Siga o OTD

Basquete 3 x 3

FIBA estende congelamento do ranking mundial até abril 2021

Por conta da pandemia, entidade máxima do basquete oficializa que o ranking seguirá sem alterações até 1º de abril de 2021

FIBA Basquete-3x3- etapas world tour - coronavírus
Brasil segue em busca de melhores colocações no ranking mundial (Divulgação/FIBA)

A FIBA (Federação Internacional de Basquete) oficializou nesta quinta (13) a extensão do congelamento do ranking mundial de basquete 3×3 até abril de 2021. A intenção é evitar interromper a elegibilidade olímpica e a qualificação para as competições do próximo ano.

A entidade máxima do basquete espera diminuir os prejuízos esportivos das equipes, federações e jogadores por conta da Covid-19. 

A primeira movimentação da FIBA no sentido de congelamento do ranking mundial de basquete 3×3 aconteceu em abril de 2020. Por conta do coronavírus e com o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a entidade preferiu paralisar o ranqueamento por um tempo indefinido. 

Pré-Olímpico de Basquete 3x3
Basquete 3×3 do Brasil esteve nos Jogos Pan-Americanos de Lima (Alexandre Loureiro/COB)

Igualdade de condições

Em julho, mesmo sem valer pontos para o posicionamento no ranking mundial, a FIBA autorizou a retomada de competições do basquete 3×3 em alguns lugares do mundo, de acordo com seu conselho médico.

Contudo, como a pandemia está em diferentes estágios no mundo, a decisão desta semana feita pela entidade busca fazer com que todos os países e atletas estejam em condições de igualdade. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Com isso, a FIBA pretende manter as federações mais bem classificadas no ranking mundial aptas a se classificar para as competições em 2021, os melhores jogadores e equipes seguem buscando uma vaga no circuito profissional e os países seguem em busca da vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio. 

E o Brasil

Com os rankings de seleções congelados a partir de 1ª de abril, o Brasil segue em 15º no masculino e em 34º no feminino. Pelo sub-23, o masculino ocupa a 13ª posição, enquanto o feminino segue em 34º. Fechando o ranking, no sub-18 o masculino aparece em 8º e o feminino em 21º.

No ranking de times, o Brasil não possue nenhuma equipe entre as 30 melhores do mundo.

Brasil quer crescer mais na modalidade nos próximos anos (FIBA/Divulgação FIBA)

E quando descongelar

Com a decisão da FIBA, a partir de 1º de abril de 2021 o basquete 3×3 vai ter um novo cenário dividido em dois momentos.

No primeiro, que vai de 1º de abril a 30 de setembro de 2021, os jogadores e equipes serão beneficiados pelos pontos ganhos nos últimos 12 meses e será mantida a pontuação conquistada no ano anterior ao congelamento do ranking mundial.

Em um segundo momento, que se inicia a partir de 1º de outubro de 2021, a classificação do ranking mundial do basquete 3×3 levará em consideração a pontuação dos últimos 12 meses.

Mais em Basquete 3 x 3