Siga o OTD

Atletismo

 

Atletismo brasileiro é campeão sul-americano sub-20 de 2025



O Brasil conquistou 46 medalhas e somou 398 pontos em Lima, no Peru, para ficar com os troféus de campeão geral, masculino e feminino



Na imagem, o time de atletismo do Brasil sub-20 que volta de Lima vitorioso.
O time de atletismo do Brasil sub-20 que volta de Lima vitorioso. Foto: Gérman Falcón/ CBAt

O time de atletismo brasileiro sagrou-se campeão sul-americano sub-20 de atletismo de 2025. Assim, a equipe somou 398 pontos após três dias de disputas encerradas neste domingo (2). O Campeonato Sul-americano Sub-20 de Atletismo ocorreu no Estádio de La Videna, em Lima, no Peru. O atletismo brasileiro também foi campeão em cada naipe separadamente: masculino (205 pontos) e feminino (193 pontos).

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

O Brasil levou 62 atletas (31 mulheres e 31 homens) e somou 46 medalhas (17 ouros, 14 pratas e 15 bronzes) na competição. Além disso, diversos atletas fizeram ou ratificaram índices para o Mundial de Atletismo de Eugene, Oregon (EUA) de 2026 e deixaram o Peru com suas melhores marcas pessoais.

O brasileiro Vinícius de Brito (APA/SECEL Jaraguá do Sul-SC), campeão dos 110 m com barreiras (13s27), e a colombiana Maria Camila Maturana, campeã dos 100 m rasos, foram os atletas com o melhor índice técnico da competição. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

A competição por equipe geral terminou com o Brasil em primeiro (398 pontos), Colômbia (262) e Equador (248). Na somatória apenas de provas no feminino deu Brasil novamente (193 pontos), com Colômbia em segundo (160) e Equador em terceiro (129). Já no masculino, o campeão foi o mesmo, Brasil (205 pontos), mas a ordem do pódio mudou, com Equador em segundo (119) e Colômbia em terceiro. (102).

Conquistas do domingo

Neste domingo (02), o atletismo brasileiro faturou 16 medalhas, sendo seis de ouro. Os destaques foram os campeões sul-americanos Nykolli Rangel, nos 400 m com barreiras, Cael do Nascimento, nos 3000 m com obstáculos, Samanta Lopes, no lançamento do disco, Wanda Socorro, no salto em distância e Maria Eduarda de Oliveira, no salto em altura. A atleta mais completa da competição também é brasileira: Beatriz Souza Aranha que conquistou o ouro no heptatlo.

* Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Atletismo