Siga o OTD

Badminton

Arthur Pomoceno e Mariana Freitas lideram ranking nacional

Lista já está com a pontuação da primeira etapa do nacional, disputada em Salvador. Próxima parada é em Curitiba

Brazil Internacional de badminton
Arthur Pomoceno (arquivo)

A Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) divulgou o Ranking Nacional 2020 devidamente atualizado, na segunda (9). A referência é Março 2020, e nesta edição já estão computados os pontos conquistados na primeira etapa do Campeonato Nacional, disputada em Salvador.

Lembrando que este ranking de Março 2020 é o que servirá de base para definição dos cabeças de chave para a Etapa Curitiba, a segunda do Campeonato Nacional de Badminton.

Os líderes individuais são Arthur Pomoceno, no masculino, e Mariana Freitas, no feminino. Ainda no masculino, Donnians de Oliveira, irmão de Ygor Coelho, vem pontuando constantemente e se consolidando entre os cinco melhores.

+ CONFIRA A ÍNTEGRA DA LISTA

Ygor Coelho e Fabiana Silva

Ygor Coelho, principal nome da modalidade, não lidera o Ranking Nacional já que não disputa todos os torneios realizados no país, mas segue, de longe, como o principal atleta brasileiro, ocupando a 48ª colocação no ranking mundial e muito perto de garantir a vaga para a Olimpíada de Tóquio 2020.

No feminino, Fabiana Silva, a melhor brasileira no ranking mundial (64ª), também não disputa todos os torneios nacionais, foca nas disputas internacionais porque ainda tem chances de cavar uma vaga em Tóquio 2020.

Nas duplas masculinas, os irmãos Farias seguem absolutos e possuem larga vantagem no cenário do badminton nacional. Fabrício e Francielton também são a melhor parceria brasileira no ranking mundial (58º), mas estão bem longe de uma chance em Tóquio. Somente as 16 melhores duplas se classificam.

Nas duplas femininas, Bianca Lima e Mariana de Freitas lideram nacionalmente, mas são Jaqueline Lima e Sâmia Lima que melhor representam o Brasil internacionalmente, ocupando a 47ª colocação no ranking mundial. Contudo, uma vaga na próxima olimpíada é improvável.

Fechando o Ranking Nacional de badminton, Fabrício Farias e Jaqueline Lima são os líderes nas duplas mistas. A parceria também é a melhor internacionalmente, ocupando a 53ª posição. Assim como na outras duplas, Fabrício e Jaqueline estão longe de uma vaga para Tóquio 2020.

Corrida olímpica

A janela para pontuar e se garantir nos próximos Jogos fecha no dia 26 de abril. Apenas os 34 primeiros do ranking mundial de simples são elegíveis para os Jogos. Contudo, há um limite de atletas por nacionalidade.

No individual, países com dois ou mais atletas entre os 16 melhores do mundo têm direito a duas vagas. De resto, só um atleta por país. O regulamento ainda prevê mais quatro vagas individuais, três por convite e uma garantida ao país-sede, totalizando 38 atletas em cada gênero.

Mais em Badminton