Siga o OTD

Badminton

Ygor Coelho vence dois jogos e está nas quartas do Brasil Open

Cabeça de chave número 2, Ygor Coelho vai enfrentar o canadense B. R. Sankeerth por uma vaga na semifinal do Brasil Open

Alexandre Schneider/Nissan

O brasileiro Ygor Coelho confirmou seu favoritismo e passou por seus dois primeiros desafios no Brasil Open de badminton, que está sendo disputado na cidade de Campinas, em São Paulo. Primeiro ele despachou o islandês Karl Gunnarsson nesta quinta (2) por 2 a 1 e se classificou para as oitavas de final do torneio.

Horas depois, Ygor Coelho retornou para enfrentar o italiano Rosario Maddaloni por uma vaga nas quartas de final. Muito mais solto e confiante, o brasileiro fez 2 sets a 0 e se garantiu entre os oito melhores do Brasil Open de badminton. Na briga por uma vaga na semifinal, Ygor enfrentará o canadense B. R. Sankeerth, que veio do qualificatório.

Na chave feminina, o Brasil não tem mais atletas disputando. Ainda na fase de oitavas, Jackeline foi derrotada pela belga Lianne Tan: 2 sets a 0, parciais de 21-5 e 21-9.

Coelho nas quartas

Ygor Coelho, cabeça de chave número dois do Brasil Open, começou bem forte o duelo contra Karl Gunnarsson e cravou 21 a 7 no primeiro game. O islandês, porém, se recuperou na segunda parcial e empatou com um 21 a 13. O game decisivo foi 21 a 15 para o brasileiro.

Na partida seguinte, o grande nome do Brasil na modalidade passou como quis sobre o italiano Rosario Maddaloni. Com um duplo 21/11, Ygor Coelho dominou as ações, forçou o adversário a cometer vários erros e não deu chances.

O primeiro cabeça de chave, o holandês Mark Caljouw, também passou para as quartas de final com uma vitória sem sustos sobre o alemão Kai Schaefer.

Chave masculina do Brasil Open

Outros quatro brasileiros disputaram, mas todos perderam por 2 a 0. Artur Pomoceno foi o primeiro a jogar e perdeu para o estoniano Raul Must por um duplo 21/12. Os outros três entraram na chave principal após disputar o classificatório. Vinicius Gori caiu por 21/9 e 21/5 diante do canadense Jason Ho-Shue, Waleson Santos foi derrotado por 21/14 e 21/13 pelo espanhol Pablo Abian, e Gabriel Cury tomou 21/12 e 21/16 do austríaco Luka Wraber.

+ CONFIRA A CHAVE DE SIMPLES MASCULINA

Chave feminina do Brasil Open

Na chave feminina, além de Jackeline Luz e Mariana Freitas, outras seis brasileiras participaram, mas nenhuma conseguiu passar. Jaqueline Lima foi a primeira a entrar em quadra e perdeu para a suíça Sabrina Jaquet, cabeça de chave número um do Brasil Open, por 2 games a 0, com parciais de 21/11 e 21/10.

+ CONFIRA A CHAVE DE SIMPLES FEMININA

Samia Lima perdeu para a peruana Daniela Macias por 21/16, 18/21 e 21/16. Tamires Santos também perdeu por 2 a 1, com 18/21, 21/14 e 21/18; Jesiane Alves tomou 21/8 e 21/10 da portuguesa Sonia Gonçalves; Fabiana Silva caiu por 2 a 0 (21/14 e 21/12) para a canadense Brittney Tam e Bianca Lima perdeu para a peruana Ines Salazar (21/12 e 21/10).

Duplas masculinas

O Brasil entrou na disputa com nove duplas, mas apenas três conseguiram vencer e avançar para a fase de oitavas de final. Fabrício Farias e Francielton Farias terão pela frente os norte-americanos Raju Rai e Bo Zhao. E, infelizmente, as outras duas duplas se enfrentarão, o que já garante um dupla brasileira nas quartas do Brasil Open. João Bajer e Felippe Cury Fonseca vão disputar contra Gustavo Aquino e Messias Rony.

+ CONFIRA A CHAVE DE DUPLAS MASCULINA

CHAVE DE DUPLAS MISTAS

A melhor dupla brasileira na chave de duplas mistas nesta quinta-feira foi Artur Pomoceno e Fabiana Silva. Os atletas começaram a participação no Brasil Open com uma vitória por W.O. contra William Cabrera e Clarisa Pie, da República Dominicana. Na segunda rodada, Artur e Fabiana tiveram pela frente os compatriotas Igor Ibrahim e Jackeline Luz, que haviam vencido na primeira rodada de W.O. No duelo verde e amarelo, Pomoceno e Silva se impuseram e saíram com a vitória por 2 sets a 0, com parciais de 21/17 e 21/9.

Com o resultado, Artur Pomoceno e Fabiana Silva se garantiram nas quartas de final da competição e terão pela frente Nyl Yakura e Kristen Tsai, do Canadá, nesta sexta-feira. Caso os brasileiros conseguirem a vitória, o Brasil já garante a medalha de bronze na chave de duplas mistas do Brasil Open de Badminton.

Derrotas nas duplas

Izak Batalha e Tamires Santos começaram o dia vencendo a dupla formada por Peder Søvndal, da Dinamarca, e Tereza Švábíková, da República Tcheca, por 2 sets a 1, com parciais de 11/21, 21/11 e 21/19. Na segunda rodada do Brasil Open de Badminton, Izak e Tamires tiveram como adversários os holandeses Robin Tabeling e Selena Piek. Na partida, os atletas da Holanda acabaram ditando o ritmo da partida e saíram com a vitória em sets diretos, com um duplo 21/11, eliminando os brasileiros da competição.

Já Matheus Voigt e Bianca Oliveira Lima não tiveram o mesmo desempenho. Os brasileiros começaram o dia vencendo a dupla d Chile formada por Cristian Araya e Constanza Naranjo, por 2 sets a 0, com parciais de 21/19 e 21/12. Na segunda rodada os adversários foram os russos Evgenij Dremin e Evgenia Dimova. Na partida, os atletas da Rússia saíram com a vitória em parciais diretas com 21/11 e 21/10, eliminando Matheus e Bianca do Brasil Open de Badminton. 

Gustavo Pereira e Paloma Eduarda Da Silva acabaram eliminados na primeira rodada da competição ao serem derrotados pelos americanos Raju Rai e Allison Lee, por 2 sets a 0, com parciais de 17/21, 21/16 e 21/14. O mesmo aconteceu com Fabricio Farias e Jaqueline Lima que acabaram sendo superados pelos canadenses Joshua Hurlburt-Yu e Josephine Wu, em sets diretos com parciais de 21/16 e 21/14. Outra dupla do Brasil que foi eliminada após a primeira partida no Brasil Open de Badminton foi Felippe Cury Fonseca/Jeisiane Alves. Os atletas tiveram como adversários Jonathan Bing Tsan Lai e Katie Ho-Shue, do Canadá, e sofreram o revés por 2 sets a o, com parciais de 21/15 e 21/18.  

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Badminton