Siga o OTD

Atletismo

Brasileiros disputam Sul-Americanos de corrida neste final de semana no Uruguai e no Chile

O Brasil participa neste fim de semana de dois Campeonatos Sul-Americanos de Corrida. Em Montevidéu, no Uruguai, Damião Ancelmo de Souza e Valdilene dos Santos Silva disputam o de Meia Maratona neste sábado (dia 18), enquanto Franck Caldeira de Almeida e Mirela Saturnino de Andrade correm domingo (19) o de Maratona, na cidade de Temuco, no Chile.

O 15º Sul-Americano de Meia Maratona será disputado ao mesmo tempo da 5ª edição da “Corre Montevidéu”. A largada será às 17:50 horas de Brasília na Kibon Avanza, mesmo local da chegada. Os brasileiros vão tentar manter a tradição de bons resultados na competição. No ano passado, em Assunção, no Paraguai, Joziane da Silva Cardoso e o mineiro Gilmar Silvestre Lopes conquistaram as medalhas de ouro e de prata, respectivamente nas provas feminina e masculina.

De acordo com o técnico Claudio Castilho, da Seleção, a temperatura está em torno dos 17 graus em Montevidéu, com sensação térmica de 14 por causa do vento.

Em Temuco, centenas de atletas vão participar no domingo da grande festa em que se transformou a Maratona Internacional Temuco Araucanía (MITA 2017), que, além da prova dos 42,195 km, ainda tem corridas de 5 e 15 km.

A largada da maratona, na qual estão incluídos os participantes do Sul-Americano, será às 08 horas de Brasília, no Parque Estádio Germán Becker, também onde os atletas cruzarão a linha de chegada.

O estádio foi uma das sedes da Copa América de Futebol de 2015. Em Temuco, a temperatura gira nestes dias em torno dos 19 graus, o que pode favorecer o desempenho dos corredores. Outro fato é que a cidade fica a pouco mais de 100 metros de altitude em relação ao nível do mar.

O Brasil participa dos Campeonatos Sul-Americanos com recursos do Programa Caixa de Seleções Nacionais da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), patrocinada pela Caixa Econômica Federal.

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Atletismo