos de média, já era o dono do time e sua importância aumentou ainda mais com a saída de Paul e dos jogadores altos.

+ NBL cria força tarefa para preparar próxima temporada

Com cinco atletas rápidos e abertos, Harden encontra mais espaço para suas infiltrações e bolas de três pontos. Westbrook, com 27,2 acertos, é o principal ajudante de Harden. Os Rockets contam com o brasileiro Bruno Caboclo, que chega aos playoffs com média de 3 pontos e dois rebotes por partida.

Conferência Leste

Bucks (1º) x Magic (8º)

Giannis Antetokounmpo NBA Playoffs Bolha
Giannis Antetokounmpo em jogo na “bolha” da NBA (David Sherman/NBAE via Getty Images)

O Milwaukee Bucks, do astro grego Giannis Antetokounmpo, é a equipe de melhor campanha da NBA somando as duas Conferências. Comandado pelo técnico Mike Budenholzer, os Bucks somaram 56 vitórias e apenas 17 derrotas. Antetokounmpo coloca sua equipe como uma das favoritas ao confronto e ao título e, individualmente, briga pelo prêmio de MVP da temporada. São 29,5 pontos de média e 13,6 rebotes por partida.

+ Após 1º treino, Augusto Lima exalta Murcia: ‘minha família’

O grego tem ao seu lado um elenco bastante efetivo, com boas aparições do armador George Hill e do ala Khris Middleton, com 20,9 acertos por jogo. Na “bolha”, os Bucks ganharam apenas três dos oito jogos. Pelos lados do Magic, os destaques são o pivô montenegrino Nikola Vucevic, 19,6 pontos e 10,9 rebotes, o ala-armador francês Evan Fournier, 18,5 acertos, e o ala Aaron Gordon, 14,4 pontos. A equipe de Orlando fez campanha de 33 vitórias e 40 derrotas.

Raptors (2º) x Nets (7º)

Pascal Siakam NBA Playoffs Bolha
Pascal Siakam ajudou os Raptors a chegar aos playoffs (Instagram/raptors)

Atual campeão, os Raptors perderam Leonard, mas a trajetória na temporada faz com que a franquia esteja na briga pelo bicampeonato. Sem o principal jogador do primeiro título, o ala Pascal Siakam se transformou no atleta de maior relevância e tem correspondido. O camaronês tem média de 22,9 pontos. Ele recebe o apoio dos armadores Kyle Lowry, com 19,4 acertos, e Fred VanVleet, 17,6.

+ FIBA estende congelamento do ranking mundial até abril 2021

Na “bolha”, o Toronto ganhou cinco e perdeu apenas uma e, no total, a campanha registra 53 triunfos e 19 reveses. O oponente não deve oferecer muita resistência, já que os Nets estão com vários e importantes desfalques. Sem Kevin Durant, que nem chegou a jogar com a camisa do time, Kyrie Irving, lesionado, e outras peças de qualidade, a equipe de Brooklyn aposta no armador Caris Levert, que tem média de 18,7 pontos na campanha de 35 vitórias e 37 derrotas dos Nets.

Celtics (3º) x 76ers (6º)

Jayson Tatum NBA
Jayson Tatum é um dos diferenciais dentro do jogo coletivo dos Celtics (Bill Baptist/NBAE via Getty Images)

Celtics e 76ers tinha tudo para ser um duelo parelho, porém, os desfalques do Philadelphia podem desequilibrar a disputa. O Boston terminou a etapa regular ganhando 48 vezes e perdendo em 24 oportunidades. O trio formado por Jayson Tatum, ala-armador com média de 23,4 acertos, Jaylen Brown, da mesma posição e com 20,3, e Kemba Walker, armador com 20,4 pontos de média, são os condutores da equipe dirigida pelo técnico Brad Stevens

+ Vinda da Mangueira, Rapha Monteiro faz sua rota no esporte

Pelos lados dos 76ers, a ausência de Ben Simmons será, certamente, muito sentida. O armador foi submetido a uma cirurgia para corrigir uma lesão em seu joelho esquerdo e, provavelmente, não joga mais nesta temporada. Sem ele, o protagonismo fica com o pivô Joel Embiid, que terá que fazer a diferença para seu time ter chances de superar os Celtics. Embiid fechou a temporada regular da NBA com média de 23 pontos e 11,6 rebotes.

Embiid terá a ajuda do experiente ala-pivô Al Horford, ex-Boston. Ele tem média de 11,6 acertos por jogo. Sem Simmons, o brasileiro Raulzinho pode ganhar mais espaço e somou boas participações nos jogos realizados na “bolha” em Orlando. Somando todas as partidas, Raulzinho chega aos playoffs com 5,1 pontos de média. Os sixers tiveram 42 vitórias e 30 derrotas.

Pacers (4º) x Heat (5º)

Pacers Heat NBA
Pacers e Heat se enfrentam pelos playoffs da NBA (NBAE/Getty Images)

Indiana Pacers e Miami Heat é um confronto que tem como maior expectativa o encontro entre T.J. Warren e Jimmy Butler. Os dois jogadores tiveram um atrito em um embate na temporada regular da NBA. Incomodado, Butler garantiu que viria com força quando Warren aparecesse novamente em seu caminho. No jogo entre os times, já na bolha da NBA, o atleta do Heat neutralizou o adversário em duelo intenso.

