Paris – Vitor Tavares está a uma vitória de garantir uma medalha paralímpica inédita para o badminton brasileiro! Em um jogaço, ele derrotou o estadunidense Miles Krajewski por 2 sets a 1 (21/12, 10/21 23/21), na manhã deste domingo (1º), e se classificou para a semifinal do torneio individual da classe SH6 (atletas com baixa estatura). O paranaense voltará a jogar ainda hoje, às 15h (horário de Brasília), contra o francês Charles Noakes, valendo um lugar na final.
Vice-líder do ranking mundial da classe SH6, Vitor Tavares fez uma primeira fase abaixo do esperado e se classificou para as quartas de final pelo saldo de sets, depois de um empate triplo. Apesar disso, ainda entrou com muito favoritismo para o duelo contra Krajewski, 14º colocado do ranking, que venceu um jogo e perdeu outro na fase de grupos.
Como foi o jogo
Em quadra na Arena La Chapelle, Vitinho fez um primeiro set dominante. Depois de trocar pontos com o adversário no início, o brasileiro disparou e anotou uma boa sequência de pontos para abrir 14/6. A partir daí, administrou bem a vantagem e conseguiu fechar a parcial em 21/12. Já no segundo set, os papéis se inverteram. Krajewski abriu 11/0 de frente e encaminhou a vitória, vencendo com placar de 21/10.
- La Porta e Yane pretendem focar na base e “pulverizar” o COB
- Samuel Pupo retorna ao Championship Tour da WSL
- Futsal e Futebol de Areia podem entrar no programa olímpico
- Marco La Porta e Yane Marques eleitos à presidência do COB
- Mais três brasileiros vão às oitavas do Challenger Ericeira
Pelo terceiro e decisivo set, os dois atletas se alternaram na liderança do placar no início da parcial. Vitor conseguiu abrir até chegar em 12/8, mas viu o adversário encostar no placar e chegar ao empate em 13/13. O brasileiro chegou a 17/13, mas outra vez tomou o empate em 18/18. Os momentos decisivos foram nervosos. O brasileiro desperdiçou dois set points, mas fechou em 23/21.
Outra vez na semifinal
Com a vitória, Vitor Tavares se classificou para a semifinal dos Jogos Paralímpicos pela segunda vez na carreira. Em Tóquio-2020, quando o badminton fez sua estreia no programa, o brasileiro também atingiu esta fase e terminou em quarto lugar, após perder a disputa do bronze para o britânico Krysten Coombs. Esta é, portanto, a chance de Vitinho conquistar uma medalha inédita para a modalidade.
Seu próximo adversário em Paris-2024 será Charles Noakes, ainda neste domingo, não antes das 15h (horário de Brasília). Os dois atletas já jogaram nesta edição, logo na primeira rodada da fase de grupos, com vitória do francês por 2 sets a 0 (21/19 e 21/16). Como ficou em primeiro lugar da chave, Noakes se garantiu de forma direta na semifinal e chegará descansado para o jogo contra o brasileiro.