Vai começar a 20ª edição do Campeonato Mundial Indoor de Atletismo, em Nanjing, na China. O evento estava programado para 2020, mas foi adiado em três ocasiões por conta da pandemia de Covid-19. Mas finalmente algumas das principais estrelas do atletismo internacional então em Nanjing para a competição. O Brasil mandou um contingente de 17 atletas em busca do pódio.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
O Mundial Indoor de Atletismo completa 40 anos em 2025, com sua primeira edição sendo realizada em 1985 em Paris. Vinte edições depois, a competição acontece pela primeira vez na China. Ao todo, 576 atletas de 127 países irão competir em Nanjing.
O Brasil no Mundial Indoor
O Brasil participou de todas as edições do Mundial Indoor de Atletismo. O país já conquistou 17 medalhas na competição: cinco ouros, seis pratas e seis bronzes. A primeira veio com o terceiro lugar de João Batista da Silva na primeira edição em Paris-1985. O velocista ganhou o bronze nos 200m rasos. Dois anos depois, Zequinha Barbosa se tornou o primeiro brasileiro campeão mundial de atletismo ao vencer os 800m.
Após um jejum de 23 anos, o hino do Brasil voltou a tocar no Mundial Indoor de Atletismo em 2010, quando Fabiana Murer levou o ouro no salto com vara. Na sequência, veio o bicampeonato de Mauro Vinícius da Silva, o Duda, no salto em distância. Por fim, o último ouro brasileiro veio em 2022, com o título de Darlan Romani no arremesso de peso.
Incialmente, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou 12 atletas para o Mundial Indoor de 2025. Mas após algumas realocações, cinco nomes foram adicionados na delegação brasileira. O principal destaque é o triplista Almir Júnior, que foi vice-campeão mundial indoor do salto triplo em 2018.
A delegação brasileira conta com oito atletas que estavam nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, assim como alguns novatos. Entre eles estão Regiclécia da Silva, que chega com a sétima melhor marca de entrada no salto triplo, e Thiago Gobatti, que surpreendeu ao vencer os 60m no Campeonato Brasileiro de prova similares ao indoor em fevereiro.
Delegação do Brasil no Mundial Indoor Nanjing-2025:
Feminino
Anny Caroline de Bassi – 400m
July Ferreira da Silva Abrão -1.500m
Ana Carolina Azevedo – 60m
Micaela Rosa de Mello – 60m com barreiras
Regiclécia Cândido da Silva – salto triplo
Masculino
Thiago Gobatti – 60m
Jadson Erick Soares Lima – 400m
Matheus Lima – 400m
Guilherme Orenhas – 800m
Eduardo de Deus – 60m com barreiras
Rafael Pereira – 60m com barreiras
Almir dos Santos – salto triplo
Elton Junio dos Santos Petronilho – salto triplo
Welington Morais – arremesso do peso
Willian Denilson Venâncio Dourado – arremesso do peso
José Fernando Ferreira Santana – heptatlo
Pedro de Oliveira – heptatlo
Comissão Técnica
Sanderlei Parrela – treinador-chefe
Tânia Fernandes de Paula Moura
Diogo Dias Gamboa
Wagner Carvalho Domingos
Oficiais CBAt- Edemar Alves e Fernando Reis
Principais estrelas
Como todo campeonato desse nível, o Mundial Indoor de Atletismo contará com algumas das principais estrelas da modalidade. Talvez o maior nome da competição seja o sueco Armand Duplantis. O bicampeão olímpico do salto com vara já quebrou o recorde da prova 11 vezes. A mais recente foi três semanas atrás quando saltou 6,27m em uma prova na França. E o sueco tem tudo para quebrar o recorde novamente na China.
Outra recordista mundial que estará no Mundial é a ucraniana Yaroslava Mahuchikh. A campeã olímpica do salto em altura quer voltar para o topo do pódio no Mundial Indoor, já que sua última derrota foi na edição de 2024 da competição, onde foi superada pela australiana Nicola Olyslagers. As duas irão duelar novamente pela medalha de ouro em Nanjing.
Na pista, destaque para alguns nomes das provas de fundo que tentarão o ouro nos 1500m e 3000m. O norueguês Jakob Ingebritsen busca o título que falta na sua carreira, tendo apenas uma prata nos 1500m no Mundial Indoor de 2022. Ele chega como o nome a ser batido nas provas mais longas do Mundial, após fazer a dobradinha de vitórias nos 1500m e 3000m no Campeonato Europeu no começo do mês. Entre as mulheres, o nome para ficar de olho é a etíope Gudaf Tsegay. Recordista mundial indoor nos 1500m, ela tenta o seu segundo título mundial na prova.
Horários e transmissão
A competição acontece entre os dias 21 e 23 de março, com as primeiras provas na noite de quinta-feira (20) no horário de Brasília. O evento será transmitido no Brasil pelos canais SporTV. Veja abaixo a programação completa do evento e quando os brasileiros competem.