Siga o OTD

Badminton

Etapa de Caxias do Sul do Brasileiro conhece finalistas

Em reta de definições, a etapa de Caxias do Brasileiro de badminton conheceu os finalistas de suas cinco chaves na elite

Duplas mistas no Brasileiro de badminton
Etapa de Caxias do Sul é a primeira do Brasileiro de badminton (Foto: instagram/recreiodajuventude)

Foram conhecidos neste sábado (26) os finalistas da etapa de Caxias do Sul (RS) do Campeonato Brasileiro de badminton. Sem maiores surpresas, Jonathan Matias e Donnians Oliveira vão decidir o título do masculino, enquanto a finalíssima feminina contará com as duas principais cabeças de chave do torneio, Jaqueline Lima e Jeisiane Alves. Jaque, aliás, foi o grande destaque do dia e se garantiu em outras duas finais.

– Mesa-tenistas brasileiros disputam primeira competição do circuito mundial no ano

Jonathan Matias (4º) passou por Davi Carvalho Marinho nas semifinais de simples, vencendo por 2 sets a 0, com parciais de 21/15 e 21/14. Já Donnians Oliveira (2º) teve uma parada muito mais dura em sua chave, contra o irmão de Davi, Deivid Carvalho. Donnians, que foi vice-campeão pan-americano por equipes no último final de semana, perdeu o primeiro set por 21/19, mas se recuperou e venceu os dois seguintes por 22/20 e 21/13 para chegar na final.

Entre as mulheres, Jeisiane Carvalho fez valer o seu favoritismo e chegou na final sem maiores dificuldades. Com uma campanha muito sólida em todo o torneio, a cabeça de chave número 1 venceu Luanna Capuli na semifinal com um duplo 21/11. Sua próxima adversária também não sofreu grandes sustos para chegar na final. Jaqueline Lima derrotou Jackeline Silva Luz por 2 sets a 0, em parciais de 21/14 e 21/12. Tanto Jeisi quanto Jaque ainda não perderam sets nesta etapa do Brasileiro de badminton.

Finais nas duplas

Jaqueline Lima terá um domingo agitado. Além da final em simples, ela também brigará pelo título nas duplas femininas e duplas mistas. Na chave feminina, ela e Sâmia Lima venceram Juliana Vieira/Sayane Lima e enfrentarão Julia Vieira/Sânia Lima na decisão. No torneio misto, Jaque tem Fabricio Farias como parceiro. Após vencerem Matheus Voigt/Tamires Santos na semi, vão encarar Francielton Farias/Sânia Lima, que passaram por João Marcos Moreira/Bianca Lima.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Se Davi e Deivid não chegaram na final do torneio de simples, a história na chave de duplas foi diferente. Em um jogo muito duro, eles conseguiram derrotar Matheus Voigt/Willian Guimarães, ranqueados como os segundos melhores da competição, de virada, com parciais muito apertadas (18/21, 29/27 e 21/19), e se garantiram na decisão, onde enfrentarão uma parceria também formada por dois irmãos: Fabrício e Francielton Farias, cabeças de chave número 1, que passaram por Alisson Vasconcellos/Mateus Cutti por 2 a 1 (18/21, 21/12 e 21/14).

A etapa de Caxias do Sul é a primeira da atual temporada do Campeonato Brasileiro de badminton. A competição começou na quarta-feira (23) e será encerrada neste domingo (27), com a disputa de todas as finais. Além da categoria principal, participam atletas do sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-19.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Badminton