Siga o OTD

Basquete

Equipes que disputarão a Liga Ouro 2019 estão definidas

Estarão na disputa: Basquete Blumenau, Campo Mourão Basquete, Cerrado Basquete, Londrina Unicesumar Basketball, Pato Basquete, Rio Claro/Renata e Unifacisa

Arthur Marega/São José Desportivo

As equipes que disputarão a Liga Ouro 2019 estão definidas. Nesta terça-feira (27), o Departamento Técnico da Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciou que a sexta edição da competição, que tem início previsto para o mês de fevereiro, será jogada com sete clubes.

Basquete Blumenau (SC), Campo Mourão Basquete (PR), Cerrado Basquete (DF), Londrina Unicesumar Basketball (PR), Pato Basquete (PR), Rio Claro/Renata (SP) e Unifacisa (PB) serão as equipes que lutarão por uma vaga na próxima edição do NBB.

Com isso, a Liga Ouro 2019 será representada por quatro Estados diferentes (Paraná, Paraíba, Santa Catarina, São Paulo) mais o Distrito Federal e estará presente em quatro das cinco Regiões do Brasil: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Histórico das equipes na disputa da Liga Ouro

Dos sete times participantes, somente o Pato Basquete, da cidade de Pato Branco (PR), nunca disputou a Liga Ouro. De resto, todos já jogaram pelo menos uma edição.

Campeão da primeira edição da história, o Rio Claro está de volta para tentar seu retorno à elite, assim como o Campo Mourão, que participou das últimas duas temporadas do NBB.

Terceiro colocado da temporada anterior, o Londrina tentará mais uma vez a subida. Quem também marcou presença nas últimas edições foi o Blumenau, que disputará sua terceira Liga Ouro consecutiva.

Em relação à edição anterior, Unifacisa (PB) e Cerrado Basquete (DF) darão continuidade às suas jornadas rumo à elite e disputarão a divisão de acesso.

Criada em 2014, a Liga Ouro teve cinco edições realizadas em sua história e já promoveu a subida de oito clubes para o NBB, dentre eles clubes gigantes com tradição no futebol, como Vasco da Gama, Botafogo e Corinthians. O próximo passo do calendário será a reunião de planejamento da competição, que acontecerá no dia 04 de dezembro, na sede da LNB, em São Paulo (SP).

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Basquete