Siga o OTD

Basquete

Botafogo encerra atividades e São Paulo herda ‘espólio’

Com dívidas e sem verba, clube carioca encerra as atividades na modalidade mais uma vez. Com isso, São Paulo deve herdar a vaga em competição continental

Botafogo vence São José no NBB- Foto: Vitor Silva/BFR
Clube carioca encerra o projeto de basquete pela terceira vez na história (Vitor Silva/BFR)

Fim. Em meio a crise financeira e devendo alguns meses de salário, o Botafogo vai encerrar as atividades no basquete masculino. Atual campeão da Liga Sul-Americana, o time carioca não jogará o próximo NBB e a vaga na Champions League das Américas deve ir para o São Paulo. O clube paulista pode ainda ficar com o pivô Lucas Mariano.

O clube carioca ainda não confirma de maneira oficial a informação. Em contato com a reportagem do Olimpíada Todo Dia, o Botafogo não respondeu aos questionamentos sobre a situação. 

A notícia publicada primeiramente no “Blog do Souza” ganhou as redes sociais nesta quinta-feira (30). Um dos primeiros a falar a respeito foi o ex-jogador e técnico da equipe Léo Figueiró. Através da conta no Twitter, o comandante assumiu a dificuldade em colocar em palavras o que estava acontecendo.

Crise econômica

Não é segredo que o clube carioca enfrenta problemas financeiros nos últimos anos em todas as esferas e com o basquete não era diferente. Na última temporada, mesmo com a boa campanha e o título no torneio continental, o Botafogo sofreu com falta de pagamento da maior parte dos integrantes da equipe. Para 2020/2021 a situação seria um pouco pior.

botafogo
Equipe carioca após a conquista da Liga Sul-Americana (Divulgação/Consubasquet)

Por conta de alteração na maneira em que seria repassada a verba de patrocínio para o clube, o Botafogo não poderia usar o valor na modalidade, e o basquete não teria de onde tirar verba para manter o projeto retomado em 2017 e que conquistou também o título da Liga Ouro. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Nas últimas semanas, nomes fortes da modalidade dentro do Botafogo já haviam deixado cargos dentro do clube, o que era um indício do que foi confirmado esta semana. Vale lembrar que o time carioca já passou por situação parecida em dois outros momentos. A primeira foi no início dos anos 70 e a segunda após o fim do carioca de 2002.

Champions League de Basquete

Com o título da Liga Sul-Americana de basquete na última temporada, o Botafogo estava classificado para a disputa da Champions League, a maior competição continental do momento.

São Paulo vence Botafogo pelo NBB - Foto: Igor Amorim/SPFC.net basquete fim atividades
São Paulo pode herdar a vaga na Champions League das Américas (Igor Amorim/SPFC.net)

Com o fim das atividades do clube carioca, o São Paulo, terceiro colocado na última temporada do NBB, deve herdar a vaga na competição continental em 2020/2021. Isso porque o Corinthians, vice-campeão da Liga Sul-Americana da última temporada e que poderia pleitear a vaga, também possui futuro incerto.

Lucas Mariano no São Paulo?

Um dos jogadores que estava livre no mercado após o fim das atividades no Botafogo pode já estar empregado. Segundo informações, o pivô Lucas Mariano, de 26 anos, será reforço para a temporada 2020/2021. O atleta teve médias de 15,5 pontos por jogo e 4,7 rebotes na última edição do NBB. Nenhuma das partes confirma a contratação de maneira oficial ainda.

Mais em Basquete