Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Renovada, seleção em cadeira de rodas disputa Sul-Americano

Dos 12 atletas, seis são novatos na competição continental que distribui vagas para o Parapan de 2019

Sul-Americano de Basquete em cadeira de rodas
Divulgação/CPB

O Campeonato Sul-Americano de Basquete em Cadeira de Rodas será realizado na cidade de Lima no Peru. Esta é a segunda competição mais importante do ano para a modalidade. A Seleção Brasileira, composta por 12 atletas, levará com seis novos jogadores. O time embarcará neste sábado, 1º, rumo ao Peru e fará sua estreia no campeonato no domingo, contra a Colômbia. O campeão da América do Sul será conhecido na final do evento, no dia 7 de dezembro.

“Estamos com uma Seleção 50% renovada em comparação com a que esteve no Mundial da Alemanha, este ano. Isso gera uma grande motivação para conquistarmos uma vaga no Parapan de Lima, em 2019. Realizamos duas etapas de treinamentos e nosso foco tem sido o entrosamento dos jogadores de acordo com as diversas opções de formações”, explicou Sileno Santos, técnico da Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas.

Em agosto, o Brasil encerrou sua participação no Campeonato Mundial da modalidade em 15º lugar.

“Agora, jogaremos contra equipes em desenvolvimento, como Peru e Equador, e também contra Colômbia e Argentina, que são, junto com o Brasil, as principais forças sul-americanas no basquete em cadeira de rodas”, comentou Sileno.

Ao todo, oito países disputam o título sul-americano. Na primeira fase, os times estão divididos em duas chaves e enfrentarão todos os adversários do seu grupo. No grupo A, está Brasil, Colômbia, Equador e Peru e, no grupo B, Argentina, Bolívia, Chile e Uruguai. Após essa fase, ocorrerá o cruzamento das chaves, semifinais e final.

Os três primeiros colocados no Sul-Americano garantem vaga nos Jogos Parapan-Americanos de 2019, que também serão sediados em Lima, no Peru.

Mais em Paralimpíada Todo Dia