+ Raulzinho ganha minutos e mostra serviço para os 76ers na NBA

A equipe de Indiana ficou no quarto lugar com 45 triunfos e 28 resultados negativos. O ala Warren chega aos playoffs da NBA com média de 19,8 pontos. Ele conta com o suporte do armador Victor Oladipo, que tem 14,5 acertos por partida. No garrafão, o nome forte é o do lituano Domantas Sabonis. O pivô europeu está com média de 18,5 pontos e 12,4 rebotes.

No Miami, Butler é o mais efetivo, com 19,9 acertos por jogo. Ele tem ao seu lado o pivô Bam Adebayo, com média de 15,9 pontos e 10,2 rebotes, o ala Duncan Robinson, 13,5 pontos, o armador esloveno Goran Dragic, 16,2 acertos, e o ala-pivô Andre Iguodala, que não tem números tão expressivos, mas é experiente e fez parte da vitoriosa equipe do Golden State Warriors. O Heat acabou a temporada regular da NBA com 44 vitórias e 28 reveses.

Veja os jogos da primeira rodada dos playoffs da NBA

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Segunda feira (17/08)

  • Utah Jazz x Denver Nuggets – 14h30 (ESPN)
  • Brooklyn Nets x Toronto Raptors – 17h (ESPN)
  • Philadelphia 76ers x Boston Celtics – 19h30 (ESPN)
  • Dallas Mavericks x Los Angeles Clippers – 22h (ESPN)

Terça-feira (18/08)

  • Orlando Magic x Milwaukee Bucks – 14h30
  • Indiana Pacers x Miami Heat – 17h
  • Houston Rockets x Oklahoma City Thunder – 19h30 (SporTV 2)
  • Portland Trail Blazers x Los Angeles Lakers – 22h (SporTV 2)

Quarta-feira (19/08)

  • Brooklyn Nets x Toronto Raptors – 14h30
  • Utah Jazz x Denver Nuggets – 17h (SporTV 2)
  • Philadelphia 76ers x Boston Celtics – 19h30
  • Dallas Mavericks x Los Angeles Clippers – 22h (SporTV 2)

Quinta-feira (20/08)

  • Indiana Pacers x Miami Heat – 14h (ESPN)
  • Houston Rockets x Oklahoma City Thunder – 16h30 (ESPN)
  • Orlando Magic x Milwaukee Bucks – 19h (ESPN)
  • Portland Trail Blazers x Los Angeles Lakers – 22h (ESPN)

Sexta-feira (21/08)

  • Toronto Raptors x Brooklyn Nets – 14h30 (SporTV 2)
  • Denver Nuggets x Utah Jazz – 17h
  • Boston Celtics x Philadelphia 76ers – 19h30 (SporTV 2)
  • Los Angeles Clippers x Dallas Mavericks – 22h

Sábado 22/08

  • Milwaukee Bucks x Orlando Magic – 14h
  • Miami Heat x Indiana Pacers – 16h30
  • Oklahoma City Thunder x Houston Rockets – 19h30 (ESPN)
  • Los Angeles Lakers x Portland Trail Blazers – 21h30 (ESPN)

Domingo (23/08)

  • Boston Celtics x Philadelphia 76ers – 14h (ESPN)
  • Los Angeles Clippers x Dallas Mavericks – 16h30 (ESPN)
  • Toronto Raptors x Brooklyn Nets – 19h30 (SporTV 2)
  • Denver Nuggets x Utah Jazz – 22h (SporTV 2)

Segunda-feira (24/08)

  • Milwaukee Bucks x Orlando Magic – 14h30 (SporTV 2)
  • Oklahoma City Thunder x Houston Rockets – 17h
  • Miami Heat x Indiana Pacers – 19h30 (SporTV 2)
  • Los Angeles Lakers x Portland Trail Blazers – 22h (SporTV 2)

Terça-feira (25/08) – se necessário

  • Brooklyn Nets x Toronto Raptors
  • Philadelphia 76ers x Boston Celtics
  • Utah Jazz x Denver Nuggets
  • Dallas Mavericks x Los Angeles Clippers

Quarta-feira (26/08) – se necessário

  • Indiana Pacers x Miami Heat
  • Orlando Magic x Milwaukee Bucks
  • Houston Rockets x Oklahoma City Thunder
  • Portland Trail Blazers x Los Angeles Lakers

Quinta-feira (27/08) – se necessário

  • Boston Celtics x Philadelphia 76ers
  • Toronto Raptors x Brooklyn Nets
  • Denver Nuggets x Utah Jazz
  • Los Angeles Clippers x Dallas Mavericks

Sexta-feira (28/08) – se necessário

  • Miami Heat x Indiana Pacers
  • Milwaukee Bucks x Orlando Magic
  • Oklahoma City Thunder x Houston Rockets
  • Los Angeles Lakers x Portland Trail Blazers

Sábado (29/08) – se necessário

  • Philadelphia 76ers x Boston Celtics
  • Utah Jazz x Denver Nuggets
  • Brooklyn Nets x Toronto Raptors
  • Dallas Mavericks x Los Angeles Clippers

Domingo (30/08) – se necessário

  • Indiana Pacers x Miami Heat
  • Orlando Magic x Milwaukee Bucks
  • Houston Rockets x Oklahoma City Thunder
  • Portland Trail Blazers x Los Angeles Lakers  

Mais em Basquete