Siga o OTD

Basquete

Na NBA, Didi dedica “momento único” à falecida avó

Brasileiro foi selecionado no Draft da NBA e, após ser pego pelo Atlanta Hawks na 35ª escolha, acabou enviado para New Orleans Pelicans

Didi logo após ser selecionado, ainda com o boné dos Hawks (Divulgação)

O brasileiro Didi foi selecionado no Draft da NBA na noite de quinta (20). Inicialmente ele foi pego pelo Atlanta Hawks, mas acabou sendo enviado para o New Orleans Pelicans. Natural de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, o ala de apenas 19 anos defendeu o Franca Basquete, vice-campeão da temporada 18/19 do NBB.

Didi dedicou momento à mãe, Rosane, e à avó, Tereza, que faleceu recentemente. “Quero dedicar esse momento em especial à minha mãe e à minha avó, Tereza, porque elas me deram todo o suporte, me apoiaram, batalharam para que eu tivesse condições de sonhar e lutar por isso”, disse. “Era um sonho que eu tinha. Estou muito feliz por estar vivendo esse momento. É único. Difícil falar o que estou sentindo, é algo diferente, que nunca senti antes. Minha família sempre foi muito presente e importante na minha vida”.

Didi e sua mãe, Rosane, no Draft da NBA (Divulgação)

O ala, a 35ª escolha do Draft da NBA, foi apresentado pela liga não apenas por sua contundente produtividade, mas também por sua alta intensidade em quadra e versatilidade defensiva. Destacaram ainda sua média de 11,5 pontos por jogo no NBB e ligas continentais e aproveitamento de 47% nas bolas de três pontos, além da primeira convocação para a seleção adulta.

“Ainda estou vivendo o Draft. Ouvir o meu nome, ser chamado, saber que uma franquia da NBA confia no meu basquete. Isso é especial. Foi tudo muito rápido e queria que durasse mais tempo porque foi maravilhoso. Estou vivendo um dos dias mais felizes da minha vida”, acrescentou.

“Lembro do caminho que percorri para chegar até aqui e sei que a responsabilidade, as cobranças e a pressão serão ainda maiores a partir de agora. Tenho os pés no chão, estou me preparando para isso, é uma conquista que me enche de orgulho e que tem um pouco de cada companheiro de equipe, de cada treinador, de cada amigo que me ajudou nessa caminhada. Sei que posso e tenho muito a crescer, a evoluir e vou trabalhar duro para isso”, completou Didi em entrevista coletiva.

Campeão do Campeonato Sul-Americano 2019, vice-campeão do NBB 11 (2019) e campeão do Campeonato Paulista 2018, Didi participou em abril do 22º Nike Hoop Summit, no Moda Center (Portland), evento que reuniu os jovens mais promissores da categoria sub-19 dos Estados Unidos e do mundo.


Pela Seleção Brasileira, foi campeão do Campeonato Sul-Americano sub-21, no ano passado, e peça importante na equipe adulta na conquista de uma vaga para a Copa do Mundo da China.

Antes de Didi, o último brasileiro escolhido pelo Draft da NBA foi Bruno Caboclo, pelo Toronto Raptors na 20ª posição em 2014. Atualmente ele está Memphis Grizzlies. Além deles, participaram da temporada passada Nenê, no Houston Rockets; Raulzinho, Utah Jazz; Cristiano Felício, Chicago Bulls; e Scott Machado, no Los Angeles Lakers

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete